Alimentação para papagaios cinzentos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

domingo mai 25, 2008 2:12 pm

Caro forista VPMH

Desculpe pela demora de minha resposta.

Li atentamente o site que indicou aqui no forum, muito interessante.

Em relação ao meu esquema, tem sua lógica.
Primeiro "tornando-me repetitivo"
Não é prejudicial fornecer sementes de girassol, o que é prejudicial é o fornecimento continuado e em excesso. No site que indicou, parece que aconselham o fornecimento de girassol moderado.
Segundo
Se cair no erro de fornecer um pouco de tudo ao mesmo tempo o que irá acontecer de certeza é que o seu papagaio irá escolher um alimento como preferido e vai vasculhar o comedouro atirando a comida "secundária" para fora do recipiente, até acabar aquilo que ele mais gostou na mistura. Se você fizer isso continuadamente o que poderá acontecer a longo prazo, é o seu papagaio sofrer de sub-nutrição sem você dar por isso.
Ao seguir o meu esquema isso não acontece com a vantagem de ele comer até deixar e ter fome, pois no comedouro existe apenas a alimentaçao que ele irá procurar em quantidades suficientes para suprir as suas necessidades diárias de vitaminas e proteínas que são fornecidas todos os dias de forma diferente.

Deixo o milho e a mistura de pombo de molho de um dia para o outro pois desse modo os grãos ficam mais macios e suculentos e assim fica mais fácil para eles comerem o miolo das sementes.

O que é e qual a vantagem da germinação na alimentação????Não percebo.

Os açúcares são adquiridos de modo natural na alimentação, não sei se será conveniente fornecer açúcares em corn flakes, mas não me manifesto pois como você disse e bem o que faz mal são os excessos.

Os biscoitos "Granulados" que forneço aos meus papagaios cinzentos é da marca Pretty Bird com a referência Species Specific African, próprio para suprir todas as necessidades dos papagaios cinzentos que são ligeiramente diferentes das dos demais.
Compro estes biscoitos "granulados" em embalagens de 10 kgs mantenho o saco fechado em local com pouca luminosidade, nada de especial. Penso já ter indicado, neste forum, dois locais onde é possível a sua aquisição sem problemas, na zona de Lisboa.
Os biscoitos "granulados", são uma grande ajuda, como por exemplo, estou com pouco tempo para os meus amiguinhos, devido ao trabalho excessivo e neste momento, limito-me a fornecer biscoitos. Dessa forma não ficam com carências alimentares, mas este sistema de alimentação não deve ser fornecido nem implantado como base alimentar. A alimentação por norma deve ser variada.

Sou contra ao fornecimento de vitaminas por injecção
Primeiro por ser trabalhoso. Imagine que tenho 10 casais de papagaios, tenho de os apanhar a todos, colocá-los em "gaiolas transporte" e levá-los ao veterinário. Isso seria impossível de o fazer.
Segundo, tratasse de um processo traumático para as aves.
Eu dou por duas maneiras
Primeiro
Misturando na água, embora ao longo do tempo a mistura perca as suas características iniciais, eles acabam por consumir o suficiente.
Segundo e tão eficaz como a injecção com a vantagem de não ser traumático nem trabalhoso
Acostume os seus papagaios a comerem guloseimas (por exemplo papa de banana, maçã ou mistura de vários frutos) por seringa (sem agulha) tipo a utilizada pelos toxicodependentes (pequeninas) e quando eles já comerem sem exitar, acrescente nessa papa gotas de um multivitaminico e lhes dê. Para este caso em concreto aconselho um muito bom que se pode adquirir nas farmácias que é o protovit n, mas não dispense o conselho de um veterinário antes de iniciar o processo.
Utilize uma seringa por papagaio.

Por norma, a fruta não dá diarreia, o que acontece com frequencia é as pessoas confundirem, por falta de conhecimentos, as fezes por ficarem mais líquidas com diarréias.
O que se passa é que os papagaios ao consumirem fruta, indirectamente consomem mais líquidos e o que acontece é a evacuação "fora do normal" de água nas fezes.

Não vejo problemas em mudar o nome do tópico deste forum, só tenho um problema, não sei como isso se faz, nem sei se será possível.

boa sorte
lmgcardoso
VMPH
Membro
Registado: segunda abr 28, 2008 12:10 pm

sábado mai 31, 2008 9:01 pm

Boa noite.

lmgcardoso, quanto a mudar o nome do tópico, vá à mensagem de abertura, clique em editar e, no assunto, altere o nome.

Vou pôr aqui o esquema de uma dieta e também de higiene que planeei e tenciono passar a usá-lo nos próximos dias. Creio que a dieta seja equilibrada, mas não é ainda definitiva e estou, por isso mesmo, aberto a sugestões.

*2ª feira

A) Comida

Comedouro 1: granulado + milho (seco) + pão integral
Comedouro 2: grit coral + fruta + legumes

Retirar o comedouro 2 ao final da tarde e deitar fora o conteúdo, porque a fruta e os legumes oxidam e poderão
estragar o que está no mesmo comedouro.

B) Limpeza

*3ª feira

Comedouro 1: granulado (pouco) + osso de choco
Comedouro 2: papa de ovo + mistura para pombo germinada + fruta + legumes

Retirar o comedouro 2 ao final da tarde e deitar fora o conteúdo, porque a fruta e os legumes oxidam e poderão

*4ª feira

A) Comida

Comedouro 1: granulado + osso de choco + cereais

B) Limpeza

*5ª feira

Comedouro 1: granulado (pouco) + pão integral

*6ª feira

Comedouro 1: granulado + nozes + esparguete

*sábado

A) Comida

Comedouro 1: granulado + milho (seco)

B) Limpeza

*domingo

Comedouro 1: granulado (pouco) + osso de choco + pão integral

Notas:

1) Grit coral porque, segundo li, facilita a digestão. O facto de estar no comedouro 2, juntamente com a fruta e legumes, deve-se ao facto de, estando estes um pouco molhados por terem sido lavados, o grit colar-se a eles e os papagaios acabam por digerir ambos.

2) Papa de ovo darei três vezes por semana por ter lido nas instruções para dar papa duas ou três vezes. Talvez venha a reduzir para duas doses semanais.

3) Dou menos granulado nos dias em que dou também mistura de pombo germinada, para que os bichos se habituem também a outros alimentos e por a veterinária ter recomendado dar, de vez em quando, mistura para pombo germinada.

4) Dou milho seco, mas poderão dar como o lmgcardoso faz. Faço este método porque eles comem sem qualquer problema. Eles comem também milho da outra forma mas quando é dia de mistura de pombo germinada, ainda que em menor quantidade.

5) Nunca é demais dizer que tive sorte em eles terem aderido ao granulado, mas recusaram da primeira vez que lhes dei. Há quem opte, quando querem introduzir algo de novo na alimentação, retirar-lhes o que já está lá para obrigá-los a comer o novo alimento. Eu não optei por este método. Uso um, embora que infantil, que resulta. Quando tento dar-lhes um novo alimento e se, por acaso, recusam, finjo que estou a comer, digo que está bom, faço nova investida e resulta. Porém, cada caso é um caso. Felizmente, comigo resulta e tenho sorte por eles comerem novas coisas, fazendo com que não criem hábitos e possam ter uma dieta mais saudável.

Uma pergunta: alguém dá espirulina aos papagaios? Pergunto pelo que escrevi numa mensagem anterior, mas não sei onde encontrá-la.
greyp
Membro Júnior
Registado: segunda mai 19, 2008 1:33 am

domingo jun 01, 2008 1:37 am

Porque é que o post do user mcamedjay foi apagado ?
lmgcardoso
Membro Veterano

segunda jun 09, 2008 5:04 pm

Caros foristas

Finalmente alguém nos deu a conhecer outro sistema de alimentação.
VMPH obrigado pela sua participação, vou ler atentamente o seu esquema e depois mando um "feedback"

boa sorte
lmgcardoso
VMPH
Membro

segunda jun 09, 2008 8:42 pm

Boa tarde.

greyp, o que o mcamedjay escreveu não foi apagado, encontra-se aqui. O ideal será que um moderador mova o conteúdo desse tópico para aqui ou que o próprio escreva aqui, de modo a que a informação sobre dietas para psitacídeos não esteja dispersa.

lmgcardoso, tenho notado os meus bichos em baixo ultimamente, sendo frequente abrirem a boca. Posso atribuir a dois factores. O primeiro deve-se a terem estado, no outro dia, um mês após estarem cá, por estarem mais à vontade com o espaço onde estão, a explorar o sítio, andando (e voando) de um lado para o outro. O outro é por causa do calor que se começa a sentir.
Presumo que não seja algo mais, pois eles costumam sair da gaiola, ainda que menos (lá uma ou outra vez), à procura de nozes e maçãs (costumo pô-las cá fora, para obrigá-los a mexerem-se). Já baixei um pouco os estores e costumo borrifá-los, mas não muito, pois costumam espirrar de vez em quando e tenho receio que possa originar algo grave. Só agora é que reparei no dia de hoje e que amanhã é feriado, ou seja, não posso ir ao veterinário no Hospital da Ajuda, tendo consulta apenas na próxima semana. Pelo que li não só da sua sugestão, mas também de outras, costuma-se dar Protovit às aves. Sobre este, gostaria de saber:

1) qual a dosagem que dá? E durante quanto tempo?
2) costuma notar melhorias no seu papagaio? Se sim, após quanto tempo?
3) em comparação com outros produtos vitamínicos, como o complexo B da Avizoon, é melhor?
4) qual a capacidade e quanto custa?

Pelo que li, julgo que, mesmo que seja outro problema que eles tenham (duvido, pelo que disse, além de eles mexerem-se mais durante a noite, por estar mais fresco), mal não fará às aves. De qualquer forma, talvez aguarde pela próxima semana, a menos que fiquem pior, ao ponto de nada comerem e aí tenha de ir a um outro veterinário, mas gostaria de saber a sua opinião sobre o que pergunto, ou mesmo de outros foristas.

Quero, já agora, pedir a todos algo que já pedi, que creio ser importante: se puderem, comentem no tópico Análises clínicas, para que muitos como nós, donos de papagaios, saibamos como proceder.

Obrigado.
lmgcardoso
Membro Veterano

segunda jun 16, 2008 8:59 am

Caro forista VMPH

Antes de mais gostaria de pedir desculpas pela demora de minha resposta.

Em relação aos seus amiguinhos estarem mais "parados" penso que seja normal nesta fase do ano, muito calor, dias mais longos, etc...No entanto será importante reparar se eles duarante o dia tem períodos de mais movimentação natural, sem você os insentivar a movimentarem-se, como por exemplo: Palrrar(cantar), carícias entre eles (se estiverem juntos) brincarem, etc... Período da manhã antes do grande calor e período da tarde após o calor extremo do dia. Se aliado a isto eles consumirem água e comida normalmente, julgo não haver nada de anormal.
Mas atenção: Não estou a ver as suas aves, estou apenas a relatar o que acontece por norma cá em casa, se verificar alguma coisa fora do normal, não exite, vá ao veterinário.

Você fez bem em retiralos do sol nesta altura do ano. Mantenha-os com claridade mas sem o sol directo, deixe muita água a disposição, se possível coloque um tabuleiro razinho com água que dê apenas para cobrir os pés dos papagaios, no chão da gaiola para se eles quizerem, possam tomar banho, eles adoram.

Protovit
dou apenas quando estão em tratamento
quando dou, dou (conforme consenho veterinário) 3 (minimo) a 5 (máximo) gotas 3x ao dia 8 em 8 horas. Misturo com papa de banana numa seringa pequena tipo "toxicodependente". tento dar sem ter de os apanhar pois dessa forma é menos traumático para a ave mas se tiver de ser...apanho-os com um pano e la vai remédio pela guela abaixo.

A diferença parece ser imediata.

O complexo B da Avizoon, se não estou em erro, será para misturar com a água do bebedouro. Este processo embora não tão imediato e perder grande parte das suas caracterísiticas após algum tempo em contacto com a claridade, penso para ser utilizado como manutenção, serve perfeitamente, pois a ave acaba por consumir alguma coisa.

boa sorte
lmgcardoso
lmgcardoso
Membro Veterano

quinta jun 26, 2008 5:25 pm

Caro forista VMPH

Caso seja da zona de Lisboa
A nível de curiosidade, onde tem arranjado osso de choco, eu tenho tido dificuldade de encontrar ultimamente junto dos fornecedores habituais.
Seria importante colocar aqui o seu fornecedor.

boa sorte
lmgcardoso
VMPH
Membro

quinta jun 26, 2008 6:42 pm

Boa tarde.

Quanto à alimentação que propus aqui, estou a pensar fazer uma pequena alteração: não dar nozes semanalmente por, segundo a minha mãe, terem muita gordura, ou então dar uma ou outra vez (1x por mês), para puro entretenimento deles (eles adoram!).

Quanto à questão levantada pelo lmgcardoso, sim, sou da zona de Lisboa, mas não costumo comprar osso de choco em lojas. Por uma razão simples: 1kg é muito caro, andando à volta de 16€. Aquilo que faço, melhor, o meu pai, é ir ao mercado e pedir à senhora que, em vez de deitar fora o osso de choco como é habitual, o guarde. Depois, por recomendação de um vendedor de pássaros, ponho-o a secar (por acaso, tenho ali vários ossos à janela já há umas três semanas, acho que deve ser altura para tirá-los e começar a dar aos bichos).
Acho que o mais correcto, não só por questões financeiras, será tentar arranjar osso de choco num mercado, por estar mais fresco, apesar de aquilo durar muito tempo e ser conveniente, como referi, apanhar sol. Irei enviar-te (deixemos as formalidades ;)), de qualquer modo, o contacto da loja de Lisboa que vende isso, caso não arranjes num mercado.

Cumprimentos.
VMPH
Membro

sábado jun 28, 2008 3:40 pm

Boa tarde.

Estou tramado! Os meus bichos não vão muito à bola com papa de ovo. É pena, pois faz bem. Uso papa de ovo seca da Orlux/Versele-Laga (desculpem a publicidade), que, de acordo com as instruções, deve ser humedecida, e aproveito para, na mesma taça, pôr frutas e legumes, mas eles acabam por comer estes apenas. Não sei se não comerão a papa por ter um pouco de água ou por não gostarem mesmo nada dela, daí perguntar duas coisas a quem dá este alimento: costumam dá-la seca ou com uma ou outra gota de água? E deitam-na fora passado quanto tempo?
Por estar em contacto com outros alimentos que facilmente se estragam, deito sempre fora ao final do dia, além de ter receio que, mesmo que não houvesse mais nada no comedouro, a água poderia estragá-la após muitas horas.

Falei aqui sobre espirulina e os seus benefícios, mas acabo de encontrar nesta página algo que é considerado muito bom para aves: erva de trigo. Vou só citar algumas das vantagens que são referidas: é barata; melhor do que espirulina (esta alga perde muito do seu valor nutricional durante os processos de extracção, preparação e empacotamento); efeitos médicos: i) oxigena o sangue, melhorando a sua circulação; ii) desintoxica e regenera o fígado; iii) previne o cancro; iv) melhora a fertilidade e poderá, eventualmente, restaurar a mesma (isto aconteceu com touros); v) regula os níveis de cálcio, particularmente em reprodutores; vi) acalma as aves.
Gostaria de saber se já ouviram falar disto e se costumam dar? Não sou eu quem faz compras cá em casa, mas gostaria de saber onde comprar isto e o preço. Perguntei isto à minha mãe, mas ela nunca ouvi falar de tal coisa.

Obrigado e cumprimentos.
VMPH
Membro

sábado jul 05, 2008 8:20 am

Bom dia!

Que fruta e legumes costumam dar aos vossos bichos? Tenho tentado variar, com sucesso, o regime deles, mas quero saber a vossa opinião. Obrigado.
lmgcardoso
Membro Veterano

domingo jul 06, 2008 4:47 pm

Caro forista VMPH

Embora você possa variar quase que infinitamente os legumes e frutas é importante não esquecer que existe pelo menos, uma fruta que não poderá dar nunca que é o fruto do abacate e já agora aproveitanto para alertar outra coisa que nunca se deve dar é o chocolate.(já mencionado neste forum)

Eu por não ter muito tempo disponível elegi 5 frutas e 3 legumes frescos que costumo dar por regra, que são:
Manga
Uva (adoram) não deve dar em grandes quantidades
Maça (adoram)
Banana (adoram)
Pera
por vezes vario com outros frutos como por exemplo o Kiwi

Feijão verde (uns gostam outros nem por isso)
Brocoles (adoram)
Cenoura

Poderá fazer experiencias com outros legumes como por exemplo o tomate, rabanete ou outros

boa sorte
lmgcardoso
VMPH
Membro

domingo jul 06, 2008 6:30 pm

Boa tarde!

Das frutas mencionadas, a única que ainda não experimentei foi manga, por não ter em casa. Comeram todas essas (já agora, quanto às uvas, quando dou, dou uma a cada, será a quantidade certa?) e experimentei também dar-lhes ananás, alperce, cerejas, melão e laranja (esta não sabia se deveria dar-lhe por causa da acidez), também com sucesso. Quanto aos legumes, costumo dar diariamente cenoura e feijão verde. Experimentei dar-lhes esta semana tomate e gostaram. A ver se experimento outros, excepto alface (causa diarreia).

Obrigado.
greyp
Membro Júnior
Registado: segunda mai 19, 2008 1:33 am

domingo jul 06, 2008 8:20 pm

Boas, eu não costumo dar fruta todos os dias. mas sim dou dia sim dia não. Costumo dar maça, uva, agora nesta época cereja, banana ás vezes também, laranja etc. Legumes costumo dar sempre broculos, cenoura, tomate e milho também.
lmgcardoso
Membro Veterano

quinta jul 24, 2008 8:16 am

Caros foristas

Outro dia a preparar uma mistura de legumes e frutas para os meus papagaios, um amigo me fez a seguinte questão:
Para que tanto trabalho a cortar e descascar tantos legumes e frutas para os seus papagaios se nos supermercados existem já ultracongelados de vários legumes prontos a servir???

Fiquei um pouco surpreendido com a questão pois nunca tinha pensado nisso e se realmente poderia ser uma ajuda para quem tem pouco tempo disponível.

Fui ao supermercado e fui analizar a informação descriminada nas embalagens e fiquei com a seguinte dúvida. Pois não lí na informação prestada se existe algum tipo de conservante ou pré cozimento dos legumes com sal, etc...

Sabendo que os produtos ultracongelados não perdem as suas características vitaminicas coloco a seguinte questão:

Alguém fornece este tipo de alimentação aos seus papagaios???

boa sorte
lmgcardoso
VMPH
Membro

domingo jul 27, 2008 5:50 pm

Eu não! Talvez por preconceito, prefiro dar-lhes legumes e frutas frescas. Nem demoro muito tempo, de manhã, a preparar-lhes a comida (uns cinco minutos, se tanto, com mudar-lhes a água, ir ao frigorífico buscar os legumes e descascá-los, assim como a fruta). Quanto ao outro papagaio que anteriormente tinha, não lhes dava estas coisas, mas perdia muito tempo em tirar as cascas das sementes de girassol, o que não acontece com estes, pois comem granulado (é uma das vantagens o tempo que se poupa, além de se estragar menos comida. Nenhuma, aliás). Mesmo que tivesse mais papagaios, duvido que demorasse muito mais tempo.

Creio não ter sido grande ajuda, mas fica aqui o meu testemunho.
Responder

Voltar para “Aves”