Pois eu não tinha percebido a questão dele, de facto para tratar deles tenho de entrar dentro do viveiro...Terugkeren Escreveu:Olá Bruno,BrunoRSilva Escreveu:Pois tb não sei se o buraco virado para a parede será a melhor opção, por isso mesmo vim cá pedir ajuda/conselhos...Zahn Escreveu:Não sei se o ninho voltado para a parede é a melhor solução. Se ouvirem algum som/barulho não têm forma de ver o que é sem sair. Estão às cegas. Não sei até que ponto se sentem seguros.
Depois há a questão da lâmpada e fio que não faz qualquer sentido, o telhado que de inverno deve ser bastante ruidoso e os comedouro e bebedouro a que só tem acesso entrando na gaiola...
Não tenho experiência em psitacideos de grande porte, mas são aspectos a considerar.
em relação à lâmpada e ao fio, porque dizes que não faz sentido?
O telhado como disse posso resolver isso fácilmente...
Em relação aos comedoros não percebo porque dizes que "Só tem acesso entrando na gaiola"?Elessão completamente independente e não vejo qual é a tua questão?
cumprimentos,
Bruno Silva
Eu penso que o que o Zahn quer dizer é que os comedouros estão num local onde VOCE só tem acesso entrando na gaiola, o que poderá perturbar as aves. Talvez pudesse instalar os comedouros numa zona que pudesse aceder a partir do lado de fora (caixa ou comedouro rotativos), ou pelo menos sem entrar na gaiola e aceder às imediações no ninho.
Fazer criação de papagaios - conselhos
-
- Membro Júnior
- Registado: terça abr 19, 2011 11:10 am
-
- Membro Júnior
A Lâmpada é para eu poder tratar deles de Inverno, uma vez que tenho dias que saiu de casa cedo escuro e volto já escuro, para poder tratar deles teria de ter iluminação... Eu posso retirar e quando precisar só se for com foco, mas como custumo ir com as duas mãos cheias de coisas para entrar lá uma única vez com a luz é muito mais prático e rápido...Zahn Escreveu:A lâmpada aí está a servir para quê? Eu acho que eles não precisam dessa iluminação. Acesa e em vôo podem muito bem tocar-lhe e queimarem-se ou partirem-na. Além disso, eles têm tempo suficiente para arranjar forma de terem acesso a ela e ao fio e se magoarem. É só a minha opinião.
Os comedouros... Para os mudar e limpar tem de entrar dentro da gaiola, certo? Não acha que com isso está a perturbar as aves?
Novamente, é a minha opinião, que vale o que vale.
--EDITADO--
Correcto, Terugkeren.
Sim eu para mudar a comida tenho de entrar dentro do viveiro, e devo incomodar, se bem que sempre que lá vou vou muito devagar, tipo em câmara lenta para não os assustar... coloquei-lhes a comida ali porque era na zona abrigada com o coberto para não apanhar chuva, além disso era uma zona mais "pacata" onde eles poderiam comer sentindo-se mais em segurança, se eu meter os comedouros junto à rede eles para comer teriam de estar no lado oposto onde eu considero ser a zona mais segura para eles, o coberto...
Eu posso meter os comedouros presos à rede, só tenho de os cobrir com algo para não apanhar água e chuva e abrir uma abertura na rede para poder tratar do ladode fora da rede...
De qualquer das formas terei sempre de entrar lá de tempos em tempos para fazer limpeza ao viveiro, uma vez que ele é bem grande e como é normal eles sujam-nos, além disso o vento tb encarrega-se de levar para lá folhas das arvores

Eu só tenho a agradecer e vossa opinião, com isso espero melhorar e aprender, eu apenas não tinha percebido a tua questão

-
- Membro Júnior
Pois o ninho está messa posição por eu pensar que estaria mais protegido dessa forma. se bem que eles entram lá, aliás ontem eu fui tirar umas fotos(que vou postar a seguir) e um deles estava lá dentro, eu tirei as fotos e ele nunca saiu de lá...jorge1234 Escreveu:brunorsilva, apesar de nao ter papagaios e nao estar neste meio penso que ha aqui coisas que saltam a vista e que achoq ue sao importantes...
- estou com o zahn em relaçao ao fio electrico, nao esta ai a fazer nada e pode lhe trazer problemas...
- o ninho estar virado para a parede, nao tem logica nenhuma,pois os passaros nao estao a ver a entrada do ninho logo nas lhes dá vontade de entrar, quando estao normalmente nos poleiros...
- o ninho que esta a usar parece me nao ser o indicado para papagaios e a madeira que usa no ninho é muito fraca logo estes podem destruir com facilidade...
- parece me que o local é muito humido, e deve apanhar com ventos muito fortes e por isso aconselho que coloque placas de acrilico para proteger dos ventos e das chuvas arrastadas pelo vento...
boa sorte e desculpe a frontalidade...![]()
cumps, jorge
Quanto à forma do ninho e como fui eu que o construi não sei se será o mais indicado como me dizes, agora em relação à qualidade da madeira posso-te dizer que eles nunca na sua vida o vão destruir

Posso não ter as melhores condições ou por outras palavras as condições que "eles" realmente precisam(mas isso é por eu desconhecer), mas a nivel material/alimentação e tudo mais eu tento dar-lhes do melhor que posso e existe...
Posso dizer-te que este viveiro, segundo uma avaliação minha assim de cabeça está em mais de 1000€ e isto porque eu faço tudo com a minha mão, desde o ninho, a fazer as paredes em cimento, fazer e soldar a estrutura em ferro, o tecto e vedação, se fosse a pagar tudo o que fiz seria bem mais uns 1000 €.
Quanto ao local tens toda a razão, nós aqui(Açores) temos um clima muito húmido, em muitas alturas do ano temos húmidades acima dos 90%, já pensei se esse não será um dos factores para eles não procriarem?
Em relação às placas acrilicas, aconselhas a forrar mais o viveiro?
Eu quando o fiz já pensei nesse pormenor, aquela parede onde está fixo o ninho foi já feita a pensar nisso uma vez que o vento vem quase sempre desse lado e em dias de ventania já estive lá e na parte coberta digo-te que é bem abrigado, claro que na parte onde é só rede o vento não pode ser "abafado" só se forra como dizes, mas assim não ficar muito abafado e tipo estufa?
Agradeço a frontalidade

-
- Membro Júnior
Actualizando vou postar mais umas fotos...
Aqui podem ver a "árvore" que meti dentro do viveiro, com a "donzela" já a fazer uso dela:

Aqui podemos ver os ramos que meti ao pé do ninho, desta forma os ramos ficam por cima dos poleiros de ferro e estes ficam inutilizados, tendo eles de usar só os de madeira dos ramos de eucalipto... Pode parecer nesta foto que a entrada esta bloqueada mas está com um bom acesso e ainda mais funcional para eles, uma vez que eles passavam muito do tempo em cima do comedouro da comida e agora os ramos fazem a ligação do comedoura à entrada do ninho, podemos também que a fêmea está na entrada do ninho e o macho está no interior:

Nas duas próximas podemos ver o interior do ninho:

Nesta já com as folhas e com ramos finos partidos oas bocadinhos, nota que eles andam lá dentro e já deram um "jeito" no ninho e já o começaram a moldar:

Criticas/sugestões?
Aqui podem ver a "árvore" que meti dentro do viveiro, com a "donzela" já a fazer uso dela:

Aqui podemos ver os ramos que meti ao pé do ninho, desta forma os ramos ficam por cima dos poleiros de ferro e estes ficam inutilizados, tendo eles de usar só os de madeira dos ramos de eucalipto... Pode parecer nesta foto que a entrada esta bloqueada mas está com um bom acesso e ainda mais funcional para eles, uma vez que eles passavam muito do tempo em cima do comedouro da comida e agora os ramos fazem a ligação do comedoura à entrada do ninho, podemos também que a fêmea está na entrada do ninho e o macho está no interior:

Nas duas próximas podemos ver o interior do ninho:

Nesta já com as folhas e com ramos finos partidos oas bocadinhos, nota que eles andam lá dentro e já deram um "jeito" no ninho e já o começaram a moldar:

Criticas/sugestões?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 08, 2011 5:37 pm
caturras
piriquitos australianos
brunorsilva, tenho lhe delhe conhecer duas qualidades que para mim sao muito importantes e que ainda me da (pelo menos mim) mais vontade de o ajudar com as suas aves, é muito humilde, muito esforçado no trabalho que tem demonstrado e acima de tudo é amigo das suas aves. Depois de ler o que escreveu o unico q«reparo é que deve tentar encomendar um ninho em "L" e tente virar o ninho para a frente para os seus papagaios terem mais vontade de criar. Espero que daqui a uns tempos esteja aqui a postar fotos das crias deles
boa sorte e continue!
cumps jorge

boa sorte e continue!
cumps jorge
Brunorsilva,
Pelas suas descrições e pelo que vi nas fotos, quanto a mim, deveria colocar o ninho encostado à parece de trás ou à lateral esquerda(quem olha do lado da rede). Idealmente deveria usar um ninho em L, porque evita que eles se atirem lá para dentro partindo os ovos. No entanto o seu serve. Apenas lhe faço um reparo. O ninho devia ser mais fundo, fornecendo-lhe uma escada. Pelo menos pelas fotos parece pouco fundo e eles estando lá no fundo quase que conseguem ver para fora.
Além destes detalhes, só mesmo dar-lhe o máximo de sossego possível...
Pelas suas descrições e pelo que vi nas fotos, quanto a mim, deveria colocar o ninho encostado à parece de trás ou à lateral esquerda(quem olha do lado da rede). Idealmente deveria usar um ninho em L, porque evita que eles se atirem lá para dentro partindo os ovos. No entanto o seu serve. Apenas lhe faço um reparo. O ninho devia ser mais fundo, fornecendo-lhe uma escada. Pelo menos pelas fotos parece pouco fundo e eles estando lá no fundo quase que conseguem ver para fora.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm
Caro Forista
O que eu faria.
1º Acabar com os passeios dos gatos proximo do viveiro
2º Eliminar a proximidade do cão principalmente se ele latir frequentemente
3º Deixar de colocar e tirar puleiros pois os papagaios detestam movimentações
4º mudava o comedouro e bebedouro de sítio, deixar mais longe do ninho
5º mudava a posição do ninho deixando a entrada virada para fora (assim eles tem uma maior percepção do que os rodeia (entrar e sair do ninho são momentos de vulnerabilidade)
6ºcolocava umas escadas melhores no interior do ninho
7ºTinha atenção ao que seu pai anda a fazer na "quinta" movimentos bruscos ou o simples movimento de enchadas próximo do viveiro é mau.
8ºDava tempo ao tempo pois você estando sempre a movimentar o interior do vivieiro evita que eles se sintam "bem e seguros" para procriar
9º cobria as telhas com algo que faça menos barulho " o exemplo da telha lusa pode ser suficiente
10º Entre e saia do viveiro o mais breve possível. Faça a limpeza ponha a água e comida e saia.
11º Evite ao estar dentro do viveiro e ficar perto do ninho "o que não acontece actualmente visto o comedouro e bebedouro estarem practicamente do lado do ninho.
12º Elimine o fio do interior do viveiro pois isso vai dar asneira de certeza. Não duvide das capacidades dos seus papagaios.
boa sorte
lmgcardoso
O que eu faria.
5º mudava a posição do ninho deixando a entrada virada para fora (assim eles tem uma maior percepção do que os rodeia (entrar e sair do ninho são momentos de vulnerabilidade)
7ºTinha atenção ao que seu pai anda a fazer na "quinta" movimentos bruscos ou o simples movimento de enchadas próximo do viveiro é mau.
8ºDava tempo ao tempo pois você estando sempre a movimentar o interior do vivieiro evita que eles se sintam "bem e seguros" para procriar
9º cobria as telhas com algo que faça menos barulho " o exemplo da telha lusa pode ser suficiente
10º Entre e saia do viveiro o mais breve possível. Faça a limpeza ponha a água e comida e saia.
11º Evite ao estar dentro do viveiro e ficar perto do ninho "o que não acontece actualmente visto o comedouro e bebedouro estarem practicamente do lado do ninho.
12º Elimine o fio do interior do viveiro pois isso vai dar asneira de certeza. Não duvide das capacidades dos seus papagaios.
boa sorte
lmgcardoso
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm
Só um reparo: Estou de acordo que o fio e a Lâmpada no interior do viveiro deviam ser eliminados. No entanto penso que se deve dizer que o fio só representará um perigo para os papagaios quando a Lâmpada estiver acesa. Caso contrário não tem corrente a passar por ele.
Cumps
Cumps
-
- Membro Júnior
Obrigado pelas palavrasjorge1234 Escreveu:brunorsilva, tenho lhe delhe conhecer duas qualidades que para mim sao muito importantes e que ainda me da (pelo menos mim) mais vontade de o ajudar com as suas aves, é muito humilde, muito esforçado no trabalho que tem demonstrado e acima de tudo é amigo das suas aves. Depois de ler o que escreveu o unico q«reparo é que deve tentar encomendar um ninho em "L" e tente virar o ninho para a frente para os seus papagaios terem mais vontade de criar. Espero que daqui a uns tempos esteja aqui a postar fotos das crias deles![]()
boa sorte e continue!
cumps jorge

Vou começar a pensar em fazer mais um ninho para meter no viveiro, este em L como disse e ainda maior que o anterior

-
- Membro Júnior
como disse anteriormente vou fazer mais um ninho, sabe me dizer as dimensões ideais para o dito ninho em L?IGSG Escreveu:Brunorsilva,
Eu procurando na net devo encontrar algo com facilidade...
-
- Membro Júnior
amigo lmgcardoso, vou tentar responder-lhe a cada uma das suas sugestões(respondendo a cada ponto seu) dado a minhas limitações...lmgcardoso Escreveu:Caro Forista
O que eu faria.
boa sorte
lmgcardoso
1º Emrelação a este pontos vai ser impossivel e já começo mal, uma vez que isto é um meio rural os gatos andam em liberdade e soltos na natureza, se bem que o meu gato é o que "mais" anda na zona... Ele é um gato super calmo, está castrado e não é de andar a bisbilhotar perto do viveiro nem nada disso, gosta muito é de comer e dormir

2º O cão é uma situação identica, ele tem o seu canil e a sua zona construida já há anos (ele tem já mais de 10 anos), é uma companheiro, amigo e não é cão de ladrar (cocker), apenas quando chega alguém e para nos dar alerta... Podia leva-lo para um local mais longe, mas já o temos ali à anos e seria uma tristeza tê-lo longe agora...
3º Agora penso que não preciso mexer mais nos poleiros, pois assim já ficam bons...
4º Mudar os comedouros é exequível, se bem que tenho de pensar bem como/onde vou fazer de forma a ficar bom para eles e prático para eu depois tratar deles do lado de fora do viveiro, vou pensar bem nisso, ver que materiais eu preciso e idealizar o "projecto"

5º Este é fácil de fazer, mas acha que devo mudar ou faço outro ninho e então o próximo fica com a abertura para o exterior/porta do viveiro?
6º o que aconselha para as escadas? faço com tiras de madeira? eles não vão triturar?
7º Vou falar com ele

8º Eu não tenho pressa, já os tenho à uns anos e não estou obcecado em tirar criação

9º esta parte tb é fácil de executar e em poucos dias vai estar resolvida, vou cobrir com telha.
10º Já faço isso, apenas entro e saiu devagar para evitar movimentos bruscos e com isso assusta-los.
11º Pois, para isso terei de mudar os comedouros...
12º Esta parte tb é fácil de executar/eliminar

Agradeço toda a ajuda

cumprimentos,
Bruno Silva
-
- Membro Júnior
Exactamente e eu só acendo de Inverno nos dias que vou lá tratar deles, mas que qualquer forma vou providênciar issoTerugkeren Escreveu:Só um reparo: Estou de acordo que o fio e a Lâmpada no interior do viveiro deviam ser eliminados. No entanto penso que se deve dizer que o fio só representará um perigo para os papagaios quando a Lâmpada estiver acesa. Caso contrário não tem corrente a passar por ele.
Cumps

-
- Membro Veterano
Neste aspecto deverá procurar tratá-los durante a luz do dia, porque no escuro o acender de uma luz e o apagar da mesma também é um facto perturbador.BrunoRSilva Escreveu:Exactamente e eu só acendo de Inverno nos dias que vou lá tratar deles, mas que qualquer forma vou providênciar issoTerugkeren Escreveu:Só um reparo: Estou de acordo que o fio e a Lâmpada no interior do viveiro deviam ser eliminados. No entanto penso que se deve dizer que o fio só representará um perigo para os papagaios quando a Lâmpada estiver acesa. Caso contrário não tem corrente a passar por ele.
Cumps
Eu muito sinceramente já vi pessoas a tirarem criações de cinzentos em condições que comparadas com as suas são uma miséria. A sua gaiola é um palácio e estou em crer que se o seu casal ainda não criou ou não o fizer em breve, deverá procurar a origem do problema em algo que não o ambiente. Nomeadamente em algum problema fisico de algum dos elementos do casal, ou ambos.
-
- Membro Júnior
Pois eu tb tenho conhecimento disso, sei de criadores que com numa pequena gaiola que eles nem voar podem, com menos de 1 metro para se movimentarem, alimentação à base de sementes(apenas e só) com ninhos pequenos comparados com o meu e estão ali quase ao abandono, tiram criação...Terugkeren Escreveu:Neste aspecto deverá procurar tratá-los durante a luz do dia, porque no escuro o acender de uma luz e o apagar da mesma também é um facto perturbador.BrunoRSilva Escreveu:Exactamente e eu só acendo de Inverno nos dias que vou lá tratar deles, mas que qualquer forma vou providênciar issoTerugkeren Escreveu:Só um reparo: Estou de acordo que o fio e a Lâmpada no interior do viveiro deviam ser eliminados. No entanto penso que se deve dizer que o fio só representará um perigo para os papagaios quando a Lâmpada estiver acesa. Caso contrário não tem corrente a passar por ele.
Cumps
Eu muito sinceramente já vi pessoas a tirarem criações de cinzentos em condições que comparadas com as suas são uma miséria. A sua gaiola é um palácio e estou em crer que se o seu casal ainda não criou ou não o fizer em breve, deverá procurar a origem do problema em algo que não o ambiente. Nomeadamente em algum problema fisico de algum dos elementos do casal, ou ambos.
O meus com o bom espaço, com alimentação/vitaminas/cálcio/fruta e tudo o que lhes posso dar do melhor e não dão criação...
enfim... Devo ser uma pessoa azarada

-
- Membro Veterano
Pois.....BrunoRSilva Escreveu:Pois eu tb tenho conhecimento disso, sei de criadores que com numa pequena gaiola que eles nem voar podem, com menos de 1 metro para se movimentarem, alimentação à base de sementes(apenas e só) com ninhos pequenos comparados com o meu e estão ali quase ao abandono, tiram criação...Terugkeren Escreveu:Neste aspecto deverá procurar tratá-los durante a luz do dia, porque no escuro o acender de uma luz e o apagar da mesma também é um facto perturbador.BrunoRSilva Escreveu:Exactamente e eu só acendo de Inverno nos dias que vou lá tratar deles, mas que qualquer forma vou providênciar issoTerugkeren Escreveu:Só um reparo: Estou de acordo que o fio e a Lâmpada no interior do viveiro deviam ser eliminados. No entanto penso que se deve dizer que o fio só representará um perigo para os papagaios quando a Lâmpada estiver acesa. Caso contrário não tem corrente a passar por ele.
Cumps
O meus com o bom espaço, com alimentação/vitaminas/cálcio/fruta e tudo o que lhes posso dar do melhor e não dão criação...
enfim... Devo ser uma pessoa azarada
Eu se fosse a si, e com todo esse espaço disponível, dividia essa gaiola a meio e arranjava mais outro casal.