Deixo aqui uma foto dum borrachito, da última ninhada, que ando a criar à mão.

Uploaded with ImageShack.us
De papinho cheio só quer é saber de dormir

Ai a crise...conheço muitos na mesma situação, subsídio come e dorme

Boa sorte
lmgcardoso
Compreendo o seu ponto de vista, confesso que também pensei como você quando ouvi isso pela primeira vez, acontece que achei estranho quando verifiquei que era do senso comum na minha zona.lmgcardoso Escreveu:Caros foristas
Cuidado com os mitos e as crenças
Onde existe base científica que justifique essas afirmações???
Trovoada??? faz com que os borrachos morram dentro dos ovos???
Nunca tinha houvido tal coisa.
Boa sorte
lmgcardoso
Bem as crias recém nascidas precisam de calor, por isso ela tem de ficar, e claro tendo os ovos inicialmente continuará a chocar, chegando a uma altura que vai abandonar e apenas cuidar do que está cá fora.ptuga Escreveu:bem com trovoada ou não acontece que neste momento tenho no ninho um borracho aestiva com 15 dias e 3 ovos
que não vão dar em nada, como não tenho experiência em alimentar papagaios á mão decidi criar in natura,
acontece que a fêmea não sai do ninho…
será normal,ou será por causa dos ovos ,que continua no ninho, como se tivesse no choco
deveria retirar os ovos?
Agradecia que me ajudassem se poderem
Obrigado.
mcamedjay Escreveu:Se tem verdade ou não, não posso afirmar, mas sei que, ou por coincidência ou não, sempre que há trovoada, os ovos mais adientados, ou seja, a faltar poucos dias para a eclosão do ovo, eles morrem, enquanto que os mais atrasados ficam bons e nascem. De certeza que já deve haver alguma explição científica, só nõ deve estar divulgada. Se não houver pode ser que me aplique para fazer um doutoramento sobre isso![]()
![]()
E como sabe que estão mortos no ovo? já os retirou? Já viu se tinham crias ou se estavam realmente fecundados? Por isso é sempre bom ir ver com o mira ovos.
Eu agora tenho 4 ovos de amazonica, e passado 8 dias de choco a contar com o último já vi que estão todos férteis. Assim não se permanece na dúvida.
Bem para mim o comportamento normal que até agora tenho observado, foi como o que aqui descrivi anteriormente.mcamedjay Escreveu:Os cinzentos, quando começam a reprodução, verifica-se certos comportamentos. Para iniciar os machos são os 1ºs a visitar o ninho, fazem um check up, se lhes agradar, dá luz verde à fêmea, a partir daí começa a haver acasalamento, para isso o macho corteja a fêmea, alimentando-a por regurgitação, e torna-se mais agressivo com a nossa visita, após esse período pode ir desde os 5 dias a 2 semanas, conforme, a fêmea passa a estar mais tempo no ninho, e dependendo do macho, vai entrando de vez em quando no ninho nesse período.
Quando temos ovos no interior a fêmea vai passar grande parte do tempo no ninho, o macho irá dar-lhe de comer, e fica à porta do ninho, quando nascerem as proles irá continuar a entrar com mais frequência para alimentá-los, só quando ficam mais crescidos é que a fêmea comerá a sair do ninho.
Depois disto, mantive o casal sem o ninho, passadas aí umas 2 semanas, mais coisa menos coisa, coloquei-lhes novamente o ninho. Hoje já lá têm novamente um ovo.IGSG Escreveu:Boa noite,
Fui este fim de semana com o meu casal de cinzentos ao veterinário.
O veterinário diagnosticou um problema no macho: "Degenerescência do epitélio testicular"!![]()
Como me foi explicado e como tive a oportunidade de verificar, são pequenos glóbulos nas paredes dos testiculos.
O que o veterinário me disse é que isto até acontece com alguma frequência e causa infertilidade no macho, embora não permanente. Ou seja, pode haver posturas em que o macho consiga fertilizar os ovos e outras em que não. Nunca é regular!