Isis (papagaio cinzento)

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
jchmp
Membro
Registado: quarta set 22, 2010 4:55 pm

quinta out 07, 2010 2:18 pm

Joaoejoca Escreveu:Quando já tiver o arnês e ela souber vesti-lo, combinamos e vem cá ter um sábado de manhã para ver os nossos a voar, depois decide se quer ensinar a isis ou não.
Fica combinado. Depois é melhor comunicarmos via msn ou outro. Obrigado.
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quinta out 07, 2010 4:54 pm

Mas continua a ensinar a voar dentro. Tenta ir dificultando a coisa à medida do sucesso, mas nunca te esqueças que ela precisa de ir caminhando de sucesso em sucesso. Quero com isto dizer que não basta que consiga mais ou menos uma coisa de grau 1 para passares logo para grau 2 ou 3. Deves ir ensinando a voar em espaço aberto, depois mudar de divisão atravessando uma porta, depois subir e descer na vertical (ou quase) no maior desnivel que houver em casa, depois esconderes-te e chamares uma ou duas vezes, de forma a que tenha de te procurar pela casa. Depois em função da casa, improvisa para que seja mais dificil, podes até ensinar a atravessar em voo portas quase fechadas...
Todos estes passos devem ser dados sempre que o primeiro esteja perfeitamente aprendido, não podes querer que depois de voar em espaço aberto queira logo atravessar uma porta meio fechada por exemplo.
Cada sessão de "treino" deve acabar logo após ela ter feito algo muito bem, para que o ultimo comportamento tenha sido o que queres e essa sessão fique gravada na memoria dela como algo bom.
Quando o arnês chegar avisa e depois com calma combinamos.
jchmp
Membro

quinta out 07, 2010 9:11 pm

Ok, vou fazer isso que dizes, embora na minha casa tenha um gato e como deves calcular não posso arriscar muito entre divisões. Vou fazer o melhor possível. Obrigado.
Joaoejoca
Membro Veterano

quinta out 07, 2010 10:35 pm

Na hora dos treinos, prendes o gato numa divisão que não entre no jogo...
Mas com gato solto, não a deixes voar muito que essa é a maior tentação para o gato, ver a ave a voar e não a abater, é como mostrarem-te um gelado delicioso e não o poderes comer....
jchmp
Membro

sábado out 09, 2010 9:30 am

Outra situação importante. Os papagaios têm de tomar banho. Estou a pensar encomendar este produto e gostava de saber se já lhe posso começar a dar banho com 3 meses apenas. Obrigado.
Joaoejoca
Membro Veterano

domingo out 10, 2010 1:56 am

Isto é apenas um pulverizador. Podes encontrar parecido numa loja agrícola, com as mesmas características e a metade do preço, não tem é o desenho de um papagaio...
Eu uso um borrifador mesmo, que é mais simples e elas gostam muito. A mangueira do jardim então, quando está calor, é um mimo.
Em relação a poder tomar banho, se tem apenas 3 meses e com o frio que está a começar a ficar, acho que deves esperar mais um bocado e apenas pulverizar num dia de sol e à hora do calor, para que seque rápido. Depois da pulverização, pode por exemplo colocar a gaiola de forma a ter a possibilidade de estar ao sol ou à sombra, e ela escolhe o que prefere.
Os cinzentos sei que têm aquela "caspa" como as catatuas e não tenho a certeza de como são as necessidades em termos de banho, para manter esse pó na quantidade ideal... Esperemos que passe aqui alguém mais experiente em papagaios cinzentos que possa ajudar mais nessa questão.
VIP Eventos - <a href="http://www.aluguerdetendas.net">Aluguer de Tendas</a>
jchmp
Membro

domingo out 10, 2010 2:20 pm

Sim, realmente tens razão... estar a gastar dinheiro desnecessariamente... com o borrifador tenho o mesmo efeito. Vou aguardar por mais opiniões. Quem tiver papagaios cinzentos pode dar uma ajudinha aqui?? Obrigado.
IGSG
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 1:18 pm

domingo out 10, 2010 8:57 pm

Bem,
À minha papagaia, costumo dar banho na banheira.
Como ela é uma irrequieta e apesar de ter uma gaiola espaçosa, anda sempre a roçar a cauda nas grades e estraga um pouco as penas. Às vezes também fica a largar algumas penugens brancas e as penas meias baças, aí é altura de ir ao banho :D
Meto-a na banheira, tempero a àgua e dou-lhe banho de chuveiro. Molho-a por cima, por baixo das asas, cauda... etc. Ela fica mesmo encharcada.
Depois, embrulho-a numa toalha para enxaguar o máximo e depois seco-a completamente com o secador(ela adora principalmente esta parte). Fica com as penas brilhantes, toda contente, cantadora e faladora :D
No meu caso é um processo que sinto que não lhe causa mau estar nem stress. Ela confia em mim e passa por isso muito tranquila.
Este relato em relação à femea (Maya) que foi criada à mão. Mas o Raj (o macho) não foi criado à mão, mas ficou bastante manso e também lhe faço exactamente a mesma coisa.
Agora nem todas as aves podem reagir da mesma forma.... Esta é a minha experiência com as minhas aves!
Joaoejoca
Membro Veterano

domingo out 10, 2010 9:21 pm

O que eu tinha duvida era se os cinzentos podiam tomar banho frequentemente como os amazonas, ou se por causa do pó que têm na pele não podiam.
A Joca também gosta muito de ir tomar banho na banheira, ás vezes levo-a para o banho e deixo-a no varão das cortinas e molho-a mesmo com o chuveiro. Nunca a sequei com o secador com medo de a aquecer demais e com isso a constipar, mas só a levo para o banho no inverno quando tenho a sala quente da lareira e ela sobe para o cesto da lenha e fica lá a aquecer-se.
Para mim, o mais importante é mesmo não haverem mudanças bruscas de temperatura, e desde que assim seja, nunca há problema. A quantidade de vezes que um cinzento pode tomar banho é que continua a ser uma questão em busca de resposta...
VIP Eventos - <a href="http://www.aluguerdetendas.net">Aluguer de Tendas</a>
IGSG
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 1:18 pm

domingo out 10, 2010 9:35 pm

Como não é frequente, nunca me preocupei muito com essa questão. Faço isso umas 2 ou 3 vezes por ano, no máximo. Mas vou tentar pesquisar sobre isso e aguardar que alguém diga de sua justiça! :)
Mas o que me parece é que se eles tiverem sempre àgua limpa à disposição onde se possam banhar, tomam banho frequentemente. Embora não fiquem mesmo encharcados.
jchmp
Membro

domingo out 10, 2010 10:08 pm

IGSG Escreveu:Como não é frequente, nunca me preocupei muito com essa questão. Faço isso umas 2 ou 3 vezes por ano, no máximo. Mas vou tentar pesquisar sobre isso e aguardar que alguém diga de sua justiça! :)
Mas o que me parece é que se eles tiverem sempre àgua limpa à disposição onde se possam banhar, tomam banho frequentemente. Embora não fiquem mesmo encharcados.
Mas será que já poderei fazer isso com a minha que só tem 3 meses ou ainda é cedo?
Joaoejoca
Membro Veterano

segunda out 11, 2010 12:28 am

Se estiver sol, dê umas borrifadelas apenas para que fique húmida, sem que molhe muito e ela logo lhe mostra se gosta ou não...
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

segunda out 11, 2010 10:47 am

Eu para o meu utilizava mesmo uma bacia quando necessário, eles são animais adoraveis quando bem tratados, sao muito sociaveis, o meu durou 34 anos, já cá estava antes de eu nascer e faleceu ha 2 anos infelizmente.
jchmp
Membro

segunda out 11, 2010 9:19 pm

Joaoejoca Escreveu:Se estiver sol, dê umas borrifadelas apenas para que fique húmida, sem que molhe muito e ela logo lhe mostra se gosta ou não...
Dei-lhe hoje uns borrifos por cima e a uma distância considerável, enquanto estava a apanhar uns banhos de sol, e parece que não gostou muito pois voou para a gaiola :? Experimento noutra altura.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

segunda out 11, 2010 10:07 pm

Eu utilizo borrifador apenas nos meses quentes, tenho medo das correntes de ar, que ela fique constipada, por isso borrifo-a apenas em dias de muito calor, mas ela não gosta, nem nunca gostou, é uma porcalhona :roll:
S&oacute;nia
Responder

Voltar para “Aves”