Alimentação para papagaios cinzentos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
jmv33
Membro
Registado: domingo jan 17, 2010 3:04 am
Localização: Papagaio cinzento africano, Betta, Peixes vermelhos

quarta abr 21, 2010 6:48 pm

Boa tarde,

Tenho tido um rigoroso cuidado da alimentação do papagaio daqui de casa, mas parece-me que do que ele mais gosta é de pão. Quais serão os cuidados a ter nas doses e nos tipos de pão? Será o integral mais saudável?

Outra coisa que gostaria de perguntar, é se é "normal" os papgaios comerem papel, porque no outro dia quando lhe dei banana fui-lhe limpar os "bigodes" com um guardanapo rasgou-o, meteu à boca e de lá não saiu.

Penso que faz o mesmo com as penas, mas não tenho a certeza.

Fora do tópico, hoje reparei que estavam umas 15 penas no fundo da gaiola, mas não o vi a arrancar nenhuma, será que é da Primavera?
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

quarta abr 21, 2010 9:06 pm

caro forista jvm33

É normal os papagaios utilizarem o bico para tudo, inclusivé brincar.
O seu papagaio provavelmente não comeu o papel e sim ficou a brincar com ele dentro do bico.
Os papagaios não perdem penas na primavera ou em outra altura específica. Os papagaios estão constantemente a mudar as penas, tipo nós com os pelos.
Verifique se o que viu foram mesmo penas ou se pelo contrário o que observou foi penúgem.

boa sorte
lmgcardoso
chicofcp84
Registado: quarta jul 21, 2010 4:53 pm

quarta jul 21, 2010 5:05 pm

Boa tarde a todos;
comprei um papagaio cinzento com 3 meses e meio mas ele ainda pouco come sozinho. Estou lhe a dar papa 2 vezes ao dia e ponho semente , granolado, 2 maças ao dia e mistura de pombo disolvida em água, mas o que come mesmo bem é maça e a papa ainda nem toca nas sementes e no granulado. Pergunta:
devo mudar a alimentação?
Ou espero que com o tempo ele irá começar a comer as sementes e o granulado?
Obrigado
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta jul 21, 2010 5:27 pm

O que é exactamente a mistura de pombo dissolvida em água?Refere-se à mistura de gãos e sementes para pombos que se coloca demolhada em água para hidratar e amolecer? Se é isso, está correcto dar. Tenha só em atenção em lavar muito bem, de preferência desinfectando com amukina, e não deixe muitas horas no comedouro.
Quanto às sementes, sobretudo girassol e outras sementes gordas, é minha opinião pessoal que deve tentar evitar dar para habituar o animal melhor ao granulado.
De resto continue a deixar os alimentos à disposição e vá reduzindo na papa, que ele com o tempo vai lá. A Lolita foi assim, e espero que com os amazonas que estamos agora a criar, também seja.
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quarta jul 21, 2010 5:30 pm

Uma forma boa de o habituar à ração, é desfazer a ração em água morna e dar-lhe pela seringa como se fosse papa, assim começa a habituar-se ao sabor e vai começar a pegar-lhe mais rápido.
Boa sorte
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta jul 22, 2010 12:12 pm

Á boleia deste tópico.....
Como sabem, adquiri recentemente dois Amazonas A. Xanthopteryx, que estão neste momento a comer papa 2 x por dia (entre 40 a 45 cc de cada toma). Costumamos dar-lhes papa pela manhã, antes de sairmos para o emprego, e ao final da tarde, depois de chegarmos. Durante o dia ficam com 3 comedouros:
1-Granulado seco, misturado com 2 ou 3 sementes;
2-Maçã partida em pedaços grandes;
3- Mistura para pombos demolhada durante cerca de 12 horas, devidamente desinfectada.
Tenho lido que é bom dar-lhes o granulado demolhado em água quente, que eles lhe pegavam bem, mas nunca experimentei. Isto porque enquanto estamos em casa ele não tocam na comida (estão sempre malucos para sair da gaiola), e se lho deixássemos no comedouro quando saímos de casa, ficava muitas horas sem ser mudado (pelo menos 8 a 10 horas), e isso não é de todo aconselhado (fala-se que só deve ficar no comedouro um máximo de 4 horas).
Agradeço da parte dos mais ‘experimentados’ sugestões de outras comidas que lhes possa dar, ou truques que facilitem o desmame.
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quinta jul 22, 2010 12:25 pm

Dar a ração demolhada em água quente e desfeita em papa, de forma a ser dada pela seringa.
Por exemplo, quando vai dar a toma da manhã prepara a ração em papa e dá essa refeição de ração empapada em vez da papa mesmo. Assim eles ficam alimentados na mesma e habituam-se ao sabor da ração que depois mais facilmente comem a seco. Esta foi a forma como fiz sempre e tem resultado bem, até nas caturras...
Ou então, pode fazer essa papa e dar pela seringa ao fim da tarde quando chega a casa, como "recompensa" quando voam para o seu colo...
Este é o método mais eficaz que conheço, há quem defenda retirar a refeição da manhã e deixá-los passar alguma fome de forma a que sejam obrigados a comer.... Eu até para reduzir de duas para 1 e de 1 toma diaria para nenhuma, acho que deve ser muito suave. De preferência sempre, retirando dia sim dia não duas semanas, e só depois retirar de todo.
lmgcardoso
Membro Veterano

sábado out 08, 2011 6:04 pm

Caros foristas
Na tentativa de não fazer cair este forum no esquecimento, venho perguntar a todos se tem utilizado as dicas aqui colocadas.
É importante haver feedback para os que iniciam aqui pesquisas terem as opiniões e experiências aqui feitas com sucesso ou não.
Boa sorte
lmgcardoso
lmgcardoso
Membro Veterano

sábado out 08, 2011 6:04 pm

Caros foristas
Na tentativa de não fazer cair este forum no esquecimento, venho perguntar a todos se tem utilizado as dicas aqui colocadas.
É importante haver feedback para os que iniciam aqui pesquisas terem as opiniões e experiências aqui feitas com sucesso ou não.
Boa sorte
lmgcardoso
luisaaov
Registado: quarta out 05, 2011 1:45 pm

segunda out 10, 2011 11:52 am

Olá a todos!!!
Sou nova nisto e preciso a vossa ajuda tenho um novo membro na familia que se chama Kicas tem 3 meses, é muito meiga , brinca, come bem a fruta, adora a cenoura, a couve, sem falar nas sementes de girassol e amendoim que sei bem que não se deve dar com frequecia pelo que já pesquisei!!
Ela ainda está a papa duas vezes ao dia, a minha duvida é a quantiada ao certo se é os 50 ml já com a água incluida certo?
Gostava que alguém me orienta-se no sentido do desma-me, e como deverei dar o milho por exemplo ela te dificultade em come-lo será que também é para demo-lhar? Qual a quantidade de comida diaria deverei colocar á disposição para ela?
Ela para já não faz muito barulho mas tem uma personalidade forte não gosta de ser contrariada hehe, sai á dona hehe!!!!Gosta de estar ao meu colo e dar muito beijinhos, e receber festinhas, mas também se entretem sozinha o que é bom!
Aguardo opiniões vossas e bjs pra todos
Luisa Vasconcelos
lmgcardoso
Membro Veterano

sexta dez 23, 2011 8:56 am

Caros foristas
Gostaria de desejar a todos um Natal cheio de amor e alegrias e que 2012 seja um bom ano para todos nós, incluindo nossos amiguinhos de penas.
Boa sorte
lmgcardoso
lmgcardoso
Membro Veterano

terça jul 03, 2012 9:37 am

Caros foristas
Como andam a comer os nossos amiguinhos?
boa sorte
lmgcardoso
brunocinza
Registado: quinta jul 12, 2012 6:42 pm

quinta jul 12, 2012 6:46 pm

boa noite.
adquiri um cinzento á cerca de 1 semana .
esta com 3 meses .. ja come sozinho. dou-lhe papa de manha e a noite.
come mistura de sementes com frutos secos.. ração não pega nela..
e dou-lhe o nuts e o fruit como guloseima da verselle laga. ela adora..alem da fruta.. maça.. cenoura. broculos e uva.. ainda so pegou na maça e na cenoura..

que me aconselham a dar mais?
caramba10
Registado: segunda abr 27, 2015 2:18 pm

segunda abr 27, 2015 2:23 pm

boa tarde preciso de alguma ajuda
o meu papagaio tem 7 semanas estou a dar papa da marca zupreen baby bird, ele estes dias nao lhe apetece comer ou come pouco, sera que se pode mudar a papa sem fazer mal?
Fibs
Membro Júnior
Registado: quinta out 02, 2008 6:39 pm

domingo nov 15, 2015 12:45 am

Boa tarde,

Li este post atentamente e deu pra sacar bastante info visto que quero adquirir um papagaio. Gostaria de saber exatamente o que preciso de dar a um papagaio com dois meses e o que fazer nos tempos seguintes.

Obrigado
Responder

Voltar para “Aves”