Não os vamos 'salvar' todos enfiando-os em gaiolas para os proteger dos gatos, não é?

Era aqui que queria chegar...
A minha "Bocas" (melra, com 12 anos) teve um inicio comigo semelhante aos outros melros de que se fala no tópico. Apanhei-a na rua, já com penas e a comer quase sozinha - abria o bico e comia tudo o que eu enfiava lá dentro.
A verdade é que depois de algumas semanas a alimentá-la em casa, não achei que ela tivesse "know-how" suficiente para soltá-la e poder safar-se sozinha. Além disso...apeguei.me a ela e não consegui soltá-la.

Hoje, 12 anos depois, percebo a parvoice que fiz.
Tenho-a no quintal, num viveiro bastante grande, mas vejo a tristeza dela quando algum melro se aproxima do viveiro a tentar chamar por ela...
Percebo que é complicado abandonar um passarinho na rua, especialmente quando achamos que está perdido e com fome e frio. Mas a realidade é que a probabilidade dos pais estarem por perto é muito mais alta do que o terem abandonado.
A realidade é que depois de crescidos, não é muito fácil que se tornem independentes e aprendam a procurar comida sozinhos.
Se encontrarem um passaro que pareça abandonado, coloquem.no num local alto e abrigado. Ele trata de chamar os pais.
Se se trata de um pássaro de facto pequeno (sem penas e com os olhos fechados), nada melhor que entregá-lo num centro de recuperação de aves. Caso não seja de facto possível...boa sorte a criá-lo e a ensiná-lo a alimentar-se sozinho, é de facto preciso muita paciencia e alguma sorte, mas é também gratificante quando as coisas correm bem.