Caro Amigo Canary
Peço desculpas pela demora de minha resposta mas é dia de trabalho
Mais uma vez obrigado por participar, acredito que esta nossa correspondencia deve estar a ser seguida por muitos foristas e novamente o assunto se torna interessante de se debater.
Estou complectamente de acordo quando se refere que a alimentação deverá mudar conforme a situação da ave. Se for uma ave jovem, devemos fornecer uma papa adequada "exemplo criação à mão", para quando se trata de uma ninhada criada "in natura", devemos fornecer uma maior quantidade e variedade de alimentação aos pais, etc...
O esquema que apresentei neste forum é um esquema que forneço a aves jovens, adultas e bem de saúde. Quando estão doentes, como frizo no equema, devemos alterar a alimentação.
Este esquema não é o chamado "chapa 7", pode sofrer alterações e adaptações, o que deixei aqui é uma boa base de alimentação variada. Há quem forneça batata doce cozida, papa de milho, varía as frutas de cada vez que esta é fornecida, carne, etc...
Os papagaios só comem a ração/Biscoitos por falta de alternativa, pois não a apreciam de todo, para comprovar isso basta fazer a seguinte experiência: coloque de manhã, logo ao início do dia, no comedouro do seu papagaio sementes de girassol, amendoins, bananas, maçãs, uvas, legumes e ração/biscoitos. Nesse dia o seu amiguinho provavelmente não irá comer ração/biscoitos e só comerá o que mais gosta por ordem decrescente comendo se calhar a ração por último e por falta de alternativa
Por esse motivo não compensar misturar tudo no mesmo dia e dar ao papagaio, pois ele não irá fazer uma alimentação equilibrada.
Este esquema que me foi fornecido a vários anos por um antigo criador que conheço, tem a vantagem de obrigar o papagaio variar de alimentação.
Gostaria de deixar claro quando me refiro a biscoitos para papagaios me refiro a uma ração colorida que se vende em Lisboa e é conhecida pelos comerciantes como biscoitos para papagaios, vou aqui referenciar novamente este produto que é da PRETTY BIRD e o tipo de ração é SPECIES SPECIFIC AFRICAN alimento este completo para papagaios africanos
Ao contrário da sua teoria do café, você ao fornecer esta variação ao seu amiguinho toma os três cafés por dia na mesma, só que ao invés de os tomar todos puros sempre, num dia toma três cafés com leite, no outro toma três cafés com açúcar, no outro os três cafés toma-os puros e assim por diante.
O milho é muito rico como valor nutritivo, não tem só um tipo x de proteínas ou vitaminas e sim um conjunto muito completo.
por exemplo:
realmente tem cerca de 9,5% de proteínas mas é riquissimo em carboidratos (açúcares)
aminoácidos
tem vitaminas B1 e B2
Vitamina E
Minerais
fósforo e o potácio
etc...
ao final do dia você sempre poderá compensar qualquer falha com os biscoitos/rações, se achar que ela exista.
Você tem de ter em atenção que uma alimentação saudável não são só proteínas.
Em outro dia ao dar mistura de pombos você está a dar ao seu amiguinho
uma quantidade variada de sementes que o seu papagaio vai adorar, como por exemplo:
lentilhas
ervilhas
grão de sorgo
favas
etc...
este tipo de alimentação você fornece
aproximadamente 15% de proteínas brutas
material mineral 10%
matéria fibrosa 10%
cálcio
fosforo
etc...
e novamente fornece biscoitos/ração ao final do dia
Bem, no dia da ração/biscoitos você já sabe
No dia da mistura para papagaios ou sementes de girassol, você já tem a tabela nutricional e assim escuso de me tornar repititivo
No dia das frutas e legumes você ao dar fruta variada eetá a fornecer vitaminas variadas já aqui referidas, carboidratos, ferro, fosforo, cálcio, etc... (resumindo o mesmo tipo de nutrição dos outros dias)
Como você pode ver, todos os dias você ao variar a alimentação não está a dar tudo num dia e nada nos outros mas sim a fornecer todos os nutrientes todos os dias só que de forma variada.
Quanto aos valores que agora apresenta dos amendoins e sementes de girassol, desconheço por completo pois na tabela nutricional que me baseio são as referências que lhe passei
Variar esquema que apresentei????
Porque não????
Este esquema não é o melhor do mundo nem o pior, se é que eles existem.
Eu próprio varío a alimentação que do, pois não sou bitolado num esquema, de vez enquando quando estou a comer fruta, e eu como muita fruta, corto por exemplo uma banana e dou aos meus papagaios, não importando se é dia de fruta ou não. Mas o importante, neste esquema, será a idéia da variação do tipo de alimentação pois você sabe tão bem quanto eu que se for a um rodízio e perder a cabeça vai consumir proteínas em excesso e provavelmente não vai morrer. O que quero dizer com isto é que você não precisa comer exactamente o mesmo todos os dias para ter uma vida saudável.
Em meu entender com uma alimentação variada e uma boa vigilância à saúde da ave, você irá certamente prolongar a vida do seu amiguinho. Para isso não será necessário ter irmãos veterinários
boa sorte
lmgcardoso