Será mimo a mais????

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Malkovich
Membro
Registado: domingo jan 11, 2004 3:12 pm

terça jan 13, 2004 11:41 am

Gostaria de deixar aqui uma pergunta aos caros companheiros de forum.

Tenho um papagaio cinzento (Lucas) à 3 anos e dou-lhe excelentes condições de vida: come ração, tem uma gaiola grande e além disso tem duas árvores no quintal onde o coloco qd o tempo tá bom. Uma é uma nespereira e outra é uma árvore morta, ideal para ele poder brincar.

Pensava eu que estas condições serviriam para que o meu papagaio aprendesse a falar rapidamente, mas passados 3 anos ainda não diz nada. Faz uns assobios qd tá sozinho e tens uns barulhos característicos qd está ao pé de nós. É um papagaio carinhoso para nós e que é muito mimado pela família.

Com estas condições porque será que ele não fala? Será mimo a mais? :?:
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

terça jan 13, 2004 11:45 am

Eu não entendo nada de papagaios, porque não tenho nenhum.
Mas ensinar uma ave a falar ou a assobiar implica desde logo muita paciência, persistência e continuidade.
O que faz para o ensinar?
Malkovich
Membro

terça jan 13, 2004 11:49 am

O que eu faço é falar com ele e passar muito tempo a tentar ensinar-lhe. Mas até agora nicles !!! :(
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

terça jan 13, 2004 1:28 pm

Existem aqui no forum pessoas habilitadas para o tentar ajudar. Infelizmente não sei.

Já agora, com q frequência o tenta ensinar? Diariamente?
drlpfae
Membro Veterano
Registado: sábado set 07, 2002 12:28 pm

quarta jan 14, 2004 12:41 am

bem, acho que mimo a mais não deve de ser concerteza :p

continue a tentar ensiná-lo, começando por palavras pequenas tipo olá, eu tenho uma papagaia que é da espécie papagaio do senegal (que é uma espécie que tem pouca aptidão para falar) e que já diz olá e nina (que é o nome dela) para além de imitar os mais variados sons tipo toques de telemóvel.

eu acho que ela é assim porque foi criada à mão e desde cedo habituada à voz humana, secalhar o seu papagaio é importado e por isso não foi habituado desde pequeno à voz humana e talvez os tais barulhos esquisitos que faz sejam do sítio onde viveu, não sei...

por último tenho que dizer que um papagaio tem muito valor, independentemente de falar ou não, eu, se a minha nina não falasse ... paciência, o que importa é que esteja bem de saúde e feliz, isso sim é que é o importante :D
Malkovich
Membro

quarta jan 14, 2004 10:58 am

O meu papagaio não foi criado à mão. Sei perfeitamente que os papagaios criados à mão aprendem mais facilmente a falar.

Quanto à sua frase "o papagaio tem muito valor, independentemente de falar ou não" nunca disse o contrário. Dou-lhe o mesmo carinho. Só me sinto um pouco frustrado por não lhe conseguir desenvolver a fala. Só isso.

Mas obviamente que não vou desistir !!!

:roll:
Xanessa
Membro Júnior
Registado: sábado dez 27, 2003 9:19 pm

quarta jan 14, 2004 8:24 pm

Oi
Nunca ouviste dizer k os animais sao cmo as crianças? Ou seja quando a gente ker ke eles façam as coisas e quando eles n as fazem!!
Mas nao te preocupes.... de certeza que quando menos esperares ele fala.... tenta-lhe entretanto ensinar-lhe outas palavras, e olha a unica coisa k te posso dizer e para teres pachorra e torcer para q esse papagaio n seja casmurro :) (eehehe) brincadeira, mas agora a serio, nao te arrelies, ele ha-de falar.... tudo demora o seu tempo!! :) Continua a agir assim.... mas da mais tempo! :)
Jokas
Xanessa
drlpfae
Membro Veterano

quarta jan 14, 2004 8:56 pm

quando disse que os papagaios que são criados á mão têm mais possibilidade de falar, estava a dizer uma coisa que muita gente não sabe, porque existem pessoas que compram um papagaio e pensam que vai logo falar, quando o falar depende de muitas coisas entre as quais estar habituado desde pequeno a ouvir a nossa voz.

continue a tentar ensiná-lo que de um momento para o outro ele pode dizer uma palavra, mesmo que voce já não diga essa palavra ha muito tempo, que foi o que aconteceu comigo
Malkovich
Membro

quinta jan 15, 2004 11:37 am

Já agora drlpfae o seu papagaio foi criado á mão ? Quanto tempo demorou a falar e qual foi a primeira coisa que disse ?

;)
drlpfae
Membro Veterano

quinta jan 15, 2004 6:43 pm

sim, foi criada à maõ, fui busca-la quando tinha 3 meses e começou a falar passado 2 meses, a primeira palavra que disse foi olá, neste momento também ainda so diz ola e nina ( as unicas palavras que lhe ensinei), mas o que eu mais gosto de ouvir são os sons espectaculares que ela faz, principalmente os que imitam toques de telemóvel, porque parecem quase iguais :lol:
Malkovich
Membro

sexta jan 16, 2004 10:35 am

É por isso que me sinto um pouco frustrado. A maioria dos papagaios começa a falar cedo. O meu em 3 anos ainda não fala. Mas enfim não deixo de adorar o meu Lucas por causa disso. :)
Charlotte
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 1:16 pm

domingo jan 25, 2004 5:34 pm

Malkovich não desespere.

O meu papagaio também tem essa idade e não diz nada. Por vezes faz uns sons que parecem já uma tentativa de imitar, mas não são nada nítidos.

Eu acho que o problema do meu foi não ter sido estimulado logo desde muito novo. Provavelmente o seu também não viveu num ambiente muito rico antes de o ter adquirido - apesar de agora, ao que parede, viver como um Rei :D

Como já disseram aqui, o papagaio tem muito mais a oferecer para além da fala. São animais super inteligentes e carinhosos. Há que ajudá-lo a desenvolver todas as capacidades com calma e persistência :)
Kles
Membro Veterano
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

domingo jan 25, 2004 10:41 pm

Já exprimentou gravar algumas palavras/frases no PC/gravador e por a repetir ao pé da gaiola? Geralmente o ke funciona melhor é realmente a atenção dos donos, mas komo pelos vistos isso nao lhe falta, e como disse ke ele assobia kuando está sozinho, talvez valesse a pena exprimentar. Tentar ñ custa ;)

Boa sorte 8)
lobosentado
Membro
Registado: quinta out 24, 2002 11:46 am
Localização: 2 papagaios cinzas,caturras,tartarugas,peixes e cães

segunda jan 26, 2004 4:12 pm

Olá malkovich, o teu papagaio ñ foi criado á mão, mas o facto dele ser carinhoso é uma faculdade maiordo que saber falar, conheço pessoas que t~eem papagaios há anos e o papagaio ainda não estabeleceu uma relação de segurança, o que acontece é que ñ podem aproximar-se muito senão arriscam-se a uma bicada forte, além de muita gritaria.
Malkovich
Membro

segunda jan 26, 2004 4:43 pm

lobosentado Escreveu: ...o papagaio ainda não estabeleceu uma relação de segurança, o que acontece é que ñ podem aproximar-se muito senão arriscam-se a uma bicada forte, além de muita gritaria.
Não é o caso do meu papagaio. Ele adora-me. Anda comigo no ombro, dá-me beijos, brinca. Mas como já aqui disse não é por não falar que deixo de gostar menos dele.
Responder

Voltar para “Aves”