Eu pessoalmente tenho algum conhecimento na área da Veterinária, mas nunca tinha ouvido falar nessa tal de APMVEAC...

A formação de base que é dada nas faculdades portuguesas é muitíssimo pobre no que respeita aos animais considerados "exóticos". O principal realce é dado a cães, gatos e algumas espécies pecuárias, nomeadamente ruminantes, equinos e suínos. Há ainda uma parte mais reduzida acerca de aves. Falo mais concretamente do plano curricular que é leccionado no Porto, porque é o que conheço melhor.
Concluindo: quando acabam o curso, o seu conhecimento acerca de animais exóticos reduz-me apenas às (poucas) semelhanças que estes possam ter com os animais que estudaram. O que significa, em certos casos (como os répteis, por exemplo) igual a zero.
Desta forma, todo e qualquer Vet formado desta maneira só se poderia intitular como verdadeiro "especialista" se tiver feito uma especialização, tenha ela mais ou menos valor por ser feita no Colégio Europeu de Medicina de Aves ou noutro sítio menos conceituado, mas ainda assim qualificante.
A falta de atenção dada a este ramo da Veterinária nas faculdades ainda é um bocado o reflexo também da pouca predisposição de muitos donos em levar os seus exóticos ao consultório. Mas eu pessoalmente penso que isso está em mudança e certamente acabará por ser incluída nos planos curriculares uma parte dedicada a este tipo de animais (e a espécies selvagens também).
É esta a minha opinião...
