sarina Escreveu:Oh

, perdão - não era minha intenção ameninar o menino...

Que giro - e é mesmo um casalinho!

Como é o dia a dia deles? A alimentação é semelhante? E o que faz uma codorniz um dia inteiro? Desculpe a pergunta um pouco disparatada, mas não percebo nada de codornizes, portanto tudo quanto disser sobre a sua será sempre uma novidade para mim. A que horas adormecem elas? (Hoje estou um bocadinho para o curiosa - e melga - demais, mas se não se importar...

)
Não me importo nada sarina

.
Em relação à alimentação dou uma mistura de sementes para exóticos e para canário ( misturo tudo no mesmo comedouro ), mas também têm à disposição papa de ovo e de fruta, espigas de painço ( embora nenhuma se entusiasme muito com elas, isso é tarefa para os meus diamantes

), fruta, vegetais, larvas recém-nascidas de tenébrio vivas e grit.
O que faz a codorniz ... é extremamente activa! Não está quieta um único segundo

. Faz quilómetros diariamente! Vai debicando sementes pelo chão, encosta-se à rolinha, estica o pescoço para ver o que a rodeia, enfim. Uma série de comportamentos simples, mas que me deliciam. Não sei se está a ver ... ela a debicar uma semente e eu colada às grades com cara de parva que parece que estou a ver diamantes à minha frente

. Cada coisinha que fazem, cada pormenor, cada detalhe enchem-me o coração de alegria

. São tão simples, mas tão belos ...
Tirando as corridas, há uma coisa em especial que adoro. Os seus banhos de areia! As codornizes não tomam banho de água. É com a areia que se banham. Então, eu coloco um pouco de areia ( um montinho ) no chão da gaiola e lá vai ela toda entusiasmada! Deita-se, rebola, com o bico chega a areia para si, etc. É muito engraçado mesmo

.
E a rola fica a olhar para ela do género: '' Deves ter alguma pancada! ''
O adormecer ... é uma ave diurna, pelo que dorme de noite. O problema é que nos acorda a todos por volta das 5h ou 6h

. Pois ... aquele piar é muito forte e ouve-se muito bem ( demasiado bem ). Mas ninguém se importa! Outra coisa, quando pia, levanta o pescoço e estica-se toda

.
A minha é igual a estas:
É a vulgar codorniz da China ou também chamada codorniz anã da China. O nome científico é
Excalfactoria Chinensis.