Criar passaros à mão

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Kles
Membro Veterano
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

quinta fev 12, 2004 10:42 pm

Ois,

Gostava de aprender a criar psitaccideos á mão. Já pesquisei imenso, e encomendei o livro "Parrots hand-feeding and nursery management".

Em todos os sites que pesquisei referia várias vezes os riscos existentes, e insistia que, se não se tivesse experiência, se devia ser ensinado por alguem experiente. Já alimentei passaros bebes á mão uma vez, dois bebes selvagens que os meus vizinhos encontraram, durante um dia. A isto não se pode propriamente chamar experiência :lol: mas correu tudo bem

Não conheço(e duvido que haja sequer alguem, no norte) ninguem que me possa ensinar, mas conheço uma pessoa que cria papagaios á mão, se tiver duvidas ou problemas.

Gostava de começar com periquitos já com uma certa idade(quando começam a crescer as penas, para minimisar os riscos). Mas só o farei se souber que realmente é minima possibilidade de morrerem.

-Nestas condições, é seguro?
-Se não, o que posso fazer?
-Algum concelho de alguem que crie passaros à mão?

Agradeço qualquer ajuda ;)
LeThAlPoIsOn
Membro Júnior
Registado: segunda abr 28, 2003 9:56 pm

quinta fev 12, 2004 10:47 pm

Olá!
Talvez o mu site o ajude.

http://fire.prohosting.com/lethalpt/ clicke no link "Filhotes" , os procedimentos são identicos para a maior parte das aves.O que difere é nas horas das refeições.

Atentamente
Abraço 8)
skwitz
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 Grand Danois, 2 yorkshire, 1 papagaio, 1 arara, iguana, periquitos, mandarins, canarios, caturras

sexta fev 13, 2004 12:01 am

Eu nao sei se será boa ideia começar a criar periquitos à mão pois nunca criei nenhum (e alem disso parecem tão frageis...)

Eu comecei por criar Caturras e não senti grande dificuldade, ao fim de uma ou duas refeições já "dominava" a técnica.

Qualquer que seja a ave que optes por criar à mão, pesquisa bem sobre a criação dessas próprias aves à mão, pois cada uma tem as suas características que diferem de outros pássaros. (por exemplo, criar caturras à mão com mais de 3 semanas torna-se complicado - mas não impossível - pois elas a partir desta idade já se identificam como "aves" e teremos mais trabalho a convence-las de que somos nós os pais)

Aviso-te já que é uma tarefa que dá mais trabalho do que parece mas acaba por ser recompensado pela relação que se estabelece com o passaro :D

Depois diz o que decidiste ta?

Um abraço,

Bruno
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

sexta fev 13, 2004 12:10 am

Se os pais os alimentam, porquê alimentá-los à mão?

e ainda por cima para exprimentar, pondo em risco a saúde ou até a vida da ave só por um capricho.

Também já criei aves à mão, mas porque os pais não o faziam...

Um bem haja
lamarosa
Membro Veterano
Registado: terça dez 31, 2002 1:03 am
Localização: periquitos, periquitos e periquitos, mandarins, pardais de java
Contacto:

sexta fev 13, 2004 1:19 am

Olá Kles!

Pode encontrar toda a informação que necessita sobre criação manual de periquitos no meu site em http://periquitos.pt.vu - se continuar com dúvidas depois de consultar o site contacte-me!

Entre outras coisas pode ver um vídeo meu a alimentar um periquito albino.
Kles
Membro Veterano
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

sexta fev 13, 2004 7:34 pm

Ois, obrigada por toda a informação. Penso que vou ter de realmente arranjar alguem que me ensine.

Não, vald, eu não poria em risco a vida de um animal por razão alguma, quanto mais "só por um capricho" :? Como disse, apenas o farei se tiver a certeza que é seguro. E não é "só para exprimentar".

Segundo a pessoa que conheço que cria pássaros á mão, não é arriscado criar os periquitos á mão desde que seja desde uma certa idade. É claro que para alguem com experiencia não é. E para alguem que esta praticamente a começar?

Skwitz: como começou por criar á mão? Teve ajuda? Não parece que tenha tido problemas.

Lamorosa: já tinha consultado o seu site antes, e o video dá uma ajuda. Mas pareceu-me um pouco vago quanto aos riscos para um principiante...

Mais uma vez obrigado a todos
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

sexta fev 13, 2004 8:51 pm

Kles Escreveu: (...)
Não, vald, eu não poria em risco a vida de um animal por razão alguma, quanto mais "só por um capricho" :? Como disse, apenas o farei se tiver a certeza que é seguro. E não é "só para exprimentar".
(...)
Apraz-me que tenha essa consciência…

Mas continuo sem saber o porquê de querer criar as aves à mão?
Se não é indiscrição claro…

Um bem haja
skwitz
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 Grand Danois, 2 yorkshire, 1 papagaio, 1 arara, iguana, periquitos, mandarins, canarios, caturras

sexta fev 13, 2004 10:54 pm

vald: não posso responder por ele mas respondo por mim. Eu quando crio aves à mão é com o objectivo de arranjar um "amigo" para a vida...
sabes bem que uma ave que é amansada nunca fica tão mansa como quando criada à mão...
Eu pelo menos penso assim, se se quer uma ave como um real animal de estimação este tem de ser criado à mão.

Kles: eu por acaso não tive nenhum problema e nunca ninguem me mostrou como se fazia. Limitei-me a ler muito na net sobre a técnina de alimentar à mão e experimentei (com MUITO cuidado, claro).

Penso que o maior risco será que a ave aspire a comida que lhe estamos a dar, indo assim para os pulmoes o que ira causar pneumonia que na maioria dos casos leva à morte da ave.
Para isso os cuidados são simples: (com o pássaro à nossa frente) meter a seringa do lado direito do bico e a ponta a apontar para a esquerda (ou seja, se estivermos de costas para a ave será do lado esquerdo do pássaro a apontar para a direita) e metendo sempre pouca papa no bico, dando tempo à ave para engolir tudo.

Um abraço,

Bruno
Kles
Membro Veterano

sexta fev 13, 2004 11:46 pm

Ois,

Mais uma vez obrigada por responderem :)
As razões por que gostaria de criar aves á mão são parecidas com as de skwitz. Alem dissi, gostava de criar passaros á mão(como hobbie, não por dinheiro), já que há tão poucos que o façam em portugal, pelo menos do meu conhecimento. Tambem me pareceu que talvez o aparecimento de aves criadas á mão pudesse ajudar a parar a importação de papagaios capturados.

No entanto, depois de ver a página que referi no novo topico já não tenho a certeza se será bom que sejam criados mais passaros, quando existem tantos a precisar de uma casa... o mesmo que acontece com os cães. :?

No entanto, isto é o que acontece nos EUA; como em portugal acontece o contrário(mais procura do que oferta, poucos abandonos conhecidos) já não tenho a certeza...

Já agora... não sou "ele", mas "ela" :roll: :lol:
AlexandreA
Membro
Registado: sábado nov 08, 2003 1:11 am

sábado fev 14, 2004 9:29 am

eu já criei à mão desde mandarins a papagaios e digo- vos quando já têm os olhos abertos é pior pois não nos reconhecem como pais.
a criação á mão é fácil.
no princípio uso uma seringa e quando já estão bem desenvolvidas uso uma colher.

cumprimentos
jorgiti
Membro
Registado: domingo fev 01, 2004 8:19 pm

quarta fev 18, 2004 12:13 am

[quote=vald]

Um bem haja
[/quote]

Desculpe dizer mas acho que a criaçãoà mão é das melhores experiências que se pode ter com uma ave. É quase como criar um filho, com todas as alegrias e tristezas......

Em relação ao risco acho que quem não arrisca não petisca e a 1ª vez que alimentei periquitos à mão correu tudo às mil maravilhas, acho que não precisa de nínguém pra lhe dar aulas.... acho que uma das coisas boas que nós, humanos temos é de sabermos institivamente encontrar uma solução para quase todas as situações....

Abraços penudos
jorgiti
Membro

quarta fev 18, 2004 12:14 am

[quote=vald]
[quote=Kles]
(...)
(...)
[/quote]

Um bem haja
[/quote]
jorgiti
Membro

quarta fev 18, 2004 12:15 am

[quote=vald]
[quote=Kles]
(...)
(...)
[/quote]

Um bem haja
[/quote]
Kles
Membro Veterano

quarta fev 18, 2004 2:14 pm

Ois,

Mais uma vez, obrigada por responderem :)
Jorgiti: que idade tinham os periquitos quando começou a alimenta-los á mão? Segundo várias pessoas a melhor altura(para principiantes) é quando começam a crescer as penas, pois já não são nem muito frageis nem demasiado crescidos, mas gostaria de saber o maior nº de opinioes possivel... ;)
jorgiti
Membro

quarta fev 18, 2004 6:16 pm

KLES :

Retire-os dos pais por voltas das 3 semanas e meio (pelo menos é o que eu faço) é melhor que estes tenham penas porque assim a sua temperatura é mais estável, compre papa de alimentação à mão (existem várias) siga bem as instruções do recipeiente (por a quantidade de àgua certa, etc...), e alimente-os de 3 a 4 vezes, conforme a idade. MAS MUITO CUIDADO COM A QUANTIDADE porque eles pedir-lhe-ão até "explodirem", por isso, se vir que o papo deles está cheio não lhes dê mais. Eles também têm de ser mantidos a uma temperatura relativamente quente para isso eu coloco-os num recipiente com umas palhinhas por cima e uma lâmpada que os aqueça. Para além disso nunca se esqueça de lhes dar muito carinho e pode-lhes até ir ensinando algumas palavrinhas simples.
P.S- para os desmamar quando já forem mais velhinhos deite sementes no chão para que o periquito fique curioso.

Abraços da passarada
Responder

Voltar para “Aves”