melro caido do ninho

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Diesel_Car
Membro
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

domingo abr 19, 2009 10:18 pm

Não os vamos 'salvar' todos enfiando-os em gaiolas para os proteger dos gatos, não é?
:lol:

Era aqui que queria chegar...

A minha "Bocas" (melra, com 12 anos) teve um inicio comigo semelhante aos outros melros de que se fala no tópico. Apanhei-a na rua, já com penas e a comer quase sozinha - abria o bico e comia tudo o que eu enfiava lá dentro.
A verdade é que depois de algumas semanas a alimentá-la em casa, não achei que ela tivesse "know-how" suficiente para soltá-la e poder safar-se sozinha. Além disso...apeguei.me a ela e não consegui soltá-la. :oops:
Hoje, 12 anos depois, percebo a parvoice que fiz.

Tenho-a no quintal, num viveiro bastante grande, mas vejo a tristeza dela quando algum melro se aproxima do viveiro a tentar chamar por ela...
Percebo que é complicado abandonar um passarinho na rua, especialmente quando achamos que está perdido e com fome e frio. Mas a realidade é que a probabilidade dos pais estarem por perto é muito mais alta do que o terem abandonado.
A realidade é que depois de crescidos, não é muito fácil que se tornem independentes e aprendam a procurar comida sozinhos.

Se encontrarem um passaro que pareça abandonado, coloquem.no num local alto e abrigado. Ele trata de chamar os pais.
Se se trata de um pássaro de facto pequeno (sem penas e com os olhos fechados), nada melhor que entregá-lo num centro de recuperação de aves. Caso não seja de facto possível...boa sorte a criá-lo e a ensiná-lo a alimentar-se sozinho, é de facto preciso muita paciencia e alguma sorte, mas é também gratificante quando as coisas correm bem.
Timbado
Registado: domingo jun 14, 2009 4:56 pm

domingo jun 14, 2009 5:27 pm

Boa tarde,

Ainda ontem tirei o almoço da boca de um gato...

É um melro acabado de sair do ninho que ao tentar efectuar o 1º vôo ficou a uns escassos 7 metros de um gato e eu a assistir a tudo.
Valeu o espanto e admiração do gato que ficou incredulo com a sorte. (foi mesmo isso que vi da parte do gato)
Mas por pouco tempo... ao aperceber-se que o melro era incapaz de escapar começou a brincar com o infeliz e a qualquer momento iria desferir o golpe fatal apesar da angustia e sofrimento dos pais que tudo fizeram para distrair o gato... não me contive e tive que assustar o gato!

O que fazer, pensei!
Mal para deixar o melro aos cuidados dos pais pois o gato apesar de ter fugido não me perdoou o facto de lhe ter roubado a refeição e jamais afastou o seu olhar de mim, mal para deixar seguir a natureza o seu rumo.

Fiquei com o melro!

Como tenho pintas e timbrados sei um pouco de aves...
Hoje pelas 5,30 da manhã, tá a levantar que o bicho estava cheio de fome e não deixava ninguem dormir.

Penso que estava no sítio errado e á hora errada... mas o que fazer?
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

segunda jun 15, 2009 10:10 pm

alimenta-o com farinha dos pintos empapada com agua, e papa de criçao com seringa propria para aves
Responder

Voltar para “Aves”