Eman33 Escreveu:Eu que tenho umas luzes fiquei também um pouco confuso com tudo o que foi escrito
Eman33
Quanto aos periquitos, vou tentar explicar por outras palavras de forma a ser mais simples de entender.
Vamos assumir o seguinte:
Temos um ave
Verde "pura" ou seja, é uma ave verde que geneticamente não tem mais nenhuma mutação "escondida"
O Verde é Dominante
Temos um ave
Azul "pura" ou seja, é uma ave azul que geneticamente não tem mais nenhuma mutação "escondida"
O Azul é Recessivo
Se cruzarmos ambas as aves e porque o verde é dominante, vamos apenas obter aves
Verdes
Só que, como se cruzou verde com azul, as aves que nascerem, embora sejam verdes, mas já não são puras, pois transportam consigo a mutação azul, que não é visivel devido a ser recessiva e estar camuflada por uma que é dominante.
Penso que até aqui não existem dúdivas.
Se resolvermos pegar numa destas aves que resultou do cruzamento do Verde com o Azul, ou seja, se pegarmos numa ave Verde portadora de Azul e a formos cruzar novamente com um Azul "puro", aí sim, já conseguimos obter aves Azuis.
Porquê ?
Para que a mutação azul surja e porque é recessiva, é necessário que ambos os progenitores a possuam.
Como cruzámos uma ave Verde portadora de Azul, com uma ave Azul, iremos obter aves Verdes portadoras de Azul e claro, aves Azuis.
O que não é possivel de acontecer, é de dois "puros" um verde e um azul, sairem azuis.
Penso que isto seja simples.
O grande problema e o que causa grandes confusões, é que, regra geral, não sabemos se as aves que adquirimos, transportam mais alguma mutação, do que aquela que é visivel.
Quantos às rolas.
Sinceramente, não posso ajudar, até porque, desconheço por completo as mutações das rolas.