boa tarde
anteriormente criei um topico sobre Urtigas na alimentação das aves.
mas nao obtive resposta as minhas duvidas.
Como tal meti maos a obra e fiz rma pesqisa e agora venho aqui partilhar. existem algumas ervas que se encontram facilmente no jardim ou campo que sao muito beneficas para as nossas aves.
Urtiga-contém flavonóides (de acção antioxidante e anti-inflamatória),ácidos orgânicos,mucílagos,taninos,e histamina e serotonina nos pelos urtigantes.É anti-hemorragica e anti-anémica,tónica e reconstituinte,diuretica e depurativa,analgésica e estimulante na produção de glóbulos vermelhos.As urtigas são muito recomendadas para manter saudaveis as aves da fauna europeia,principalmente os pintassilgos,que são das espécies mais sensíveis.
Beldroega - É rica em vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C e E. O seu conteúdo mineral inclui cálcio, cobre, magnésio, manganês, fósforo, ferro e potássio. É também uma boa fonte de fibra dietética e antioxidantes.
A Beldroega é uma boa fonte de ômega-3. Possui um dos mais altos níveis de ômega-3 entre os vegetais de folhas verdes. Ela contém mais deste ácido gordo do que está disponível em alguns óleos de peixe. Este vegetal é rico em vitamina A, que é um antioxidante amplamente reconhecido que ajuda para a pele saudável e membranas mucosas. A vitamina A também promove uma boa visão, A Beldroega também é uma boa fonte de vitaminas C e E, que são potentes antioxidantes.
Dente de leao-contém mais valor nutritivo que a grande maioria dos outros vegetais. É particularmente rico em vitaminas, minerais, proteínas, inulina e pectina. O seu conteúdo de carotenóides é extremamente elevado, o que se reflecte no seu alto valor em vitamina A (mais alto do que o da cenoura). Para além disso, o dente de leão é rico em vitamina C, riboflavina, B6 e tiamina, assim como cálcio, potássio, cobre, manganésio e ferro.
Salsa- Rica em vitaminas A, C, D, B1 e B2, ferro, cálcio, potássio e sódio.
Tem ação diurética. Ajuda na eliminação de ácido úrico.
É ainda utilizada para facilitar a digestão.
Por ser alcalina é considerada purificadora do sangue.
Nas aves ajuda na respiração, visão e na carência de vitamina A.
PEPINO - Rico em fibras, vitamina C, folato, silícia e flúor, auxilia o fígado e o sistema digestivo como um todo, auxilia no canto e principalmente ajuda na muda de penas.
verduras na alimentação
Informação muito interessante!
Relativamente a furtos o que aconselham, maçã, pêra, mais alguma coisa?
Alface pode-se dar?

Relativamente a furtos o que aconselham, maçã, pêra, mais alguma coisa?
Alface pode-se dar?
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
-
- Membro
- Mensagens: 108
- Registado: quinta jun 14, 2012 12:09 am
- Localização: Agapornis
Canarios
Red Rumped
Rolas dimante
Periquitos
pode dar maça, pera, sem caroço e devidamente lavados.
pode dar tambem cenoura e alho couve (galega preferencialmente) (excelente antioxidante).
quanto a alface pode ser dada mas com rigor. nunca em excesso e nao mais que duas vezes por mes (causa diarreias quando dada em excesso).
pode dar tambem cenoura e alho couve (galega preferencialmente) (excelente antioxidante).
quanto a alface pode ser dada mas com rigor. nunca em excesso e nao mais que duas vezes por mes (causa diarreias quando dada em excesso).
Deixo aqui um tópico informativo feito por mim sobre frutos, bagas, vegetais e ervas que se pode dar às aves:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=99606
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=99606
-
- Membro
- Mensagens: 161
- Registado: sexta jul 30, 2004 10:59 pm
- Localização: Periquitos, Peixes Tropicais (água doce), 1 casal de Rolas de estimação com 20 anos :)
Cenoura (que tem bastante Vitamina A) é muito boa e Espinafres (que têm bastante ferro) em vez de Alface que pode provocar diarreias.
Os meus mandarins e caturras adoram espinafres, e quando fazia criação de piris eles até se esfregavam neles!
Os meus mandarins e caturras adoram espinafres, e quando fazia criação de piris eles até se esfregavam neles!
-
- Membro
- Mensagens: 59
- Registado: quinta mai 05, 2011 12:04 am
As minhas codornizes adoram alface! Assim que ouvem o barulho do saco da alface é um chiqueiro naquele viveiro que até mete medo!peteralien Escreveu:Cenoura (que tem bastante Vitamina A) é muito boa e Espinafres (que têm bastante ferro) em vez de Alface que pode provocar diarreias.
Os meus mandarins e caturras adoram espinafres, e quando fazia criação de piris eles até se esfregavam neles!
