Papagaio cinzento - Devo colocar corrente?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
csilva1558
Mensagens: 5
Registado: sábado jun 08, 2013 12:52 pm

sábado jun 08, 2013 2:15 pm

Boas,

Tenho mais ou menos a meu cargo um papagaio cinzento com uma história triste. Tem pelo menos 10 anos e há cerca de um ano perdeu uma pata por pura negligência. Já esteve em poleiros e gaiolas, e agora veio para mim há umas semanas numa gaiola com aprox 1m de altura por 50cm, que é onde tem estado. Está quase sempre à solta, mas limita-se a ir para o cimo da sua gaiola olhar para a janela. Bate às asas sem sair do lugar =( Raramente tenta voar, e não ajuda o facto de aterrar sempre mal porque lhe falta a pata, logo não consegue agarrar-se bem às coisas. Adora estar na rua, a palrar como os pássaros e os gatos e os cães, mas aí tem de estar fechado na gaiola, claro.

Adorava ver este papagaio voar e brincar e ser um bocadinho mais feliz, mas não tenho experiência nenhuma com estes bichos, por isso gostava de ler as vossas opiniões =). Eu sou das poucas pessoas a quem ele deixa dar-lhe festas e mexer, mas não consigo treiná-lo a vir para a minha mão ou a voltar a mim, porque aí ele teria de se agarrar com o bico e iria magoar-me (ele tem medo de luvas grossas).

Tenho pensado voltar a colocar-lhe anilha e corrente para poder estar na rua sem estar na gaiola, num poleiro, e talvez aí tambem pudesse levá-lo para espaços mais amplos e, com uma corrente levezinha, deixá-lo voar à vontade de vez em quando. Faz sentido, ou só o iria traumatizar mais?
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado jun 08, 2013 2:48 pm

Na minha opinião, só vai piorar as coisas colocando-lhe a corrente e anilha. Pode inclusivé perder ou partir a pata boa.

Não leve o animal para a rua, acho que só vai assustá-lo mais.

Essa gaiola tem medidas muito desaconselháveis. Devia ter muito mais comprimento ( mais de 1 metro ) e pouca altura, visto que o papagaio não consegue trepar. Tente arranjar uma gaiola mais comprida e se for necessário adapte com tábuas ou poleiros mais largos, mas o passaroco se equilibrar melhor.

Dê-lhe brinquedos, muita atenção, boa alimentação e cuidados. Com o tempo, verá que ele melhora :wink: .
No entanto, tenha em atenção que é muito difícil ele voltar a ser uma ave que trepa, voa ou socializa frequentemente, pois para além de não ter uma pata dá para entender pela descrição que foi maltratado, o que poderá significar uma desconfiança para com as pessoas.
csilva1558
Mensagens: 5
Registado: sábado jun 08, 2013 12:52 pm

domingo jun 09, 2013 4:41 pm

Muito obrigado pela opinião Nitara!

O bichito já passou maus bocados sim, odeia homens.

Cá em casa não tenho espaço para uma gaiola dessas dimensões =( mas se ele agora que está solto quase não voa, acha que ía voar dentro da gaiola? E ele até trepa muito bem, quando está dentro da gaiola tá sempre a dar voltinhas (a gaiola tem o topo redondo e ele dá a volta toda até ao poleiro).

Acho que então vou fazer uma play station para ter em casa, com troncos de sobreiro (são bastante rugosos, ele deve agarrar-se bem) e pendurar alguns brinquedos (com os quais eu duvido que ele brinque mas pode ser que se habitue). E tentar arranjar uma gaiola assim grandinha para ter na rua, pois acho que ele se sente mais à-vontade aí.

Já agora, que tipo de fruta costumam os seus papagaios gostar? Li algures que é bom deixar uma fruta inteira para eles se irem entretendo a comer, mas este só come maçã e tem de ser descascada..
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo jun 09, 2013 4:47 pm

De nada :wink: .


Acho que ter uma gaiola mais comprida e menos alta irá estimulá-lo a voar aos poucos. Pode não o fazer à solta por ter medo ...

Tente fazer o playground, mas não o encha de brinquedos logo de imediato. Vá dando-lhe vários de cada vez, para permitir uma habituação calma e gradual e também para evitar aborrecimentos por parte do papagaio ( quando têm sempre os mesmos brinquedos disponíveis, ainda que sejam muitos, acabam por se fartar ).

Eu não tenho papagaios :D . Mas deixo aqui um tópico feito por mim a abordar o assunto das frutas e vegetais:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=99606
BrunoRL
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: domingo jun 09, 2013 3:45 pm

domingo jun 09, 2013 4:51 pm

Boas,corrente jamais....
Pode sempre fazer um treino para que ele fique num poleiro sem de lá sair...(visto que já tem 10anos já passou a idade da maluquice não será dificil).
Mas corrente não.
Se precisar de saber mais registe-se em http://www.amigosdospapagaios.com/
Lá existem vários entendidos e lá poderemos falar melhor sobre o assunto.
Cumprimentos
csilva1558
Mensagens: 5
Registado: sábado jun 08, 2013 12:52 pm

domingo jun 09, 2013 5:06 pm

Hm, mais elucidada agora, obrigado!

O treino no poleiro não é muito preciso porque o objectivo era poder pô-lo ao ar livre sem gaiola, e sem estar preso não o vou fazer porque se ele se assusta com algo e vôa para longe, não ía ser nada fácil apanhá-lo, ainda se magoava.. Mas gostei do site, é provável que lá apareça um dia destes eheh.

Vou ver então como estas dicas resultam, vou postando novidades :D
BrunoRL
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: domingo jun 09, 2013 3:45 pm

domingo jun 09, 2013 5:31 pm

haa eu referia me a ele viver num poleiro... e não dentro de 4 grades......
Responder

Voltar para “Aves”