Codorniz da China - A agressividade voltou

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta set 07, 2012 10:29 am

Olá novamente.

Há uns tempos abri um tópico sobre a agressividade da minha codorniz da China. Separei-a por uns dias e voltei a juntá-la. Durante uns tempos acalmou, mas já está igual.

Acontece que tive de acolher um mandarim macho de um amigo meu que estava a ser rejeitado por todas as aves do aviário.
Bem, a codorniz não o recebeu com os melhores modos ... bicando-o no rabo.
Além de não deixar os canários sequer poisar no chão.

Separei-a novamente com uma das minhas rolas diamantes, sendo que elas são inseparáveis. Quando a rola dorme num poleiro, a codorniz não pára de piar freneticamente. E estão sempre juntas e dão-se muito bem.
Quando separei a codorniz pela primeira vez e não a coloquei com a rola, ela atirava-se contra as grades quando a ouvia e a rola também não sossegava.

Bem, agora estão as duas numa gaiola pequena, mas para a semana ( em princípio ) irei adquirir uma gaiola maior para as duas.

Os restantes passarocos já estão no chão felizes, já que com a codorniz ir ao chão era impensável :roll: .

Vamos ver o desenrolar da situação ... mas em princípio tudo irá ficar bem :wink: .
Catih
Membro Veterano
Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)

sábado set 08, 2012 3:29 pm

Hehehe, que filme xDD
Os pássaros são mesmo engraçados, às vezes... Com as suas personalidades...

Tb tenho uns bicos-de-lacre assim: são dois e não podem estar juntos na mesma gaiola porque um bica e depena o outro nem o deixa estar em lado nenhum nos poleiros, só mesmo no "arame" à volta... estão agora estão separados, mas nota-se que adoram estar juntos porque encostam-se o máximo possível à parte onde estão nas gaiolas... ai, vá-se lá entender...
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo :)
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte! :D
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

sábado set 08, 2012 9:30 pm

Catih Escreveu:Hehehe, que filme xDD
Os pássaros são mesmo engraçados, às vezes... Com as suas personalidades...

Tb tenho uns bicos-de-lacre assim: são dois e não podem estar juntos na mesma gaiola porque um bica e depena o outro nem o deixa estar em lado nenhum nos poleiros, só mesmo no "arame" à volta... estão agora estão separados, mas nota-se que adoram estar juntos porque encostam-se o máximo possível à parte onde estão nas gaiolas... ai, vá-se lá entender...
Sáo dos tais que de tanto se odiarem se amam :lol:
Nitara
Membro Veterano

segunda set 10, 2012 2:32 pm

Olá a todos novamente :wink: .

Já comprei a gaiola definitiva para estas duas malucas ( a rola e a codorniz ).

A gaiola temporária tinha 35 cm de comprimento, 20 cm de largura e 40 cm de altura. A definitiva, que comprei agora, tem 65 cm de comprimento, 45 cm de largura e 60 cm de altura.

Vejam lá que no selo diz '' Gaiola / viveiro caturra ''. Alguma vez eu colocava uma caturra numa gaiola tão pequena !?

Já lá coloquei as duas, tão muito bem. Elas são mesmo inseparáveis, por mais incrível que pareça. Por exemplo, a rola passa muito tempo no chão, mas é claro que coloquei um poleiro na gaiola, para ela poder lá ir quando quer. Quando voou para lá, a codorniz ficou logo toda assustada, a correr de um lado para o outro e a piar alto. Quando a rola voltou ao chão, acalmou-se :lol: .

:wink:
Nitara
Membro Veterano

segunda set 10, 2012 6:21 pm

sarina Escreveu:Agora fiquei com sentimentos de culpa... :( :( É que a gaiola da minha rosela tem sensivelmente essas medidas. Há uns anos, estava numa que era quase o dobro, mas em vários anos, só usou mais ou menos metade da gaiola e, como tinha de a colocar na sala e a rosela não interagia tanto connosco como gostaria (agora está numa divisão anexa à cozinha com vista total para esta e farta-se de se meter connosco quando lhe apetece, porque a cozinha é onde passamos mesmo mais tempo), optei por mudar a situação. Esta gaiola em que está tem 2 poleiros em cima mais uma corda/poleiro e 2 poleiros em baixo. Tem tb 4 recipientes para comida e eu acrescento ainda mais dois que ficam mais altos (no total, 4 com comida e 2 com água, 1 dos quais suficientemente grande para a dita rosela se atirar lá para dentro na banhoca). Esta é uma gaiola que ela sempre usou praticamente toda, mas agora, que está mais para o velhota, já não desce muitas vezes, só para ir ao grit ou para se pôr ao sol quando este ainda não chega aos poleiros de cima. Mesmo quando tem a porta da gaiola aberta, não sai, o que não me surpreende, pois não foi habituada a isso. Contudo, acho que ela se sente bem. Tem muitos momentos em que está somente a descansar e quando está mais activa tem espaço para esticar as asas e para saltitar e se atirar de rompante para a corda para nos dar "beijinho" ou berrar por comida e para trepar (coisa que suponho que já a cansa um pouco; lembro-me de que, por ex., dantes ela segurava no painço ou em frutos secos com uma pata e segurava-se no poleiro com a outra, agora já não faz isso).

A outra gaiola devia ter mais ou menos um metro de comprimento, mas sempre achei que ela se sentia um pouco intimidada, embora não saiba se era essa a razão por que se cingia basicamente aos mesmos sítios nela.

Sei perfeitamente que antes espaço a mais que a menos, mas acredito que, neste caso, e dada a situação, a nossa interacção com ela e o facto de já não ser tão activa como antes, não estou a agir mal. Mas que fiquei com sentimentos de culpa, fiquei. Só que se ficar numa gaiola maior, vai perder o ser uma parte constante do "bando" , porque ficará mais distante, por muito que nos esforcemos por lhe dar atenção... :oops: Ok, foi só um desabafo... :( :wink:
Peço desculpa sarina. Não queria de maneira nenhuma ofender ou despertar sensações de culpa fosse em quem fosse.

Realmente, acho muito pequena essa gaiola. Para uma rosela aconselho cerca de 2m de comprimento, 90cm de largura e 1m de altura.

Apesar de já ser velhota ( quantos anos tem, se não for indiscrição ? ) e não ser tão activa, sente-se sempre melhor num espaço amplo.
Uma gaiola que a convide a voar ( voar mesmo, não apenas saltar ) é também importante quando as aves são idosas, pois recebem um constante estímulo físico ( muito bom para prevenir doenças como a obesidade e relacionadas com a idade, como doenças nos ossos ).

De maneira nenhuma, a meu ver, se deve retirar espaço a uma ave por ela ser menos activa. Dessa maneira é que ela vai mesmo deixar de ser activa! Percebe sarina ? Não quero de forma alguma que leve isto a mal, já que estou apenas a dar conselhos :wink: .

Em relação ao distanciamento, não vejo como pode uma gaiola grande interferir nisso. Interaja com ela, continue a tratá-la igual. Não vejo o problema.
Apenas iria vê-la mais activa e melhorar a sua qualidade de vida ao ter um espaço um pouco maior.

Repare, tenho bastantes aves, todas em espaços relativamente grandes comparados com o '' normal '' e o que costumamos ver. Estão todas dentro de minha casa e sinto-as todas como parte da família. Quando mais grande o espaço que elas têm, mais feliz as vejo e melhor me sinto :wink: .

Espero que a sua rosela lhe proporcione muitos mais anos de felicidade :) .
Nitara
Membro Veterano

segunda set 10, 2012 9:24 pm

sarina Escreveu:Sente-se muito que a Nitara adora as suas aves e é bom ver assim alguém tão equilibrado e preocupado no que diz respeito ao bem estar dos seus animais - quem dera fossem todos assim... Tb lhe desejo tudo de bom com as suas avezinhas. :wink: E deixe-me dizer-lhe que é sempre um prazer ler as suas intervenções, que são sempre educadas e pedagógicas. :D
Muito obrigada :wink: . Eu amo os animais, mais do que tudo. Faria tudo por eles, faço tudo pela Natureza.

E já que estou neste fórum, tento sempre ser o mais completa possível e ajudar no que posso.

Mais uma vez, muitíssimo obrigada :D .
Nitara
Membro Veterano

terça set 11, 2012 11:58 am

Eu sempre que posso tento contribuir para este site, pois sei que muita gente precisa de ajuda com os seus animais e se eu tenho conhecimentos ... porque não ajudar ? :wink:
sarina Escreveu:Agora comecei a gostar de rolas, imagine, sobretudo de umas pequeninas que vi noutro dia. Parecem ser animais dóceis, mas não me quero entusiasmar muito... :? :lol:
Está a falar da rola diamante ( Geopelia Cuneata ) ?

Imagem

Imagem

São muito calmas e domesticam-se facilmente ( nunca domestiquei nenhuma, mas sei que não é difícil ). São aves cheias de personalidade!
A tal rola que falo no início deste tópico que é inseparável da codorniz é uma rola diamante.
Para duas aconselho cerca de 1m de comprimento, 50 cm de largura e 70 cm de altura. Embora eu tenha a minha actualmente numa gaiola com as medidas que referi ( igual à da sua rosela ), ela está com uma codorniz ( que apenas anda no chão ) e ela própria passa imenso tempo no chão colada à codorniz :lol: , pelo que não é necessário uma muito grande.

Embora a rola diamante seja a pomba mais pequena das Geopelia, tem outras igualmente bonitas, assim como a rola zebra ( Geopelia Striata ), a rola do Peru ( Columbina Cruziana ), a rola de Namaqua, também chamada de rola máscara de ferro ( Oena Capensis ), a vulgar rola ruiva ( Streptopelia Risoria ), entre muitas outras ...

Terei todo o prazer em ajudar se decidir ter estas belezas :wink: .
Nitara
Membro Veterano

terça set 11, 2012 1:46 pm

sarina Escreveu:Olá de novo! :)

Sim, acho que é destas meninas que falava. São pequeninas, certo? Quase mais que uma caturra? (embora a comparação seja um bocado disparatada, mas só percebo de psitacídeos) Sabe que longevidade têm, Nitara? E mexem-se muito, i.e., são muito activas de poleiro para poleiro ou mais para o sossegado? E o piar, como é - estridente, baixo, insistente...? É possível pegar-lhes e tê-las no colo ou ombro ou são muito independentes? Ficam melhor aos pares ou é correcto ter apenas uma?
Não são muito grandes, mas têm o rabo comprido :wink: . Medem cerca de 20 cm desde a ponta do bico à ponta da cauda.

A longevidade não lhe sei dizer :? .

Elas são activas, mas passam muitíssimo tempo no chão. Adoram debicar sementes no chão e é por essa razão que este deve ser livre de grades.
Gostam de voar, mas como já disse, passam mais tempo no chão do que nos poleiros.

O piar é baixo. É um arrulho silencioso e suave. As minhas raramente piam.

Para poder andar com ela no ombro e interagir muito com ela deve estar domesticada. As rolas podem ser domesticadas, tal como a maior parte dos psitacídeos. Se não estiver domesticada, vai assustar-se e voar contra tudo, mas isso é como todas as aves não domesticadas ...

Eu não gosto de aves sozinhas numa gaiola ( a não ser as que são solitárias por natureza ). Em relação às rolas diamante, é conveniente alojar em casal. Em grupo, só se o alojamento for muito grande.

Recomendo :D .
Nitara
Membro Veterano

terça set 11, 2012 2:25 pm

sarina Escreveu:Pronto, fiquei babada! :oops: Mas vou tentar resistir à tentação... Como já disse, só tenho projecto talvez de um hamster e, mesmo assim, é para um futuro... Agora que estas meninas são lindas e diferentes de toda a bicharada que já tive, isso são... 8)
Quem é que não fica babada com estas belezas :D ?

Volto a dizer, qualquer dúvida que tenha sobre as rolas diga. E se quiser dicas para o hamster, também pode contar comigo. É só ir ali aos Exóticos :wink: . Tenho uma fêmea actualmente. Antes desta tive mais 4 :roll: .
Nitara
Membro Veterano

terça set 11, 2012 2:42 pm

sarina Escreveu:Muito obrigada, Nitara, é sempre tão simpática! :D :D

Eu já tive um hamster e fiz o melhor que pude - esse sim, tinha quase um palácio de dois pisos que era uma maravilha! E andava sempre nas nossas mãos mal acordava à noite (de dia, dormia, claro). E até vinha pelo nome! São animaizinhos incríveis, os hamsters! Foi o único mamífero que alguma vez tive.

E agora já sei a quem recorrer para informação fidedigna. :wink: Na altura, comprei uns dois livros, mas suspeito que, mesmo assim, não fiquei a saber tanto quanto devia. Mas foi definitivamente um dos meus animais de sonho! :D
Obrigada :D .

Para não desviarmos a conversa para os hamsters ( que pertencem aos exóticos ) pode criar um tópico no fórum dos Exóticos com as suas dúvidas se quiser. Irei explicar tudinho :wink: .
Nitara
Membro Veterano

terça set 11, 2012 3:01 pm

sarina Escreveu: Pelo vistos, a sua rola e a codorniz dão-se optimamente. Isso para mim é surpreendente, mas realmente há espécies diferentes de aves que se dão bem. Achei piada qd referiu que a codorniz fica aflita qd a rola vai para os poleiros, coitadinha, até me deu pena...
Dão-se muito bem ... quer dizer às vezes têm umas brigas, mas nada de mais. Passo a explicar: as brigas acontecem quando a rola sai do chão :roll: . Ou seja, a rola voa para o poleiro .. quando chega ao chão leva uma bicada e logo de seguida encosta-se à codorniz :lol: . Mas isto não acontece com frequência.

Tirando essas brigas raras, são inseparáveis. E sim, a codorniz fica mesmo aflita e em pânico quando a rola voa para o poleiro! Começa a olhar para todos os lados à procura dela :D .
Por vezes a codorniz bica uma semente e vai oferecê-la à rola! Adoro ver isto, é muito giro e carinhoso.

:wink:
Nitara
Membro Veterano

quarta set 12, 2012 12:32 pm

sarina Escreveu:Já fiquei fã dessas duas meninas
Também eu sou :wink: . A rola é menina, agora a codorniz é menino :D .
Nitara
Membro Veterano

quarta set 12, 2012 8:31 pm

sarina Escreveu:Oh :oops:, perdão - não era minha intenção ameninar o menino... :wink: :lol: Que giro - e é mesmo um casalinho! :D Como é o dia a dia deles? A alimentação é semelhante? E o que faz uma codorniz um dia inteiro? Desculpe a pergunta um pouco disparatada, mas não percebo nada de codornizes, portanto tudo quanto disser sobre a sua será sempre uma novidade para mim. A que horas adormecem elas? (Hoje estou um bocadinho para o curiosa - e melga - demais, mas se não se importar... :oops: )
Não me importo nada sarina :wink: .

Em relação à alimentação dou uma mistura de sementes para exóticos e para canário ( misturo tudo no mesmo comedouro ), mas também têm à disposição papa de ovo e de fruta, espigas de painço ( embora nenhuma se entusiasme muito com elas, isso é tarefa para os meus diamantes :roll: ), fruta, vegetais, larvas recém-nascidas de tenébrio vivas e grit.

O que faz a codorniz ... é extremamente activa! Não está quieta um único segundo :wink: . Faz quilómetros diariamente! Vai debicando sementes pelo chão, encosta-se à rolinha, estica o pescoço para ver o que a rodeia, enfim. Uma série de comportamentos simples, mas que me deliciam. Não sei se está a ver ... ela a debicar uma semente e eu colada às grades com cara de parva que parece que estou a ver diamantes à minha frente :lol: . Cada coisinha que fazem, cada pormenor, cada detalhe enchem-me o coração de alegria :) . São tão simples, mas tão belos ...

Tirando as corridas, há uma coisa em especial que adoro. Os seus banhos de areia! As codornizes não tomam banho de água. É com a areia que se banham. Então, eu coloco um pouco de areia ( um montinho ) no chão da gaiola e lá vai ela toda entusiasmada! Deita-se, rebola, com o bico chega a areia para si, etc. É muito engraçado mesmo :D .
E a rola fica a olhar para ela do género: '' Deves ter alguma pancada! '' :lol:

O adormecer ... é uma ave diurna, pelo que dorme de noite. O problema é que nos acorda a todos por volta das 5h ou 6h :roll: . Pois ... aquele piar é muito forte e ouve-se muito bem ( demasiado bem ). Mas ninguém se importa! Outra coisa, quando pia, levanta o pescoço e estica-se toda :lol: .

A minha é igual a estas:

Imagem

Imagem

Imagem

É a vulgar codorniz da China ou também chamada codorniz anã da China. O nome científico é Excalfactoria Chinensis.
Nitara
Membro Veterano

quinta set 13, 2012 9:48 am

sarina Escreveu: Uma pergunta, por ter referido papa de ovo. Considera que é aconselhável dar ovo cozido a aves? Eu nunca dei à minha até há uns meses, mas descobri que é do seu agrado (só lhe dei umas 3 ou 4 vezes), só que não sei se lhe pode fazer mal (sei que posso dar - não é tóxico como o abacate -, a questão é se devo, e com que frequência...).
Antes de responder á dúvida, ainda bem que gostou :D .

Em relação ao ovo cozido, eu nunca dei mas conheço bastantes pessoas que dão. Sinceramente nunca dei, porque dou papa de ovo e acho que já era ovo demais :| .

Bem, as pessoas que eu conheço que dão, apenas dão a gema cozida. Dão pouco mais de uma vez por mês.
Agora, se a frequência é correcta eu já não sei ...

Mas não creio que faça mal nenhum :wink: .
Nitara
Membro Veterano

sexta set 14, 2012 8:48 am

sarina Escreveu:Espero que os meus ídolos do seu bando (i.e., rolinha e codorniz) estejam bons e desfrutem muito da companhia "um(a) da(o) outra(o)". Costumam apanhar sol? O meu passaroco adora o sol de fim de tarde. :wink:
Estão bons sim senhor :wink: . E os restantes também. Agora tenho a passarada toda a tomar banho :lol: . Eles metem-se no bebedouro quando querem tomar banho e eu ponho a banheira!

Ainda hoje tive que acolher mais dois mandarins do meu amigo ( já tinha acolhido um, como disse na abertura do tópico ) que estavam também a ser rejeitados por todas as aves do aviário. Um deles ( o macho ) já nem penas tem no pescoço e está bastante magro, pois não o deixavam sequer comer e o outro ( a fêmea ) até nem está muito mal, mas também não a deixavam descançar.
E com isto uma das minhas gaiolas ficou superpopulada ... mas pronto, ao menos os passarinhos já não são perseguidos nem mordidos pelos outros.
Agora tenho 11 pássaros ( 6 mandarins e 5 canários ) numa gaiola com 80 cm de comprimento, 40 cm de largura e 85 cm de altura.
Um dos meus canários já está velhinho ( tem quase 10 anos ) e já pouco sai do chão e dos comedouros.

Todos os meus pássaros apanham o Sol da manhã e o do fim da tarde.
É importante ter sempre uma zona de sombra na gaiola :wink: .
Responder

Voltar para “Aves”