Cosanguinidade

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

quarta fev 09, 2011 10:23 pm

O que o Sr. Paulo Santos não está a entender é que, quando se trata de dezenas de milhares de genes, a sua distribuição aleatória dos progenitores para os descendentes origina na prática uma semelhança genética entre os descendentes de um mesmo casal de 50%. Excluindo as diferenças causadas pela ausência ou presença do cromossoma Y, pode ocorrer uma diferença percentual na ordem das décimas de unidade entre dois irmão, mas esse valor é de uma ordem de grandeza insignificante. Na prática dois irmãos partilham efectivamente 50% dos genes. A probabilidade de nascerem dois irmão com 0% ou 100% de semelhança genética é tão minúscula que é mais provável que nunca tenham nascido periquitos assim. Imagine como é difícil ganhar o euromilhões com combinações de apenas algumas dezenas de números. Agora imagine como deve ser difícil combinar dezenas de milhares de genes para que duas aves do mesmo casal tenham combinações específicas de genes de modo a partilharem 0% ou 100% dos genes. Na prática, a probabilidade de obter aves com uma semelhança genética superior ou inferior a 50% é extremamente reduzida. Isso não é impossível de acontecer, mas é mais fácil ganhar o euromilhões.

Se considerarmos a diferença genética entre uma mãe e um filho que não partilham o cromossoma Y, a diferença entre esse dois indivíduos é maior do que a diferença entre dois irmãos do mesmo sexo. A diferença genética entre dois irmão devido à distribuição aleatória dos genes dos progenitores é tão insignificante que pode ser desprezada.
ptuga
Membro Veterano
Registado: terça dez 01, 2009 11:31 pm
Localização: Rafeiro do Alentejo, british shorthair, scottish fold,
Ciclideos,
Amazonas aestiva , cinzentos,
R

quarta fev 09, 2011 10:41 pm

Se os Progenitores transmitem à prole 50% do seu código genético, seja qual for a parte desse mesmo código, será sempre 50% (ponto)

Como foi referido pelo membro MFPJ, a consanguinidade não vem melhorar nem piorar nada, vem apenas fixar características, tanto desejáveis, como as indesejáveis, daí a importância de um plantel de qualidade de modo a evitar as tais indesejadas.

desculpem senhores mas estas permissas estao completamente erradas
informem se

outra alguem ja ouviu falar de Crossing-over

http://www.amigosdospapagaios.com/

cumprimentos
Última edição por ptuga em quarta fev 09, 2011 11:51 pm, editado 1 vez no total.
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

quarta fev 09, 2011 11:00 pm

ptuga Escreveu:Se os Progenitores transmitem à prole 50% do seu código genético, seja qual for a parte desse mesmo código, será sempre 50% (ponto)

Como foi referido pelo membro MFPJ, a consanguinidade não vem melhorar nem piorar nada, vem apenas fixar características, tanto desejáveis, como as indesejáveis, daí a importância de um plantel de qualidade de modo a evitar as tais indesejadas.

informem se

Esta troca de ideias com o membro CH2O2, tem sido, na minha opinião bastante produtiva, na medida em que me parece ser alguém que consegue fundamentar as suas ideias e expor os seus conhecimentos.

Este tipo de postura, é um desafio saudável para quem, como eu, se interessa pelo tema.

Admito que estou em desacordo com algumas coisas que têm sido ditas e tanto sempre fundamentar a minha opinião, apresentando a minha visão e os meus conhecimentos, que têm as sua limitações, não sou Biólogo nem nada que se pareça.

Tudo isto para dizer que, jogar ao "toca e foge" não é o meu desporto favorito.

Quando alguém não concorda com aquilo que está a ser dito, deve apresentar argumentos que sustentem esse opinião contrária.

Dizer que, as premissas estão erradas, informem-se, não é contribuir para a discussão saudável, nem para o enriquecimento da mesma.

Se quiser expor a sua ideia/teoria, fantástico, se não quiser, fantástico na mesma, irá dormir descanso e eu também. ;)
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

quarta fev 09, 2011 11:05 pm

Bem deixem-me então acrescentar só, que a consanguinidade, entre irmãos dá aves deficientes, eu próprio já vi periquitos a tirar aves defecientes pelo factor de serem irmãos (patas tortas, não passam dos primeiros dias de vida, etc). Mesmo sendo pai filho a sua durabilidade é diminuta.
Tenho comigo alguns mandarins. Passo por isso a descrever um resumo de uma consanguinidade:
No inicio do ano passado tinha um unico casal. Esse casal teve algumas filhas, e entretanto a fêmea morreu. Deixei de me interessar tanto pelos mandarins, ao fim de uns tempos o pai acasalou com uma das filhas, e tiveram crias. Sobreviveram uns tempos, mas acabaram por morrer (com estava frio dei o beneficio da duvida). Comprei outro macho para a que sobrava, começaram a criar ao mesmo tempo que a primeira com o velho macho. Destes ovos, 8 crias (4+4) chegaram a sair do ninho, coincidencia ou não, 5 delas morreram, 4 do casal (pai xfilha). Voltei a deixar criar, voltou a acontecer o mesmo, nesta altura estão á parte para que eu lhes arranje pares não consanguineos.
ptuga
Membro Veterano
Ciclideos,
R

quarta fev 09, 2011 11:12 pm

Budgerigar Escreveu:
ptuga Escreveu:Se os Progenitores transmitem à prole 50% do seu código genético, seja qual for a parte desse mesmo código, será sempre 50% (ponto)

informem se

Esta troca de ideias com o membro CH2O2, tem sido, na minha opinião bastante produtiva, na medida em que me parece ser alguém que consegue fundamentar as suas ideias e expor os seus conhecimentos.

Este tipo de postura, é um desafio saudável para quem, como eu, se interessa pelo tema.

Admito que estou em desacordo com algumas coisas que têm sido ditas e tanto sempre fundamentar a minha opinião, apresentando a minha visão e os meus conhecimentos, que têm as sua limitações, não sou Biólogo nem nada que se pareça.

Tudo isto para dizer que, jogar ao "toca e foge" não é o meu desporto favorito.

Quando alguém não concorda com aquilo que está a ser dito, deve apresentar argumentos que sustentem esse opinião contrária.

Dizer que, as premissas estão erradas, informem-se, não é contribuir para a discussão saudável, nem para o enriquecimento da mesma.

Se quiser expor a sua ideia/teoria, fantástico, se não quiser, fantástico na mesma, irá dormir descanso e eu também. ;)

faz alguns anos que estudei genética , não foi na universidade mas foi no 12ano
foram 3 meses e tenho tanto respeito a esse tema que ate tenho medo de me prenunciar sobre ele . e para não dizer asneiras.....

repare que a coisas que saltam a vista ,e...convenceu me aqui vai

Imagem

Imagem

Quando se mergulha no passado familiar, encontramos, invariavelmente, relações de grande proximidade consanguínea, o que, não raras vezes, ajudar a explicar determinadas doenças, características ou propensão para alguma enfermidade.

Última edição por ptuga em quarta fev 09, 2011 11:52 pm, editado 2 vezes no total.
Budgerigar
Membro Veterano

quarta fev 09, 2011 11:32 pm

CH2O2 Escreveu:O que o Sr. Paulo Santos não está a entender é que, quando se trata de dezenas de milhares de genes, a sua distribuição aleatória dos progenitores para os descendentes origina na prática uma semelhança genética entre os descendentes de um mesmo casal de 50%. Excluindo as diferenças causadas pela ausência ou presença do cromossoma Y, pode ocorrer uma diferença percentual na ordem das décimas de unidade entre dois irmão, mas esse valor é de uma ordem de grandeza insignificante. Na prática dois irmãos partilham efectivamente 50% dos genes. A probabilidade de nascerem dois irmão com 0% ou 100% de semelhança genética é tão minúscula que é mais provável que nunca tenham nascido periquitos assim. Imagine como é difícil ganhar o euromilhões com combinações de apenas algumas dezenas de números. Agora imagine como deve ser difícil combinar dezenas de milhares de genes para que duas aves do mesmo casal tenham combinações específicas de genes de modo a partilharem 0% ou 100% dos genes. Na prática, a probabilidade de obter aves com uma semelhança genética superior ou inferior a 50% é extremamente reduzida. Isso não é impossível de acontecer, mas é mais fácil ganhar o euromilhões.

Se considerarmos a diferença genética entre uma mãe e um filho que não partilham o cromossoma Y, a diferença entre esse dois indivíduos é maior do que a diferença entre dois irmãos do mesmo sexo. A diferença genética entre dois irmão devido à distribuição aleatória dos genes dos progenitores é tão insignificante que pode ser desprezada.

Se é que não estou a fazer uma leitura errada deste seu post, penso que está a dizer que, no geral, as crias serão muito equilibradas entre si, a tal semelhança genética de 50%

Se assim for, serão sempre mais semelhantes entre si, do que com um dos progenitores, certo ?

Logo, o cruzamento destas duas aves entre si, terá um maior grau de consanguinidade, do que o cruzamento com um dos progenitores.

Será que me está aqui a falhar alguma coisa ?
Budgerigar
Membro Veterano

quarta fev 09, 2011 11:40 pm

ptuga Escreveu: Quando se mergulha no passado familiar, encontramos, invariavelmente, relações de grande proximidade consanguínea, o que, não raras vezes, ajudar a explicar determinadas doenças, características ou propensão para alguma enfermidade.
Sim, ok, mas ?

Mas ninguém disse o contrário, nem esse facto vem provar que as tais premissas estavam erradas.

Aquilo que acabou de referir, no fundo, foi o que deu origem a este debate de ideias, e ao facto de não se concordar com cruzamentos consanguíneos feitos por quem não sabe, sem qualquer objectivo e correndo o risco de potenciar, além das características indesejadas, verdadeiras aberrações.

Mas julgo que nisso estamos todos de acordo.

Eu é que estou aqui numa questão de pormenor com o CH2O2, questão com a qual, independentemente de ter ou não razão, tenho a certeza que vou aprender mais qualquer coisa.... e se não aprender, paciência, mas a troca de ideias é salutar.
ptuga
Membro Veterano
Ciclideos,
R

quarta fev 09, 2011 11:47 pm

esta certo paulo eu nao quero melindrar ninguem por isso apelo ao vosso bom senso .
este tema e muito delicado para ficar postado num forum publico.

so por curiosidade aos que leram e tem acompanhado o forum

escrevam no google rat people

e veja pelos vossos proprios olhos

ptuga
Membro Veterano
Ciclideos,
R

quinta fev 10, 2011 12:05 am

conclusao

Todos nos sabemos que os criadores desde aves a gatos, cães, animais em geral
Usam a consanguinidade como forma de apurar evidencias ou características
Que nos luzem aos olhos, e nalguns casos ganhando bastante dinheiro com isso
Acontece que os resultados colaterais são imensos
Todo mundo sabe o quanto esses animais de raça apurada são frágeis
Os veterinário agradecem .
Quanto a mim a consanguinidade e mais uma questão moral que que legal
O que nos leva a reflectir o egoísmo do ser humano e o quanto despreza a essência da natureza

CH2O2
Membro Veterano

quinta fev 10, 2011 12:54 am

Sr. Paulo Santos, felizmente estamos em sitonia. Tendo ou não razão, sinto que ao expôr as minhas opiniões e ao compará-las com as suas estou a testar a validade dos meus conhecimentos. Bem-haja. Também não me agradam as opiniões mal esclarecidas e infundadas de alguns foristas mas, neste fórum como na vida, faço um esforço por esclarecer as pessoas que sabem menos do que eu nos poucos assuntos sobre os quais tenho algum conhecimento. E no percurso, se tiver sorte, aprendo eu mais qualquer coisa. Dito isto vou tentar clarificar a questão que me colocou.
Budgerigar Escreveu: Se é que não estou a fazer uma leitura errada deste seu post, penso que está a dizer que, no geral, as crias serão muito equilibradas entre si, a tal semelhança genética de 50%

Se assim for, serão sempre mais semelhantes entre si, do que com um dos progenitores, certo ?

Logo, o cruzamento destas duas aves entre si, terá um maior grau de consanguinidade, do que o cruzamento com um dos progenitores.
Eu não presumo saber calcular com exactidão o grau de consanguinidade entre dois indivíduos. E duvido que alguém seja capaz de dar um valor exacto. Há muitas variáveis em jogo e normalmente nós não conhecemos todas as variáveis. Teriamos que saber o grau de consanguinidade dos próprios progenitores e das gerações anteriores. Teriamos de saber quantos genes existem no cromossoma Y, teriamos que conhecer o grau de crossing-over (como alguém referiu), teriamos que conhecer quantas mutações ocorreram, etc. Depois cada caso é diferente porque comparar dois indivíduos machos ou duas fêmeas não é o mesmo que comparar um macho com uma fêmea. Se tivermos todas as variáveis em conta, o grau de consaguinidade da descendência de progenitor com filho pode ser diferente do grau de consanguinidade de irmão com irmã. Umas vezes pode ser maior, outras vezes pode ser menor, depende das variáveis. Mas se estivermos a falar apenas da transmissão de genes dos progenitores para a descendência, ignorando as variáveis, podemos dizer com segurança que em ambas as situações progenitor-filho e irmão-irmã a descendência tem um grau de consanguinidade de 50%.
CH2O2
Membro Veterano

quinta fev 10, 2011 1:15 am

Eman33 Escreveu:Bem deixem-me então acrescentar só, que a consanguinidade, entre irmãos dá aves deficientes, eu próprio já vi periquitos a tirar aves defecientes pelo factor de serem irmãos (patas tortas, não passam dos primeiros dias de vida, etc). Mesmo sendo pai filho a sua durabilidade é diminuta.
Tenho comigo alguns mandarins. Passo por isso a descrever um resumo de uma consanguinidade:
No inicio do ano passado tinha um unico casal. Esse casal teve algumas filhas, e entretanto a fêmea morreu. Deixei de me interessar tanto pelos mandarins, ao fim de uns tempos o pai acasalou com uma das filhas, e tiveram crias. Sobreviveram uns tempos, mas acabaram por morrer (com estava frio dei o beneficio da duvida). Comprei outro macho para a que sobrava, começaram a criar ao mesmo tempo que a primeira com o velho macho. Destes ovos, 8 crias (4+4) chegaram a sair do ninho, coincidencia ou não, 5 delas morreram, 4 do casal (pai xfilha). Voltei a deixar criar, voltou a acontecer o mesmo, nesta altura estão á parte para que eu lhes arranje pares não consanguineos.

Tirar conclusões baseadas apenas no senso comum e num número limitado de observações produz frequentemente conclusões erradas. Por esse motivo se pensou durante muito tempo que a Terra era chata e que o sol girava à sua volta. Em vez de aceitar o que nos parece mais óbvio à partida devemos procurar as razões e só depois chegar a uma conclusão. Aceito que as suas aves tenham produzido descendência defeituosa mas se eu fizesse o raciócínio da mesma forma eu chegaria a uma conclusão oposta. É que eu já cruzei irmão com irmã e nunca obtive descendência com deformidades desses cruzamentos. Por outro lado eu cruzo com muito mais frequência aves sem parentesco e já tirei descendência com defeitos destes cruzamentos. Eu deveria concluir pela minha experiência que os cruzamentos consanguineos são melhores que os cruzamentos não consanguineos. Talvez os defeitos das suas aves tenham mesmo tido origem na consaguinidade das suas aves mas concluir com toda a certeza do mundo que foi esse o motivo não me parece correcto. Ainda para mais quando admite que havia outros factores (o frio e a sua falta de interesse) que podem ter contribuido para a morte das aves. Talvez até o mal estivesse no pai e não na consanguinidade, porque ao que entendi só a descendência dessa ave é que morreu.
ptuga
Membro Veterano
Ciclideos,
R

quinta fev 10, 2011 1:15 am

CH2O2 Escreveu:Sr. Paulo Santos, felizmente estamos em sitonia. Tendo ou não razão, sinto que ao expôr as minhas opiniões e ao compará-las com as suas estou a testar a validade dos meus conhecimentos. Bem-haja. Também não me agradam as opiniões mal esclarecidas e infundadas de alguns foristas mas, neste fórum como na vida, faço um esforço por esclarecer as pessoas que sabem menos do que eu nos poucos assuntos sobre os quais tenho algum conhecimento. E no percurso, se tiver sorte, aprendo eu mais qualquer coisa. Dito isto vou tentar clarificar a questão que me colocou.
Budgerigar Escreveu: Se é que não estou a fazer uma leitura errada deste seu post, penso que está a dizer que, no geral, as crias serão muito equilibradas entre si, a tal semelhança genética de 50%

Eu não presumo saber calcular com exactidão o grau de consanguinidade entre dois indivíduos. E duvido que alguém seja capaz de dar um valor exacto. Há muitas variáveis em jogo e normalmente nós não conhecemos todas as variáveis. Teriamos que saber o grau de consanguinidade dos próprios progenitores e das gerações anteriores. Teriamos de saber quantos genes existem no cromossoma Y, teriamos que conhecer o grau de crossing-over (como alguém referiu), teriamos que conhecer quantas mutações ocorreram, etc. Depois cada caso é diferente porque comparar dois indivíduos machos ou duas fêmeas não é o mesmo que comparar um macho com uma fêmea. Se tivermos todas as variáveis em conta, o grau de consaguinidade da descendência de progenitor com filho pode ser diferente do grau de consanguinidade de irmão com irmã. Umas vezes pode ser maior, outras vezes pode ser menor, depende das variáveis. Mas se estivermos a falar apenas da transmissão de genes dos progenitores para a descendência, ignorando as variáveis, podemos dizer com segurança que em ambas as situações progenitor-filho e irmão-irmã a descendência tem um grau de consanguinidade de 50%.
~

Vejo que já esta mais moderado na sua tese. Um conselho a filosofia não e nenhum ramo da biologia sabia .
Já viu as indeterminações que você usa para explicar algo que e cientifico

Repare nesta sua frase e apenas o inicio do seu discurso

Eu não presumo saber calcular com exactidão o grau de consanguinidade entre dois indivíduos. E duvido que alguém seja capaz de dar um valor exacto

Quer que eu lhe diga o que significa o grau de consanguinidade entre dois indivíduos?
O grau de consanguinidade esta directamente proporcional ao grau de parentesco entre ambos

Acha que ja chega? Vale a pena continuar?? Se sim diga

cumprimentos
Última edição por ptuga em quinta fev 10, 2011 2:04 am, editado 1 vez no total.
CH2O2
Membro Veterano

quinta fev 10, 2011 1:37 am

ptuga Escreveu: desculpem senhores mas estas permissas estao completamente erradas
informem se

outra alguem ja ouviu falar de Crossing-over
Não referi o crossing-over para não introduzir mais um elemento numa discussão já complexa. Mas agora sinto que devo fazê-lo. Este fenómeno é raro mas quando se fala em milhares de genes estamos quase certos em afirmar que vai acontecer algumas vezes.

Este fenómeno acontece no momento da formação dos gametas feminimos ou masculinos e consiste na troca aleatória de porções dos cromossomas homólogos.

Se partirmos de um casal de progenitores não aparentados, o grau de consanguinidade da descendência deste casal não será afectado devido ao crossing-over nos gametas dos progenitores. O que o crossing-over significa é que a descendência irá receber algumas cópias dos genes da avó em vez de receber cópias dos mesmos genes do avô.

Se estivermos a falar do cruzamento entre o pai e uma filha, o caso muda de figura. Se o crossing-over ocorrer nas células percursoras dos espermatozóides do pai e se a filha tiver recebido do pai as mesmas cópias desses genes, os descendentes do cruzamento pai-filha terão um grau de consanguinidade maior. Mas ao mesmo tempo pode ter ocorrido outro crossing-over noutro cromossoma do pai com o efeito contrário. O somatório de todos os crossing-overs poderá ter um efeito nulo, ou poderá contribuir para aumentar a consaguinidade ou poderá contribuir para diminuir a consanguinidade. É impossível saber com o grau de conhecimento que temos actualmente.
ptuga
Membro Veterano
Ciclideos,
R

quinta fev 10, 2011 1:45 am

CH2O2 Escreveu:Não referi o crossing-over para não introduzir mais um elemento numa discussão já complexa. Mas agora sinto que devo fazê-lo. Este fenómeno é raro mas quando se fala em milhares de genes estamos quase certos em afirmar que vai acontecer algumas vezes[
.

.[/quote]

meu deus voce não e de cá. isto pareçe uma comedia crossing-over fenomeno raro lolololololol

a ser verdade os pais do messi ja teriam sido raptados a bue,ou os do bill gate

a nao ser que ache que eles sejam mutantes.

lolol

aqui tem uma ajuda veja o que voce escreveu no inicio do topico
Última edição por ptuga em sábado fev 19, 2011 2:57 pm, editado 3 vezes no total.
ptuga
Membro Veterano
Ciclideos,
R

quinta fev 10, 2011 1:49 am

crossing-over

Recombinação é a troca aleatória de material genético durante a meiose.

Na primeira divisão meiótica (prófase I, mais precisamente no paquíteno) ocorre o crossing-over, que é o sobrecruzamento das cromátides homólogas, não-irmãs que se encontram lado a lado.

A relação existente entre meiose e variabilidade genética é principalmente devida à ocorrência de crossing-over.

Para além da separação aleatória dos cromossomas homólogos, um outro fenómeno genético, designado por crossing-over, leva à formaçao de células-filhas com constituiçao genética diferente da célula-mãe.

Quando os cromossomas homólogos se cruzam podem unir-se em certos pontos ou quiasma, podendo ocorrer intercâmbio de segmentos cromossómicos com certos blocos de genes, entre os membros homólogos dos pares
Responder

Voltar para “Aves”