Kles Escreveu:Mas mais uma vez se amarrar tem funcionado sempre com as vossas caturras, então ainda bem. Não conheço muitos casos.
Loky, O Prettyboy continua tão manso como dantes agora que tens duas caturras? Continua a querer tanta atenção tua?
Amarrar, que palavra tão forte!
Eu digo segurar porque é mais delicado, eu nunca esmago a caturra, só tenho é cuidado para fechar as assas com a mão direita (sem luva) e meto o polegar como se fosse o poleiro nas patinhas dele / dela.
Ou seja para verem como faço, imaginem ter uma ave na vossa mão esquerda, ponham o polegar esticado e fechem os outros 4 dedos com meiguice a contornar as costas da ave, a cabeça fica virada para ti, é um aconchego e não um apertão.
O Prettyboy continua manso já há um ano (fez 1 em Julho), não modificou, já não depende tanto da nossa atenção como era no principio, porque por muita companhia que a gata lhe fizesse há coisas que ela não lhe fazia.
O que me levou a pensar na namorada, foi um dia estarmos sentados na sala a ver TV e era a Fifi deitada na minha perna esquerda e o Prettyboy estava na perna direita, frente a frente, virados bico com bigodes.
Até que o Prettyboy reclama com a Fifi e baixa a cabeça para levar meiguices na cabeça. Situação muito estranha mas muito bonita, a fifi logicamente não percebeu o que a caturra queria e ficou a olhar para o pescoço e cabeça da caturra. Eu fi sinal ao meu marido e ficamos de alerta para alguma maluqueira. Só que o Prettyboy depois de uns minutos levantou a cabeça e reclamou de novo com a fifi e baixou de novo a cabeça e a Fifi olhou para mim, como se tivesse a pensar “O quê que ele quer?” Então fiz eu as meiguices na cabeça do Prettyboy.
Foi um momento de muita ternura em que eu me senti a dona mais babada e com muita sorte porque estava ali um predador/felino e uma ave e havia uma total confiança e eram amigos, não se olhavam como diferentes mas sim da família, como sempre fizemos questão de os tratar como tal.
Então achei melhor arranjar uma menina para ele, agora ela é a criada dele, ele está sempre a pedir meiguices na cabeça e ela faz.
Quanto ao teu papagaio ou outras aves já adultas, não te posso ajudar porque todas as aves que tive vieram sempre bebés. Agora eu já vi um papagaio adulto de 3 anos, maus como as cobras, que não deixava ninguém fazer nada e os donos tiveram de o dar, então andaram à procura de novos donos. Só te posso dizer que em um mês o novo dono conseguiu o que os donos anteriores em 3 anos nunca conseguiram. Ele andava no seu ombro, dava beijinho na boca, nas orelhas, chamava o dono, dizia o seu nome.
Isto para dizer que não somos nós que adoptamos a eles, mas sim eles a nós. Se gostarem de nós e da nossa maneira para com eles, vamos conseguir. Agora se gritamos com eles, se vivem assustados, em vez de terem tranquilidade nunca vamos conseguir nada deles. Eles têm de ter confiança em nós e nós temos de mostrar que confiamos neles.
Por isso é que eu digo que é necessário tirar-mos a luva e levar algumas bicadas, eles ai percebem que não há razão para bicar porque não estamos a fazer-lhe mal, nem apanharam nem houve gritos quando bicaram. Naturalmente vão deixando.
É assim, comigo sempre foi assim. Mas talvez com outra pessoa não seja assim, ou por terem outro temperamento ou outro método para resultar.
Desculpem o testamento
bej