Aves com cites

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
PassarilReal
Membro
Registado: segunda nov 08, 2010 12:02 pm

quinta jan 20, 2011 4:54 pm

É obrigatório sim!

Quanto ao que necessita, a loja que lhe vendeu a ave tem a obrigação de lhe ter explicado o que precisa fazer, mas para saber mais para além do que foi dito acima, pode ligar para o ICNB.

Entretanto, posso dizer-lhe o que me foi entregue pelo criador que me vendeu as minhas papagaias:
- Declaração de cedência;
- Cópia do CITES dos pais;
- Cópia do BI dele.
Com estes documentos, preenchi o Certificado do anexo V do Regulamento (CE)865/2006, e enviei tudo devidamente preenchido, junto com cópias dos documentos acima para o ICNB.
Uma vez verificado que estava tudo em ordem, o ICNB contactou-me e disse-me qual o valor a pagar e o NIB a creditar. Fiz o pagamento e o processo foi dado como concluído.
nia26
Membro Júnior
Registado: quarta ago 04, 2010 2:23 pm

quinta jan 20, 2011 5:56 pm

PassarilReal Escreveu:É obrigatório sim!

Quanto ao que necessita, a loja que lhe vendeu a ave tem a obrigação de lhe ter explicado o que precisa fazer, mas para saber mais para além do que foi dito acima, pode ligar para o ICNB.

Entretanto, posso dizer-lhe o que me foi entregue pelo criador que me vendeu as minhas papagaias:
- Declaração de cedência;
- Cópia do CITES dos pais;
- Cópia do BI dele.
Com estes documentos, preenchi o Certificado do anexo V do Regulamento (CE)865/2006, e enviei tudo devidamente preenchido, junto com cópias dos documentos acima para o ICNB.
Uma vez verificado que estava tudo em ordem, o ICNB contactou-me e disse-me qual o valor a pagar e o NIB a creditar. Fiz o pagamento e o processo foi dado como concluído.
Já comprei o papagaio à 4 anos se calhar não era obrigatório.
Já andei no site a ver como preencher e não consegui obter esse anexo V do Regulamento (CE)865/2006.
O valor é 25€?
PassarilReal
Membro

quinta jan 20, 2011 9:40 pm

Já era obrigatório sim.
Sim, são 25 Euros.
IGSG
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 1:18 pm

quinta jan 20, 2011 10:18 pm

PassarilReal Escreveu:N�o falta a� uma c�pia dos CITES dos pais?
No caso de ser com factura não é preciso o CITES dos pais. No caso de ser com declaração de cedência já é preciso os CITES dos pais, e como referi atrás, o criador já estar registado no ICNB como tal.
ptuga
Membro Veterano
Registado: terça dez 01, 2009 11:31 pm
Localização: Rafeiro do Alentejo, british shorthair, scottish fold,
Ciclideos,
Amazonas aestiva , cinzentos,
R

quinta jan 20, 2011 11:23 pm

mia26 Escreveu:
mia26l Escreveu:Já comprei o papagaio à 4 anos se calhar não era obrigatório.
Já andei no site a ver como preencher e não consegui obter esse anexo V do Regulamento (CE)865/2006.
O valor é 25€?

ptuga

pode eencontrar da seguinte maneira

1 º passo- http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007/
2º serviços online
3º edita registo online
4º lista de formulários
5º cerificado comunitário
esse é o documento que devera preencher depois de preencher carrega em submeter depois anexa a factura previamente digitalizada e envia ,depois e notificado para pagamento ,depois do pagamento feito recebe o cites
Esta modalidade tem a vantagem do não extravio de documentos. E acaba por ser mais económico e simples.

Se tiver dificuldade de preencher diga qualquer coisa
PassarilReal
Membro

sexta jan 21, 2011 10:07 am

Olha, ainda bem que se falou neste assunto!! :o
Como desde que enviei toda a documentação e fiz o pagamento até agora ainda só tinha recebido um mail a dizer que o processo estava concluído mas não tinha recebido o CITES, decidi enviar ontem um mail ao ICNB a perguntar se este tempo de espera (4 meses) era normal. Qual não é o meu espanto quando hoje de manhã tenho uma resposta com uma cópia de um oficio que supostamente me terá sido enviado junto com o CITES em Outubro passado!! :o
Como nada me chegou às mãos fiquei :o!!! No entanto fui a ver melhor e reparo que a morada para onde o ICNB enviou as coisas está errada (o nº de porta) !! Já lhes respondi a dar conta do erro deles e espero que me enviem agora o CITES para a morada correcta!! Erros acontecem a toda a gente, só espero que agora seja corrigido sem complicações para o meu lado!
PassarilReal
Membro

sexta jan 21, 2011 10:29 am

Liguei para o ICNB agora mesmo. Vão fazer novo CITES, porque o outro tinha sido feito com a morada errada, e vão enviar o novo CITES para a morada correcta. É só aguardar ;)
ptuga
Membro Veterano
Ciclideos,
R

sexta jan 21, 2011 10:52 am

PassarilReal Escreveu:Liguei para o ICNB agora mesmo. Vão fazer novo CITES, porque o outro tinha sido feito com a morada errada, e vão enviar o novo CITES para a morada correcta. É só aguardar ;)
no meio do azar ate teve sorte.tem casos bem piores que o seu.por isso aconselho a enviarem todos doc atraves do serviço online
PassarilReal
Membro

sexta jan 21, 2011 11:30 am

ptuga Escreveu:
PassarilReal Escreveu:Liguei para o ICNB agora mesmo. Vão fazer novo CITES, porque o outro tinha sido feito com a morada errada, e vão enviar o novo CITES para a morada correcta. É só aguardar ;)
no meio do azar ate teve sorte.tem casos bem piores que o seu.por isso aconselho a enviarem todos doc atraves do serviço online
No meu caso não foi on-line, mas foi tudo feito através de mail e fax. ;)
Eu preenchi tudo direitinho (por computador) no certificado do anexo V do regulamento 865/2006 que lhes enviei junto com a demais documentação. O problema aqui foi que o funcionário que fez o CITES se enganou e em vez de colocar na minha morada o nº 6, colocou nº 8. Foi portanto um erro humano do funcionário que fez o CITES, que tanto podia ter acontecido desta forma como se os formulários On-line lhe tivessem sido submetidos on-line. ;)
Bem...o importante é que vão fazer outro CITES, com a morada correcta e vão-mo enviar. Vou ficar a aguardar.
nia26
Membro Júnior
Registado: quarta ago 04, 2010 2:23 pm

sexta jan 21, 2011 12:22 pm

Desculpem a minha ignorância mas para que serve o documento Cites? o que me pode acontecer se eu não o tiver?

Desculpem as minhas questões é q quando comprei o papagaio na loja ele não me falou nisso e eu tendo uma factura que comprei o papagaio pensava que isso chegasse.
PassarilReal
Membro

sexta jan 21, 2011 2:31 pm

nia26 Escreveu:Desculpem a minha ignorância mas para que serve o documento Cites? o que me pode acontecer se eu não o tiver?

Desculpem as minhas questões é q quando comprei o papagaio na loja ele não me falou nisso e eu tendo uma factura que comprei o papagaio pensava que isso chegasse.
O que lhe pode acontecer é simplesmente ficar sem a ave, que é apreendida, e pagar uma multa avultada….só isso. E como em tudo, não poderá alegar o desconhecimento da Lei, paga, fica sem a ave e não bufa.
O que eu acho triste, é que profissionais como supostamente são as lojas, vendam animais nestas condições e não saibam sequer informar as pessoas do que devem fazer, e dos riscos que correm se não o fizerem. E o mais engraçado é que na maioria das vezes até vendem as aves a preços bem mais elevados que criadores que fazem tudo certinho e informam devidamente as pessoas!!
Se não for indescrição, quanto pagou pelo seu Amazona Aestiva na loja?
ptuga
Membro Veterano
Ciclideos,
R

sexta jan 21, 2011 3:15 pm

PassarilReal Escreveu:
ptuga Escreveu:
No meu caso não foi on-line, mas foi tudo feito através de mail e fax. ;)
Eu preenchi tudo direitinho (por computador) no certificado do anexo V do regulamento 865/2006 que lhes enviei junto com a demais documentação. O problema aqui foi que o funcionário que fez o CITES se enganou e em vez de colocar na minha morada o nº 6, colocou nº 8. Foi portanto um erro humano do funcionário que fez o CITES, que tanto podia ter acontecido desta forma como se os formulários On-line lhe tivessem sido submetidos on-line. ;)
Bem...o importante é que vão fazer outro CITES, com a morada correcta e vão-mo enviar. Vou ficar a aguardar.
Acho que não esta a perceber…sei de casos que mandaram os originais por correio.confiaram e lixaram-se, tiveram que arranjar 2 vias, já vio a trabalheira!
online não tem essa possibilidade. pois vai tudo num só processo e não tem o risco de ficar esquecido no meio da papelada
PassarilReal
Membro

sexta jan 21, 2011 4:01 pm

ptuga Escreveu:
Acho que não esta a perceber…sei de casos que mandaram os originais por correio.confiaram e lixaram-se, tiveram que arranjar 2 vias, já vio a trabalheira!
online não tem essa possibilidade. pois vai tudo num só processo e não tem o risco de ficar esquecido no meio da papelada
De facto não tinha percebido, porque uma vez que o ICNB permite que se trate do assunto On-line, por mail ou mesmo por Fax, o que pressupõe que não é de forma alguma exigido o envio de originais, nunca me passou pela cabeça que alguém que utilize como via para envio de documentação os correios, fosse enviar documentos originais. :o
Ninguém é obrigado a ter internet, e daí que compreendo que ainda exista quem envie coisas pelo correio, mas daí a enviar os documentos originais!!! Só mesmo se isso fosse expressamente EXIGIDO pelo ICNB. E nesse caso, faria tudo, nomeadamente correio registado com aviso de recepção e com discriminação do conteúdo. Mas enfim…também há gente neste país que acha que se o médico manda aplicar um supositório por causa de dores de ouvidos isso pressupõe enfiar o supositório nos ouvidos da criança, ou que o quitoso para os piolhos é para dar à criança às colheres, por isso já acredito em tudo!!!!
ptuga
Membro Veterano
Ciclideos,
R

sexta jan 21, 2011 4:32 pm

lol ainda no outro dia vimos umas imagens épicas de portugueses bastante mediaticos jogando cinzas de um senhor cremado no ventilador do metro de NEW YORK :lol: :lol:

se era o seu desejo depois de morto...imaginem os desejos em vida :o :o
PassarilReal
Membro

sexta jan 21, 2011 6:23 pm

ptuga Escreveu:lol ainda no outro dia vimos umas imagens épicas de portugueses bastante mediaticos jogando cinzas de um senhor cremado no ventilador do metro de NEW YORK :lol: :lol:

se era o seu desejo depois de morto...imaginem os desejos em vida :o :o
O mais engraçado, se é que se pode dizer isso, é que foi um acto perfeitamente ilegal, a que o Mayor de NY fechou os olhos e para o qual disponibilizou inclusivamente protecção policial. Ou seja, a Policia esteve lá a proteger a prática de uma ilegalidade. Vá-se lá perceber!!
Responder

Voltar para “Aves”