Vou comprar um periquito

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

quinta ago 07, 2014 4:11 pm

Boa tarde,

vou oferecer um periquito ao meu marido que é apaixonado. já teve vários a última foi a Kika, que aparentemente morreu "com o ovo".

além da gaiola, o que terei de comprar mais?
o periquito (macho) sei que tem cerca de 3 meses e já tem "o nariz" azul.

não percebo nadinha de pássaros.

bem hajam

(tinha colocado este tópico no fórum dos peixes... :oops: )
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

quinta ago 07, 2014 8:22 pm

Boas

O objectivo é proporcionar um boa qualidade de vida à ave. Para isso, a gaiola e a alimentação são os dois pontos essenciais e onde deve incidir a maior atenção.

Começando pela gaiola e por aquilo que deve evitar:

Gaiolas redondas/cilíndricas, não são, de todo, adequadas (a nenhuma ave)

Gaiolas com portas tipo guilhotinha, são uma excelente forma de ver aves como os Periquitos escaparem em menos de nada, por isso, a evitar.

Qual a gaiola ideal ? Para apenas uma ave como o Periquito, uma gaiola com um comprimento superior a 50cm é o minimo.

É essencial que a gaiola permita a ave efectuar pequenos voos que a ajudarão a manter a forma.

Quanto à alimentação, poderá optar ou pela tradicional mistura de sementes, ou por uma ração extrusionada especifica para Periquitos.

Pessoalmente continuo a preferir as sementes, desde que de boa qualidade e numa mistura bem balanceada.

Evitar misturas de supermercado que, regra geral, não são adequadas a ave alguma.

Em qualquer boa loja de animais encontrará uma mistura adequada para o seu Periquito. Procure sempre a melhor qualidade.

Estamos a falar de uma única ave que garantidamente, mesmo escolhendo o melhor que houver em termos de alimentação, não ultrapassará os 2 ou 3 euros/mês (provavelmente nem metade).

Água limpa e fresca diariamente é essencial e.... e depois é disfrutar de um Periquito que é sempre uma ave fantástica.

ah... o bico não é azul, mas sim a cera ;) que é o que nos ajuda a distinguir machos e fêmeas
<strong>Paulo Santos</strong>
Vandocasmm
Membro Veterano

sexta ago 08, 2014 1:29 pm

PauloSantos1 Escreveu:Boas

O objectivo é proporcionar um boa qualidade de vida à ave. Para isso, a gaiola e a alimentação são os dois pontos essenciais e onde deve incidir a maior atenção.

Começando pela gaiola e por aquilo que deve evitar:

Gaiolas redondas/cilíndricas, não são, de todo, adequadas (a nenhuma ave)

Gaiolas com portas tipo guilhotinha, são uma excelente forma de ver aves como os Periquitos escaparem em menos de nada, por isso, a evitar.

Qual a gaiola ideal ? Para apenas uma ave como o Periquito, uma gaiola com um comprimento superior a 50cm é o minimo.

É essencial que a gaiola permita a ave efectuar pequenos voos que a ajudarão a manter a forma.

Quanto à alimentação, poderá optar ou pela tradicional mistura de sementes, ou por uma ração extrusionada especifica para Periquitos.

Pessoalmente continuo a preferir as sementes, desde que de boa qualidade e numa mistura bem balanceada.

Evitar misturas de supermercado que, regra geral, não são adequadas a ave alguma.

Em qualquer boa loja de animais encontrará uma mistura adequada para o seu Periquito. Procure sempre a melhor qualidade.

Estamos a falar de uma única ave que garantidamente, mesmo escolhendo o melhor que houver em termos de alimentação, não ultrapassará os 2 ou 3 euros/mês (provavelmente nem metade).

Água limpa e fresca diariamente é essencial e.... e depois é disfrutar de um Periquito que é sempre uma ave fantástica.

ah... o bico não é azul, mas sim a cera ;) que é o que nos ajuda a distinguir machos e fêmeas
Boa tarde,

obg pela pronta resposta.

eu tinha escrito "nariz" pq vi que estava acima do bico (mas como disse, não percebo mesmo nada de pássaros..), mas cera é um nome engraçado. tenho de ler mais sobre os passaritos para ver se aprendo algo.

devo então comprar uma gaiola quadrada ou rectangular? algum material em específico? as gaiolas já trazem bebedouro e comedouro?

já agora, quais são mais "dóceis" machos ou fémeas?

a comida comprarei, mas quanto ao "tratamento", não haverá problemas, o marido tratará.

eu pedi ajuda pq vou fazer uma surpresa, pq ele tem andado a ver periquitos. o que lhe vou oferecer, ele ficou encantado a olhar para ele:)

vamos ver é se a doida da minha Guida não fica também fascinada com ele :)

muito obg Paulo Santos, tenho lido muito dos seus posts e sei que tem sapiência.
PauloSantos1
Membro Veterano

sexta ago 08, 2014 3:40 pm

Boa tarde

devo então comprar uma gaiola quadrada ou rectangular? algum material em específico? as gaiolas já trazem bebedouro e comedouro?

Regra geral as gaiolas não costumam ter os lados todos iguais, por isso, a melhor opção é uma gaiola rectangular, com pelo menos 50 cm de comprimento, que lhe permita alguns voos.

É de evitar gaiolas com revestimento plástico por cima das grades, aves como os Periquitos e os Psitacideos em geral, acabam por roer aquilo tudo.

Além da gaiola depois ficar com mau aspecto, por vezes, eles acabam mesmo por comer aquele plástico, o que pode trazer alguns problemas.

O ideal é uma simples gaiola galvanizada sem revestimento nas grades.

Sempre vi as gaiolas trazerem comedouros e bebedouros, embora admita que há uns bons anos que não compro uma gaiola, pois construo eu próprio as minhas totalmente em rede. Mas sim, de certeza que trazem.

Embora possam existir excepções, mas regra geral, as femêas costumam ficar um pouco mais ariscas que os machos... mas há excepções.

Se for uma ave jovem e que seja habituada ao trato diário, acaba por se tornar mais dócil do que uma ave já mais velha.

Não é fácil (mas não é impossível) que uma ave que foi criada pelos progenitores se transforme num animal totalmente dócil, daí que, quem pretenda uma ave assim, acabe por comprar uma que tenha sido criada à mão.

Mas com alguma paciência, conseguem-se resultados bastante interessantes ;)
Vandocasmm
Membro Veterano

sexta ago 08, 2014 3:50 pm

PauloSantos1 Escreveu:Boa tarde

Regra geral as gaiolas não costumam ter os lados todos iguais, por isso, a melhor opção é uma gaiola rectangular, com pelo menos 50 cm de comprimento, que lhe permita alguns voos.

É de evitar gaiolas com revestimento plástico por cima das grades, aves como os Periquitos e os Psitacideos em geral, acabam por roer aquilo tudo.

Além da gaiola depois ficar com mau aspecto, por vezes, eles acabam mesmo por comer aquele plástico, o que pode trazer alguns problemas.

O ideal é uma simples gaiola galvanizada sem revestimento nas grades.

Sempre vi as gaiolas trazerem comedouros e bebedouros, embora admita que há uns bons anos que não compro uma gaiola, pois construo eu próprio as minhas totalmente em rede. Mas sim, de certeza que trazem.

Embora possam existir excepções, mas regra geral, as femêas costumam ficar um pouco mais ariscas que os machos... mas há excepções.

Se for uma ave jovem e que seja habituada ao trato diário, acaba por se tornar mais dócil do que uma ave já mais velha.

Não é fácil (mas não é impossível) que uma ave que foi criada pelos progenitores se transforme num animal totalmente dócil, daí que, quem pretenda uma ave assim, acabe por comprar uma que tenha sido criada à mão.

Mas com alguma paciência, conseguem-se resultados bastante interessantes ;)
Boa tarde novamente

e se eu quisesse construir uma gaiola de rede? é muito difícil? requer muito material?

e sim, se comprar compro rectangular e sem plástico!

obg
PauloSantos1
Membro Veterano

sexta ago 08, 2014 7:31 pm

Vandocasmm Escreveu: Boa tarde novamente

e se eu quisesse construir uma gaiola de rede? é muito difícil? requer muito material?

e sim, se comprar compro rectangular e sem plástico!

obg

Não é nada difícil de construir gaiolas em rede. Basta ter algum jeito e gostar de bricolage.

Neste site tem um artigo meu sobre o assunto:

http://www.naturezactiva.com/aves.php?page=redes

A vantagem em construir a gaiola em rede, é podermos escolher o tamanho sem estar limitado ao que existe no mercado, alem de podermos também fazer tudo o resto (portas, etc) da forma que nos der mais jeito.

Por outro lado e para quem, como era o meu caso, fazia criação de Periquitos Ingleses e por isso tinha bastantes gaiolas, compensa bastante construi-las, pois ficavam bem mais baratas e ao meu jeito.

Para fazer apenas uma, por vezes não compensa, pois terá de comprar a rede ao metro (ao rolo é mais barata, mas são rolos enormes) alicate para grampos, grampos, molas para as portas... enfim, o necessário para o efeito.

Não faço ideia do preço da rede actualmente. É rede galvanizada.

Para ser sincero, apenas para uma gaiola, não creio que compense.

Mas pode sempre procurar, por exemplo, no olx, onde existe muito pessoal que as faz, já com tabuleiro incluido a preços bastante interessantes

Fica aqui um exemplo, embora esta já seja de uma gaiola com um metro

http://pinhalnovo-setubal.olx.pt/gaiola ... -460455037
Vandocasmm
Membro Veterano

segunda ago 11, 2014 9:00 am

Bom dia

obg por todas as informações.

vou tentar encontrar algo parecido com o que aqui colocou.

:P
Vandocasmm
Membro Veterano

segunda ago 18, 2014 9:12 am

Depois de ter tido a guida internada, ontem fomos adoptados por um gato bebé... já não vou comprar um periquito :(
Responder

Voltar para “Aves”