Hibridagem-agapornis

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Uniex
Membro Júnior
Mensagens: 44
Registado: domingo out 07, 2012 7:54 am

quarta out 10, 2012 9:21 pm

Pessoal tenho 1 casal de Agapornis uma roseicolli femea e um hibrido de fiscer x personata/ningrenis

A minha dúvida é:

-»Penso que estes consigam ter filhos mas os filhos destes não conseguem ter filhos!?!? já ouvi dizer que as femeas sao estereis mas os machos podem ser ferteis...



-»Outra coisa...tenho um forpus se eu juntar o forpus a um agapornis os filhos como vao ser? feretis, esteris....


Desculpem a ignorância xD
Pedr0Vieira
Membro
Mensagens: 131
Registado: sábado abr 17, 2010 6:54 pm
Localização: Iara, SRD

quarta out 10, 2012 10:20 pm

Penso a minha opinião vai ser igual à de outros foristas, não faça nada disso que está a pensar fazer...
Cumprimentos,

Pedro Vieira.
CH2O2
Membro Veterano
Mensagens: 740
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

sexta out 12, 2012 8:31 pm

Pedr0Vieira Escreveu:Penso a minha opinião vai ser igual à de outros foristas, não faça nada disso que está a pensar fazer...

Porquê? Os híbridos ocorrem naturalmente na natureza. Porque não também em cativeiro? Habituamo-nos a pensar que cada espécie é uma ilha isolada, em parte porque a própria definição cientifíca de espécie assim o diz. Mas a natureza pouca importância dá aos rótulos que o bicho Homem dá às suas criações. Na realidade, a noção de espécie é tão artificial que as excepções podem ser mais numerosas que a regra. Os organismos híbridos podem ser criaturas maravilhosas que reunem as melhores características de cada espécie original. E sim, há híbridos perfeitamente férteis.
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta out 12, 2012 8:51 pm

CH2O2 Escreveu:Porquê? Os híbridos ocorrem naturalmente na natureza. Porque não também em cativeiro? Habituamo-nos a pensar que cada espécie é uma ilha isolada, em parte porque a própria definição cientifíca de espécie assim o diz. Mas a natureza pouca importância dá aos rótulos que o bicho Homem dá às suas criações. Na realidade, a noção de espécie é tão artificial que as excepções podem ser mais numerosas que a regra. Os organismos híbridos podem ser criaturas maravilhosas que reunem as melhores características de cada espécie original. E sim, há híbridos perfeitamente férteis.
Concordo. No entanto, há que ter em conta que criar híbridos ( destas ou de outras espécies de aves ) exige bastantes conhecimentos de genética e ter noção do que se está a fazer. Porque o que vemos mais por aí são aves com muitas deficiências devido a hibridizações feitas '' às três pancadas '' por aquelas pessoas que metem um personata e um fischeri e um ninho e pumba! Depois queixam-se que os descendentes saem estéreis, ou com alguma carência vitamínica, ou com deficiências físicas ... :roll:
Zahn
Membro Veterano
Mensagens: 1495
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sexta out 12, 2012 9:14 pm

Hibridismo (e consanguinidade) não tem problemas nenhuns quando feitos por quem sabe realmente o que está e quer fazer. Agora, cruzar para ver como é... Isso sim é um erro.

Verdade seja dita, as aves são suas e faz com elas o que quiser, mas não lhes junte o forpus. Para além de não dar em nada, uma das aves (ou as duas) vão sair magoadas...
Uniex
Membro Júnior
Mensagens: 44
Registado: domingo out 07, 2012 7:54 am

sábado out 13, 2012 8:56 am

não vou juntar o forpus...so queria saber se no meu casal roseicolli com hibrido fertil como vai sair os filhos?? ferteis ou estereis??

E também concordo,um hibrido não quer dizer que seja um "patinho feio" como muitos criadores pensam!!!
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado out 13, 2012 9:16 am

Uniex Escreveu:E também concordo,um hibrido não quer dizer que seja um "patinho feio" como muitos criadores pensam!!!
A maior parte dos híbridos são criados por pessoas que nenhum conhecimento têm acerca de genética, hibridização e outros assuntos relacionados. Pouco ou nada sabem acerca do casal que escolheu para realizar a criação nem se aconselharam previamente com experts na matéria.
É aí que eu quero chegar. Nem todas as pessoas que pretendem criar híbridos sabem o que estão a fazer ou o conhecimento prévio que envolve uma criação deste tipo.

Caso contrário, poderão ocorrer os problemas que eu já mencionei.
princessa
Membro Veterano
Mensagens: 254
Registado: sábado mar 13, 2010 11:46 pm
Localização: Pongo, o meu pintas (dálmata)!

sábado out 13, 2012 1:31 pm

Os únicos híbridos em que eu seu expert são os vampiros-lobisomen :twisted:
Pedr0Vieira
Membro
Mensagens: 131
Registado: sábado abr 17, 2010 6:54 pm
Localização: Iara, SRD

sábado out 13, 2012 7:05 pm

Nitara Escreveu: Nem todas as pessoas que pretendem criar híbridos sabem o que estão a fazer ou o conhecimento prévio que envolve uma criação deste tipo.

Caso contrário, poderão ocorrer os problemas que eu já mencionei.
daí o meu comentário...
Cumprimentos,

Pedro Vieira.
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado out 13, 2012 7:30 pm

Pedr0Vieira Escreveu:
Nitara Escreveu: Nem todas as pessoas que pretendem criar híbridos sabem o que estão a fazer ou o conhecimento prévio que envolve uma criação deste tipo.

Caso contrário, poderão ocorrer os problemas que eu já mencionei.
daí o meu comentário...
Sim, eu percebi perfeitamente. E é o mesmo conselho que eu dou na maior parte das vezes, mas já que o CH2O2 tocou no assunto com outra perspectiva ...
Zahn
Membro Veterano
Mensagens: 1495
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sábado out 13, 2012 9:16 pm

Uniex Escreveu:não vou juntar o forpus...so queria saber se no meu casal roseicolli com hibrido fertil como vai sair os filhos?? ferteis ou estereis??
Quer criar um híbrido de um híbrido? :o
Antes de o fazer pense: Com que propósito?

De qualquer forma, em relação à sua questão, cruzamentos de aves com anel branco à volta do olho (fischeri, personata, nigrigenis) resultam em híbridos férteis. Aves de anel com roseicollis resultam em híbridos inférteis.
CH2O2
Membro Veterano
Mensagens: 740
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

terça out 16, 2012 10:56 pm

No caso dos agapornis, os híbridos férteis ou inférteis são animais saudáveis. Não conheço qualquer contra-indicação à hibridação em agapornis.
PauloSantos1
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

quarta out 17, 2012 6:32 pm

Para mim, ter hibridismo e contra-indicação na mesma frase é logo à partida uma redundâcia.

Além disto, não existe pior contra-indicação que abordar hibridismo com alguém que é claramente inexperiente nestas lides.

O hibridismo na criação de aves, não tem sido mais do que o desinvestimento na manutenção e melhoria das espécies.

São raros os casos em que o hibridismo contribuiu para enriquecer uma espécie, mas são demasiados os exemplos de quanto as destruiu... e quando se fala em hibridos férteis, a "coisa" piora substâncialmente.

O argumento de que na natureza também acontece, vale somente o que vale, pois nunca achei que a Natureza tem razão em tudo aquilo cria, mas ainda assim, à Natureza, tudo é permitido, a nós, não.
<strong>Paulo Santos</strong>
CH2O2
Membro Veterano
Mensagens: 740
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

quinta out 18, 2012 7:07 pm

PauloSantos1 Escreveu:Para mim, ter hibridismo e contra-indicação na mesma frase é logo à partida uma redundâcia.
Aceito que é a sua opinião e tem, obviamente, todo o direito a te-la. O que não entendo é qual o motivo de achar que hibridismo é contra indicado.
PauloSantos1 Escreveu:Além disto, não existe pior contra-indicação que abordar hibridismo com alguém que é claramente inexperiente nestas lides.
Porquê? Todos os criadores começam como inexperientes. Todos, sem excepção. Não vejo qual a diferença entre um criador inexperiente de aves da mesma espécie e um criador inexperiente de aves de espécies diferentes. Na pior das situações o criador inexperiente não produz criação em qualquer dos casos. Mas se o criador inexperiente conseguir obter aves híbridas qual é o mal que daí advém? Parece-me a mim que nenhum.
PauloSantos1 Escreveu:O hibridismo na criação de aves, não tem sido mais do que o desinvestimento na manutenção e melhoria das espécies.
O que é que significa manutenção da espécie? Como é que um criador de agapornis em Portugal contribui para a manutenção das espécies? O que é que significa a melhoria das espécies? Como é que um criador de agapornis em Portugal contribui para a mehoria das espécies? Parece-me a mim que está a atirar expressões bonitas para o ar mas que na realidade são vazias de conteúdo.
PauloSantos1 Escreveu:São raros os casos em que o hibridismo contribuiu para enriquecer uma espécie, mas são demasiados os exemplos de quanto as destruiu... e quando se fala em hibridos férteis, a "coisa" piora substâncialmente.
Continuo sem entender o que é que significa "enriquecer uma espécie". E, a não ser que estejamos a referir-nos ao perigo que certas espécies ameaçadas sofrem de diluir o seu património genético com outras espécies, o que claramente não é o caso, também não entendo o que é que significa destruir uma espécie pela hibridação.
PauloSantos1 Escreveu:O argumento de que na natureza também acontece, vale somente o que vale, pois nunca achei que a Natureza tem razão em tudo aquilo cria...
Em minha opinião isto não passa de mais um floreado vazio de conteúdo. A natureza não tem consciência nem cria espécies com intuito pre-determinado. E muito menos o faz com ou sem razão. O que acontece na natureza é sujeito à selecção natural e sobrevive ou extingue-se. Quer gostemos quer não gostemos, é assim que funciona sem as cargas emocionais que nós, o bicho Homem, lhe atribuimos.
PauloSantos1 Escreveu:...mas ainda assim, à Natureza, tudo é permitido, a nós, não.
Nem vou entrar nos conceitos de moralidade subjacentes a esta afirmação. Em vez disso prefiro focar-me no assunto que aqui se debate. Afinal porquê que a nós não deveria ser permitido fazer hibridação em agapornis. É porque continuo sem entender os seus motivos.
Uniex
Membro Júnior
Mensagens: 44
Registado: domingo out 07, 2012 7:54 am

quinta out 18, 2012 8:27 pm

Concordo totalmente com o CH2O2

Podem ver se esta ave é hbrida
Imagem
Responder

Voltar para “Aves”