Caturra nao deixa tocar, mas gosta de vir para o meu ombro

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Fabio09
Registado: segunda jan 07, 2013 3:42 pm

segunda jan 07, 2013 4:11 pm

Fábio Fernandes,

Boas, é a primeira vez que pesso ajuda num fórum, mas há 1 mês que comprei a minha primeira caturra, estou fascinado com a ave :) O meu objectivo é domestica-la, por isso escolhi a mais nova que encontrei (3meses).

Inicialmente forcei a sair da gaiola, mas facilmente a conquistei e consegui a por na minha mão e o no meu ombro. Mas para a voltar a colocar na gaiola era uma guerra, uma altura para conseguir coloca lá tive que lhe colocar um pano e agarrala para ela entrar, desde esse dia parece k virei o pior inimigo dela, quando me aproximo bufa e começa bater com o bico em tudo como se fosse a ameaçar. Depois de a acalmar dando lhe comida ela sobe por mim a cima e vem para o meu ombro ou cabeça mas nunca né deixa tocar lhe e fazer lhe festas.

Alguém me pode dar alguma dica para lhe desfazer o trauma, e ficar mais dócil???
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

segunda jan 07, 2013 8:02 pm

Normal esse comportamento. Quebrou a confiança dela ao agarrá-la.

Da mesma forma que a treinou a vir à sua mão, treine-a a voltar à gaiola. Reforce-a por isso.
Se achar necessário ao início, treine-a em jejum, reforçando sempre os comportamentos desejados e só depois lhe dê a dieta diária.
Fabio09

terça jan 08, 2013 11:18 pm

Fábio Fernandes,

Obrigado pela ajuda, já estou aplicando a dica e esta a resultar ;)

Gostava que me ajudassem identificar a mutação da minha caturra, e uma opinião para a gaiola que escolhi, a designação é de papagaio grande apresento a imagens a baixo.

http://imageshack.us/a/img715/4140/photojan08223957.png

http://imageshack.us/a/img801/9660/photojan08223811.jpg

http://imageshack.us/a/img843/5277/photojan08223754.jpg

Fico grato por qualquer apoio.
Zahn
Membro Veterano

quinta jan 10, 2013 12:10 am

De mutação creio que ela tem um pouco de pérola (aquelas pintas brancas nas asas). Não sei se tem outro nome específico.

Quanto à gaiola, não me leve a mal, mas é minúscula. Para uma caturra ou casal, o ideal seria algo à volta de 120x40x40cm (comprimento, altura e profundidade, respectivamente).

;)
Fabio09

quinta jan 10, 2013 12:21 pm

A gaiola tem 46x54x38 escolhi a gaiola maior do que o próprio criador me aconselhou, todos os dias abro a gaiola e ela sempre que sai aproveita para esticar as asas dando umas voltinhas pela cozinha.

Gostava de lhe pedir nova opinião, eu costumo uma vez por mês ausentar me de casa 4 a 5 dias, algum cuidado especial que deva ter antes de a deixar? Ao nível alimentar coloco dois comedouros com comida um pequeno com papa de fruta outro com GRIT mais 2 com água e uma espetada para caturra + brinquedos ( corda, escada com sino, e fitas)
Tenha a opção de família de acolhimento mas preferia evitar, qual a sua opinião?

Obrigado pelo apoio
Zahn
Membro Veterano

quinta jan 10, 2013 4:38 pm

Independentemente do que o criador lhe possa ter dito, essa gaiola é pequena.

Se ela tiver espaço, comida, água e brinquedos, não tem problemas em ficar sozinha.
patzz
Membro
Registado: sexta dez 25, 2009 9:05 pm

sexta jan 11, 2013 1:08 pm

Também vou ter que concordar... a gaiola é bastante pequena. Neste momento tenho uma caturra sozinha numa gaiola com as dimensoes 60x50x40 e ainda acho bastante pequena para ela xD quanto à coloração, é pérola, no entanto tem poucas pérolas... que idade tem?
Responder

Voltar para “Aves”