germinar sementes

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
JCnail
Membro
Registado: sábado mar 18, 2006 12:04 pm

quinta ago 14, 2008 12:02 am

:D :D :D :D :D
obrigado pelo elogio.adoro os agapórnis.estes são os 8 casais que estão num dos 3 compartimentos...quero o melhor para eles, quero tirar crias maiores e melhores, e quero evoluir na criação de aves. :P por isso sou chato :P
gostava de ter mais casais de opalinos...mas por enquanto está dificil(monetariamente).
JCnail
Membro

quinta ago 14, 2008 12:03 am

porei num tupperware com tampa opaca e nao directamente exposto ao sol...
VMPH
Membro
Registado: segunda abr 28, 2008 12:10 pm

quinta ago 14, 2008 6:37 pm

Imagem

Apesar de ter um germinador Bioset há uns dois meses, que me custou uns 15€ e que mandei vir em conjunto com outras coisas, pois não encontrava nenhum destes ao pé de mim, ainda não experimentei germinar o que quer que fosse. A minha veterinária recomendou-me dar aos meus papagaios mistura para pombo germinada e tenciono dar também, por ter lido na Internet, erva de trigo (comprei grãos de trigo biológico, produto à venda em celeiros, custando, se não estou em erro, cerca de 1.30€ por 500g). Pergunto se alguém tem este germinador. Se sim, e desculpem a burrice, como germinam?
PauloC1 Escreveu:
JCnail Escreveu:nunca mais vi Amukina à venda! lol isso é ao pé dos legumes, em qualquer hipermercado?
Já somos 2!! Estou farto de procurar e nunca mais encontrei. Na verdadejá não faço germinado há uns tempos, porque tenho algum receio de fazê-lo sem amukina ( e não queria usar tintura de iodo).
Não tenho legitimidade para falar pois nunca germinei, e não que isto seja interpretado como um insulto (é apenas mera curiosidade), mas por que não usar tintura de iodo? O que li, ainda que pouco, é que há muita gente a usar tintura de iodo.

Obrigado.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta ago 15, 2008 6:40 pm

Não tenho legitimidade para falar pois nunca germinei, e não que isto seja interpretado como um insulto (é apenas mera curiosidade), mas por que não usar tintura de iodo? O que li, ainda que pouco, é que há muita gente a usar tintura de iodo.
Confesso que faz-me alguma confusão, só isso ;)
JCnail
Membro

domingo ago 17, 2008 2:22 pm

quais são as vantagens daquele comer "extrusado"?(não sei se é assim que se escreve) :S aquilo parece ração de cão...abraço
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

domingo ago 17, 2008 7:03 pm

PauloC1 Escreveu:
deadman Escreveu:o meu foi cerca de 20 e tal euros mas eu costumo usar em grande escala e uso um alguidar!
O meu, para o que aquilo é, achei caro, mas também só custou 25 euros.
sim o meu que custou 23 euros tembem é apenas 3 tigelas transparentes com um sifao e uma branca estanque
<p>1.0.0&nbsp; carcharodon carcharias</p>
<p>0.2.0 crocodylus porosus</p>
<p>0.0.1 physalia physalis</p>
<p>2.3.0 apis mellifera</p>
VMPH
Membro

quarta ago 20, 2008 1:07 pm

Boa tarde!
PauloC1 Escreveu:
Confesso que faz-me alguma confusão, só isso ;)
Perguntei, como disse, por curiosidade, pois nunca fiz germinação mas tenciono fazer e todos os cuidados são poucos.
JCnail Escreveu:quais são as vantagens daquele comer "extrusado"?(não sei se é assim que se escreve) :S aquilo parece ração de cão...abraço
Presumo que te refiras ao granulado. Para isso, com o devido respeito, acho que é preferível veres e perguntares no tópico Alimentação para papagaios cinzentos, visto que este é exclusivamente sobre germinação.
deadman Escreveu:
PauloC1 Escreveu:
deadman Escreveu:o meu foi cerca de 20 e tal euros mas eu costumo usar em grande escala e uso um alguidar!
O meu, para o que aquilo é, achei caro, mas também só custou 25 euros.
sim o meu que custou 23 euros tembem é apenas 3 tigelas transparentes com um sifao e uma branca estanque
Será possível dizerem como fazem a germinação nesses germinadores, ou seja, quanto de água metem, em que tigela transparente metem as sementes, tempo que demora, etc. Pergunto por nunca ter feito e tenho medo de fazer mal e estragar comida ou de fazer, pensar que está bem feita, e depois estar estragada, não sendo conveniente dar aos bichos.

Obrigado.
deadman
Membro Veterano

quarta ago 20, 2008 4:37 pm

aquilko traz 3 transparentes onde metes as sementes e duas brancas o topo e o fundo
enxes a tampa toda com agua que ela sosinha vai esvaziando e enchendo o seguinte
demora em media 3 dias mais ou menos
VMPH
Membro

sexta ago 22, 2008 3:46 pm

Boa tarde!

Obrigado pela resposta. Como tenciono germinar poucas sementes, para ver como corre a experiência, pergunto o seguinte: meto em qual recipiente transparente? No último, ou seja, de cima para baixo, o terceiro transparente?

Obrigado.
deadman
Membro Veterano

sábado ago 23, 2008 9:52 am

se for poucas nem precisas dos tres transparentes
basta te um
VMPH
Membro

sábado ago 23, 2008 12:53 pm

Boa tarde!

Bastar-me-á então pôr sementes num só transparente e meter os outros dois de parte ou ponho sementes num transparente e utilizo também os outros para passar água apenas, para uma melhor germinação? Se sim, em qual? No último, ou seja, o terceiro transparente a contar de cima?

Obrigado.
VMPH
Membro

quinta set 04, 2008 1:41 pm

Boa tarde!

Ainda não fiz a tal germinação. Além das perguntas que fiz na minha intervenção anterior, vou colocar mais umas quantas.

1) quando dão sementes germinadas às vossas, quanto tempo deixam-nas no comedouro? Retiram o comedouro ao final do dia, com medo de se estragarem, ou mais tempo? Respondam consoante a época Inverno ou Verão, porque calculo que faça diferença ou o recomendado seja, mesmo na época menos quente, retirar ao fim de pouco tempo.

2) não sei se é o caso de muitos, mas calculo que, depois de germinarem e servirem às vossas aves, fiquem com sementes que sobram. O que fazem a elas? Presumo que guardam. Se sim, como e durante quanto tempo?

Obrigado.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta set 04, 2008 10:01 pm

Olá,
Eu geralmente só germino a quantidade que sei que o 'stock' se vai escoar dentro de um tempo razoável (cerca de 3 dias). Guardo-as no frigorifico numa embalagem hermética e só sirvo diariamente às aves uma quantidade que eles possam consumir em pouco tempo. Geralmente colocamos as sementes de manhã antes de irmos para o trabalho, e quando chegamos a casa à tarde já não há lá nada.
VMPH
Membro

sábado set 20, 2008 12:12 pm

Boa tarde!

Usando um germinador, vou pôr este esquema para ver se está correcto. Se algo estiver mal, avisem. Se acharem que o vosso é melhor, digam, por passos, como fazem, para todos sabermos.

Dia 1

1 - Arranjar um sítio luminoso, mas protegido dos raios solares directos.
2 - Existem cinco pratos: três transparentes e dois brancos (um sifão e outro estanque). Introduzir sementes num prato transparente. Se quiser germinar mais outro tipo de sementes, usar mais um prato. Se não, basta um prato apenas, pondo de parte os outros dois.
3 - Introduzir água no sifão com algumas gotas de desinfectante (Amukina, Avizoon Mould Master, Tetra Fungistop ou tintura de iodo).
4 - 12 horas depois, pôr mais água no sifão.

Dia 2

5 - De 12 em 12 horas, pôr mais água no sifão.

Dia 3

6 - Retirar as sementes e lavá-las bem (poderá ou não usar desinfectante).
7 - Servir.

Notas:

1) Se vir que não estão ainda bem germinadas, continuar a pôr água de 12 em 12 horas.

2) O que sobrar, ponham no frigorífico numa caixa hermética, mas não mais do que três dias.

3) Servir sempre o germinado de manhã e retirá-lo à tarde/noite, pois estragar-se-á.
VMPH
Membro

segunda set 22, 2008 3:42 pm

Boas!

Hoje de manhã, a propósito de um desinfectante, o Amukina, que, segundo sei, é difícil de encontrar e só há num hipermercado (para não fazer publicidade directa, é um que tem um elefante no logo), perguntei a uma amiga, por ir lá com frequência, quando iria e se poderia trazer-me tal produto. Ela perguntou-me se era um para desinfectar frutas e legumes, ao qual respondi que sim, tendo ela dito que isso não prestava nada. Ela disse que numa aula de Nutrição, na Faculdade, o professor disse que aquilo é - e passo a citar - "uma treta". Disse que não mata nada, que é uma espécie de água salgada e soro fisiológico. É um facto que, nos dias de hoje, há mil e uma coisas que, quanto a mim, não passam de marketing, mas também me custa a crer que aquilo seja somente isso. Para mim, se quero comer fruta, lavo e já está. Não tenho paciência e acho um desperdício de dinheiro nesses produtos, mas é claro que, estando aqui animais envolvidos, bem como sementes que, ao serem germinadas, podem criar fungos e bactérias, todo o cuidado é pouco. Com mais dúvidas fiquei e pedi-lhe então, pelo sim pelo não, para trazer tintura de iodo.

É por isso que lanço as seguintes perguntas:

1) Vale a pena o uso de um produto como Amukina? Fazendo as contas, a verdade é que, quando comparado com tintura de iodo, até sai mais barato, mas é claro que, caso o último seja mais eficaz, não vale a pena comprar o primeiro.

2) Que alternativas há aos desinfectantes que mencionei no post anterior? Vinagre? Lixívia? Não fará lixívia, mesmo que em pouca quantidade, mal? Que tipo de lixívia é? A normal, ou seja, que há à venda em supermercados? Pergunto por ter lido algures que o ideal até seria lixívia pura.

Obrigado.
Responder

Voltar para “Aves”