gaiola exterior

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
jmdcl
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 8:24 am

quarta fev 24, 2010 11:14 am

nao nada disso, nao penso nada disso, mas sao muitas duvidas de quem é novato e tem montes de receios. mas obrigado pelas dicas, sempre em consideraçao. este fim de semana vou ver se consigo comprar um viveiro, ate para eventualmente comprar mais aves. q aves me aconselham q se possam dar bem com bengalins, mandarins, e goulds???
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta fev 24, 2010 11:16 am

Olá,
Eu sei que a intenção não é dar conselhos que possam levar as aves á morte, mas no caso em apreço eu não garantiria com certeza absolutas que isso não irá acontecer. No entanto, não estou a ver também alternativas.
Com efeito, se, por exemplo, a gaiola dos mandarins estiver no exterior, em tempo muito frio eles têm tendência a juntar-se num mesmo ninho, e por isso pode acontecer que, das duas uma, ou abandonam o ninho do filhote ou abandonam o ninho dos ovos. Daí que eu concorde que a vossa sugestão seja a opção lógica, mas não daria garantias absolutas de que o que é suposto acontecer (os pais cuidares da prole em ninhos separados) venha de facto a acontecer.

Cumps
PauloC1
Membro Veterano

quarta fev 24, 2010 11:24 am

q aves me aconselham q se possam dar bem com bengalins, mandarins, e goulds???
O meu conselho é que estas 3 espécies até já são demais ;) . Mas uma vez que já as tem, pode com diversas mutações destas 3 espécies obter um viveiro bastante povoado, variado e bonito.
Se está a pensar em viveiros como o que lhe referi, manter um casal de cada uma destas 3 espécies num viveiro destes implica ter 6 aves e o espaço para 6 aves é mais do que suficiente. No entanto, se está a pensar a colocar ninhos e que eles criem, o viveiro já poderá não ser o suficiente para o efeito.
Se por outro lado apenas quer lá manter as aves, sem criar, então também lhe digo que mais do que 10 aves já são muitos. Apesar de grande em altura, a parte de baixo do viveiro está quase sempre despovoada, preferindo as aves manter-se na parte mais elevada e daí que o ‘espaço útil’ não seja tanto como o que possa parecer à primeira vista.
PauloC1
Membro Veterano

quarta fev 24, 2010 11:34 am

Para ter vários casais, de várias espécie a criar, eu aconselharia uma coisa mais deste tipo :
Imagem
Ter no entanto em atenção que, estando no exterior, seria de todo conveniente proteger algumas laterais (talvez com painéis acrílicos) pelo menos no Inverno.

Cumprimentos
Paulo C.
jmdcl
Membro Veterano

quarta fev 24, 2010 11:58 am

mais uma vez agradeço imenso as sugestoes e conselhos. quanto aos mandarins, ontem pelo menos continuava so la um ovo, ate pensei tirar os ovos e por nos bengalins, para nao porem o filhote a "andar".
tenho este gosto pelas aves, quando dei conta ja tinha 4bengalins, 3 goulds, e 3 madarins, em 2 gaiolas dentro de casa. a minha mulher passa-se da carola, porque mesmo limpando sempre suja um pouco, dai a ideia do viveiro ou gaiola grande. mas confesso q a ideia era ter mesmo mais uns passaritos, a ver se eles procriam. sabem uma engraçada, andei imenso tempo a tentar encontrar uma femea bengalim, agora quase de certeza tenho3!!!!!!!
PauloC1
Membro Veterano

quarta fev 24, 2010 12:09 pm

A minha experiência com mandarins não é muita. Tive alguns casais quando era mais jovem e, do que me lembro, aquilo era um pouco ‘tudo ao molho e fé em Deus’. Por outras palavras, eles chegavam a estar no mesmo ninho os pais, filhotes de ninhadas anteriores e ovos ou filhotes de novas ninhadas. Por essa razão, o que eu faria no seu lugar era deixar tudo exactamente como está. No meu caso, e na minha pouca experiência, penso que o que vai acontecer é que o filhote vai ser cuidado e em simultâneo eles vão chocar o ovo. Aliás, até é bem provável que o filhote mais velho ajude a manter a temperatura do choco ou a dar calor ao(s) pequeno(s) filhote(s) da nova postura. Os meus mandarins, ressalvo na minha pouca experiência, nunca foram de expulsar a prole do ninho ao iniciar novas posturas.
Mas nestas coisas, nada como ouvir quem tem mais experiência, porque de facto a minha é pouca, e nestas coisas das aves às vezes mais do que comportamentos da espécie há comportamentos individuais, e eu posso apenas ter tido ‘sorte’ com os meus casais ;)
jmdcl
Membro Veterano

quarta fev 24, 2010 12:28 pm

nao sabe o horario do jumbo natureza? de qualquer forma espero q esteja aberto ao domingo, para ver se la encontro a tal gaiola ou viveiro. ainda tou a ponderar, porque é um terraço frequentado por gatos, tem de ser seguro!!!!!!! e arranjar uma forma de proteger do clima.
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quarta fev 24, 2010 2:05 pm

Eu já tive umas dezenas de mandarins, quando tinha um viveiro com 3x3x3 no jardim da casa do meu pai. Eles são mesmo como o Paulo C1 diz, "tudo ao molho e fé em Deus", até porque as fêmeas por vezes partilham o ninho umas com as outras, depois há ninhos com 12 e 14 ovos, mas isso não é o ideal pois depois as crias não se safam todas, pois as maiores "abafam" as mais pequenas.
O ideal é ter mesmo dois ou até 3 ninhos por casal, de forma a que não haja grandes partilhas nem ninhadas em cima de ninhadas, e deve ter mais fêmeas que machos. As fêmeas dos mandarins são "companheiras" umas das outras e ajudam-se na criação.
Tudo isto foram coisas que observei no meu viveiro e no viveiro do vizinho que era mesmo ao lado e que também teve muitos mandarins, mas esse então, teria uns 150, era uma sobre população incrível e mesmo assim continuavam a criar. Lembro-me que uma vez o fui ajudar a apanhar uns quantos novos para trocar por comida, para ver se baixava a população. Apanhamos 40 mandarins que foi o limite que a sra da loja aceitou e mesmo assim ficaram quase os mesmos, eram mesmo muitos, mas o viveiro do vizinho tinha 5 x 3 x 3. Com mais comprimento, tinha mais locais altos para colocar os ninhos.
Não sei se em gaiolas e apenas um ou dois casais, se os comportamentos são iguais aos de colónias, mas esta é a minha experiência...
Se tem uma varanda, porque não constrói uma gaiola no local, aproveitando assim melhor o espaço e construindo de forma a ser mais seguro por causa dos gatos.
Se pensar em construir, lembre-se que as aves preferem comprimento a altura, é melhor fazer uma gaiola comprida do que alta, pois as aves preferem o ponto mais alto, e assim aproveita-se mais espaço útil.
Se fizer comprida e menos alta, pode ter uns pés altos que impossibilitem o alcance dos gatos.
PauloC1
Membro Veterano

quarta fev 24, 2010 2:27 pm

jmdcl Escreveu:nao sabe o horario do jumbo natureza? de qualquer forma espero q esteja aberto ao domingo, para ver se la encontro a tal gaiola ou viveiro. ainda tou a ponderar, porque é um terraço frequentado por gatos, tem de ser seguro!!!!!!! e arranjar uma forma de proteger do clima.
Não sei o horário, mas estou certo que se fizer uma pesquisa na net por "Jumbo Natureza", irá de certeza encontrar essa informação.
PauloC1
Membro Veterano

quarta fev 24, 2010 2:32 pm

jmdcl Escreveu:nao sabe o horario do jumbo natureza? de qualquer forma espero q esteja aberto ao domingo, para ver se la encontro a tal gaiola ou viveiro. ainda tou a ponderar, porque é um terraço frequentado por gatos, tem de ser seguro!!!!!!! e arranjar uma forma de proteger do clima.
Quanto aos gatos, se costumam andar pelo seu terraço, isso pode ser de facto um problema. Uma gaiola 100% segura vai ser difícil de encontrar…só mesmo se conseguir alguma coisa com intervalo entre grades muito pequeno que não permita que os gatos lá metam as unhas, mas ainda assim existe sempre a possibilidade de apenas com o susto provocado por uma tentativa de ataque dos gatos, as aves se aleijarem violentamente ao embaterem contra grades e acessórios da gaiola para ‘fugirem’ aos gatos. Por outras palavras, um ambiente povoado por gatos não é um ambiente onde as aves se sintam seguras e consequentemente vai ter aves quase sempre em Stress permanente!! Arranje maneira de impedir os gatos de entrar no seu terraço, nem que recorra a medidas mais drásticas (não me refiro a matar os gatos, hein!!) que isso é o melhor!
jmdcl
Membro Veterano

quarta fev 24, 2010 3:14 pm

de facto de momento é o meu grande dilema. queria avançar para a compra dum viveiro, mas saber que tenho uns gatinhos que andam a passear pelo terraço e as aves a esvoaçar........ou pior!!!!
a hipotese é ficar em casa em 2 gaiolas diferentes na ponta da cozinha junto ao terraço......e a mulher a chagar........embora ela tambem goste.
os mandarins estao separados, com o filhote, 2 semanas, ja a abrir os olhos. tava para por mais um casal de mandarins, mas agora nao.
PauloC1
Membro Veterano

quarta fev 24, 2010 7:47 pm

jmdcl Escreveu:de facto de momento é o meu grande dilema. queria avançar para a compra dum viveiro, mas saber que tenho uns gatinhos que andam a passear pelo terraço e as aves a esvoaçar........ou pior!!!!
Mas o terraço é seu ou é uma parte comum de um prédio? E os gatos são seus, ou dos vizinhos?
É que se o terraço for mesmo de sua propriedade, e os gatos não forem seus, não têm nada que lá andar! É uma questão de falar com os donos, se os tiverem, se se não tiverem dono faça o que tiver por necessario para que nao sintam vontade de lá ir!
Silviel
Membro Veterano
Registado: quinta nov 19, 2009 11:04 am

quarta fev 24, 2010 8:42 pm

não me refiro a matar os gatos, hein!!
Sem quer parecer extremista! Deixe me que lembre que o terraço é seu! E se os donos dos gatos não controlam os seus animais, nem querem responsabilizar-se pelos danos por estes causados, é bom que hajam consequências graves de vez enquanto para lembrar as pessoas sobre o que acontece quando se viola a liberdade de outra!

E falo por experiência própria! Tinha umas vizinhas de um dia para o outro resolveu meter dentro de casa mais de 5 gatos de uma só vez! Por mim estava tudo bem, até os gatos começarem a entrar no meu quintal e penduram-se nas redes!
Eu fui avisar, e as donas simplesmente tiveram o descaramento de dizer que a culpa era minhas!
Imagine-se! Minha por ter pássaros, e que aquilo era uma coisa normal! E que elas não iam manter os bichos fechados em casa, porque depois não tinham paciência para ouvir estes a miar ou marcar dentro de casa!

Uma taça de comida para gato, misturada com veneno, acabou logo com a minha crise e a delas! s gatos deixaram de entrar no meu quintal, e matar-me pássaros, e elas não tiveram mais de ouvir estes a miar feitos doidos para sair!

Cada um é responsavel por tudo aquilo que o seu animal faça, para o bem ou para o mal! como disse anteriormente em vários posts, adoptar um animal, é mesmo que um casamento para mim! Para o bem ou par a mal
PauloC1
Membro Veterano

quarta fev 24, 2010 9:44 pm

Uma taça de comida para gato, misturada com veneno, acabou logo com a minha crise e a delas! s gatos deixaram de entrar no meu quintal, e matar-me pássaros, e elas não tiveram mais de ouvir estes a miar feitos doidos para sair!
Nem vou comentar este tipo de conselho....ainda para mais num forum público! :roll:
jmdcl
Membro Veterano

quinta fev 25, 2010 9:27 am

bom dia. o terraço é meu, tem um bom espaço para ter um viveiro ou gaiola exterior grande, está, dividido em dois. na parte proxima de casa tenho uma vedaçao, mas eles conseguem saltar por cima, tem 1 metro e 70 aproximadamente, é nessa parte q queira por o viveiro. apesar de dividido o terraço é meu. nao queria estar a tomar medidas drasticas, matar os gatos está fora de questao. ja tentei espalhar amoniaco a ver se eles nao queriam saltar para la. por vezes quando está bom tempo, venho limpar as gaiolas para o terraço, e depois deixo-os a ficar ao sol, mas sempre com medo, e de pe atras, sempre a espera de ouvir um barulho de eles a saltar.
na queria estar a chatear-me, mas tambem nao quero perder passaros
Responder

Voltar para “Aves”