comprei a minha primeira caturra macho á 3-4 dias, tem cerca de 1 ano e não foi criada à mão. Se foi já se deve ter esquecido. :-/
Inicialmente já esperava que a ave se atrapalhasse um pouco, com o stress da viagem, casa nova, etc… sempre é bem melhor que enfiado na gaiola de criador na feira/mercado. Ficou muito parada e tímida, mas ao fim de 1-2h lá foi comer. Beber ainda não vi, não sei se será uma ave que beba muito. De qualquer forma mudo a água todos os dias ou dia sim, dia não.
Notei que á noite ele dorme num dos poleiros de comida de cima. Não dorme no poleiro. Provavelmente pela estabilidade.
Ainda não coloquei brinquedos na gaiola, porque quero ir introduzindo elementos aos poucos e reduzir o stress das minhas mãos na gaiola, até ele não stressar tanto… provavelmente só daqui a umas semanas ou meses. Quero ver ele primeiro a disfrutar/conhecer o stick com guloseimas pendurado no topo, e só depois lhe coloco um brinquedo.
Também parece ter um pouco de medo quando passa uma gaivota perto da janela, o que é natural, acho.
Felizmente nunca tem medo quando lhe coloco o lençol á noite e tiro de manhã.
Para além de dúvidas sobre comportamentos que irão surgir com o tempo, agora precisava de ajuda com a disposição e número de poleiros na gaiola, diâmetro e número de comedouros.
A gaiola tem entre 60 e 65cm de altura +/-, cerca de 45cm de largura e 36cm de profundidade.
Veio com 4 comedouros e 2 poleiros, mas costumo ver gaiolas parecidas, em que os donos colocam só 2 comedouros em baixo e um só poleiro grosso, ou como já vi, 2 ou 3 mais finos.
Os que tenho nem são grossos para papagaio, nem finos para periquito. Mas planeio comprar futuramente aqueles que parecem galhos de árvore. Para tal a informação que me derem ajudará no momento da compra.
A caturra nos dias de semana está sozinha das 9 ás 20h, o que me deixa preocupado, se estará ou será feliz nestes primeiros dias, em que ainda se está a habituar e ainda não tem brinquedos, algo que provavelmente nunca teve e poderá ter medo inicialmente.
A média prazo, quando puder, talvez lhe arranje uma amiga. Também por achar que os donos têm de se habituar a ter caturras primeiro antes de duplicar a responsabilidade.
Gostaria então que me dessem dicas sobre disposição de gaiolas e dicas iniciais. Embora já tenha lido alguns posts por aqui e em outros sites.
Colocarei foto da gaiola em breve, para poderem ter uma melhor ideia.

Muito obrigado.
Tiago
p.s.: a foto do avatar não é minha, mas como é igualzinho ao meu pareceu-me bem