Periquito morte macabra...

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Wkka
Mensagens: 6
Registado: sexta ago 05, 2011 12:21 am

quarta set 18, 2013 7:48 pm

Boa noite,

Cheguei agora a casa e fui buscar o meu periquito que fica todos os dias na varanda quando vou trabalhar, excepto no inverno. Verifiquei que o periquito estava enrolado em cima do comedouro e pensei que tivesse morrido de frio pois tava com a asa aberta. Hoje fez um pouco mais de frio mas nada que se justificasse a morte. Quando o virei vi que o periquito não tinha cabeça... e estava todo ensanguentado sem qualquer pena na barriga e completamente vermelho.

A gaiola estava pendurada na parede a cerca de 1,60 de altura, é pequena e tem as grades bastante apertadas, (não cabe um dedo na horizontal).

A gaiola estava completamente fechada e não me parece que tenha sido aberta. Não havia qualquer rasto de sangue a não ser no comedouro, mesmo assim, o que havia era muito pouco. A cabeça desapareceu por completo.

A minha grande curiosidade e dúvida é que tipo de bicho pode fazer isto? Terá sido algum pássaro de grande porte? Alguma osga/lagartixa? Eu vivo em Lisboa penso que não haja águias nem nada do género aqui.

Tirei uma foto mas só colocarei se me pedirem de forma a identificar os ferimentos.

Gostava muito que me ajudassem a tentar identificar o que realmente se passou porque fiquei um pouco perturbado e nunca vi nada semelhante nos muitos pássaros que já tive...

Muito obrigado.
PauloSantos1
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

quarta set 18, 2013 8:08 pm

Osgas e Lagartixas, não fazem qualquer mal às aves... comem uns insectos ;)

Pelo cenário que descreve e que não é caso raro, julgo que terá sido uma qualquer ave de rapina, provavelmente um falcão, que não são raros em Lisboa e arredores.
<strong>Paulo Santos</strong>
Wkka
Mensagens: 6
Registado: sexta ago 05, 2011 12:21 am

quarta set 18, 2013 8:49 pm

PauloSantos1 Escreveu:Osgas e Lagartixas, não fazem qualquer mal às aves... comem uns insectos ;)

Pelo cenário que descreve e que não é caso raro, julgo que terá sido uma qualquer ave de rapina, provavelmente um falcão, que não são raros em Lisboa e arredores.
Referi osgas/lagartixas porque a minha avó tinha pombos correio e as elas expulsaram os pombos todos para o lado oposto do da gaiola onde os estavam os ovos, quando abrimos a gaiola não havia nem um ovo intacto e estava infestado de lagartixas e osgas por cima dos restos dos ovos.

A minha associação às lagartixas foi exactamente essa, não sei do que elas são capazes xD

Se fosse um falcão como diz, ele conseguiria colocar o bico dentro de uma gaiola? É que a gaiola é mesmo muito estreita.

Obrigado pela resposta.
Skined
Membro Veterano
Mensagens: 229
Registado: quarta jul 07, 2010 2:47 pm

quarta set 18, 2013 10:22 pm

Meta as fotos, vai ser muito mais facil identificar o predador...
MCsasodrac
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: sexta jun 17, 2011 8:40 pm
Localização: 9 cães, 3 coelhos, 3 gatos

quarta set 18, 2013 11:06 pm

Eu antes tinha um viveiro grande cá fora, com cerca de 10 canários.
Um diz chego para tratar deles e deparo-me com este cenário: tinha 3 pássaros, penas por todo o lado, asas no chão, cabeças, partes do corpo espalhadas. Não havia sangue nenhum.
O meu pai disse que devia ter sido um rato... mas sinceramente não vejo com um rato acaba com 7 pássaros.. os pássaros voam, seria impossível.
Até hoje não sei o que se passou.. sei que dei os restantes pássaros e nunca mais quis ter nenhum. Se voltar a ter, só dentro de casa.
"Saving just one dog won't change the world, but surely it will change the world for that one dog"
Wkka
Mensagens: 6
Registado: sexta ago 05, 2011 12:21 am

quarta set 18, 2013 11:20 pm

Skined Escreveu:Meta as fotos, vai ser muito mais facil identificar o predador...
Eu estava na brincadeira quando disse que punha as fotos, realmente tirei mas estava a 'imitar' o CSI. Não faz sentido colocar uma foto de um animal mutilado.
MCsasodrac Escreveu:Eu antes tinha um viveiro grande cá fora, com cerca de 10 canários.
Um diz chego para tratar deles e deparo-me com este cenário: tinha 3 pássaros, penas por todo o lado, asas no chão, cabeças, partes do corpo espalhadas. Não havia sangue nenhum.
O meu pai disse que devia ter sido um rato... mas sinceramente não vejo com um rato acaba com 7 pássaros.. os pássaros voam, seria impossível.
Até hoje não sei o que se passou.. sei que dei os restantes pássaros e nunca mais quis ter nenhum. Se voltar a ter, só dentro de casa.
Exacto, é o que me apetece fazer, não quero ter mais passaros...

No meu é impossível ter sido um rato, para além de morar num apartamento a gaiola estava presa num local alto. Só não consigo entender como apanhou o periquito dentro da gaiola...
MCsasodrac
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: sexta jun 17, 2011 8:40 pm
Localização: 9 cães, 3 coelhos, 3 gatos

quinta set 19, 2013 12:22 am

E poderia ter sido um gato??
"Saving just one dog won't change the world, but surely it will change the world for that one dog"
Wkka
Mensagens: 6
Registado: sexta ago 05, 2011 12:21 am

quinta set 19, 2013 8:04 am

MCsasodrac Escreveu:E poderia ter sido um gato??
Penso que não. Moro num 3° andar e a varanda mais próxima está a mais de 3 metros de distância e cerca de 2 metros mais abaixo. Também não tenho conhecimento se nenhum vizinho que tenha gatos e nunca vi nenhum na zona. Também se fosse um gato acredito que teria derrubado a gaiola como ja vi acontecer.
PauloSantos1
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

quinta set 19, 2013 6:58 pm

Wkka Escreveu:
PauloSantos1 Escreveu:Osgas e Lagartixas, não fazem qualquer mal às aves... comem uns insectos ;)

Pelo cenário que descreve e que não é caso raro, julgo que terá sido uma qualquer ave de rapina, provavelmente um falcão, que não são raros em Lisboa e arredores.
Referi osgas/lagartixas porque a minha avó tinha pombos correio e as elas expulsaram os pombos todos para o lado oposto do da gaiola onde os estavam os ovos, quando abrimos a gaiola não havia nem um ovo intacto e estava infestado de lagartixas e osgas por cima dos restos dos ovos.

A minha associação às lagartixas foi exactamente essa, não sei do que elas são capazes xD

Se fosse um falcão como diz, ele conseguiria colocar o bico dentro de uma gaiola? É que a gaiola é mesmo muito estreita.

Obrigado pela resposta.
As osgas irem ao ovos, não me admira, pode acontecer, mas não fazem mal às aves.

Sim, um falção consegue meter o bico na gaiola e basta que a ave esteja perto das grades.

A velocidade a que atacam é quase impossível à ave escapar.

Estes ataques de falcões a aves que se encontram em gaiolas à janela, tem-se intensificado nos últimos anos, tal como se tem intensificado a nidificação de falcões no meio da cidade
<strong>Paulo Santos</strong>
Zahn
Membro Veterano
Mensagens: 1495
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

quinta set 19, 2013 7:02 pm

Não tem mistério nenhum, foi uma ave de rapina. A distância das grades não tem muito a ver, basta caber o bico ou uma pata. Existem aves de rapina pouco maiores que caturras.
CatarinaLuz
Membro Veterano
Mensagens: 487
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

segunda set 23, 2013 1:40 pm

Pobre animal. Mas pronto era uma coisa que poderia acontecer, sendo que o animal ficava no exterior.

Lamento.
Responder

Voltar para “Aves”