Pombo recuperado - devo libertar?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
ChloeS
Membro Veterano
Mensagens: 235
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

quarta jul 31, 2019 8:10 pm

Olá a todos!
Há cerca de dois meses encontrei um pombo muito jovem a ser atacado por gaivotas. Afastei as gaivotas mas ele parecia incapaz de voar. Trouxe-o para casa e levei-o ao veterinário. Já se encontra totalmente recuperado das feridas e da luxação da asa que tinha e agora ficou o dilema: devo mantê-lo comigo ou libertá-lo? O problema é que com tanto tempo connosco e possivelmente quase nenhum tempo livre e fora do ninho, tenho dúvidas se sobreviverá. Perdeu o medo aos humanos, deixa-se apanhar facilmente e, por vezes, até voa para o nosso ombro. Por outro lado, vivo num apartamento, não tenho um sítio adequado onde ele possa voar regularmente fora da gaiola nem lugar para um viveiro grande. Não queria condenar uma ave que nasceu livre a ficar numa gaiola até morrer.
Já o levei numa gaiola para um parque perto de minha casa para ver se mostrava interesse nos outros pombos e de facto mostrou. Na última vez arrisquei e soltei-o. Ele juntou-se aos outros e não parecia muito interessado em mim. Voou com eles, não para muito longe, e quando finalmente o encontrei no meio deles todos estava a tremer e a vomitar... Parecia-me muito stressado, mas julgo que será normal por ser tudo novo para ele. Também reparei que é bastante mas pequeno do que os outros. Pesa atualmente 240 gr, quando o trouxe para casa estava desnutrido e pesava 150 gr. Já ganhou bastante peso, mas ainda assim é bastante pequeno. Será normal por ser ainda jovem (deve ter agora uns 3 meses)? Será que isso o torna mais vulnerável junto dos outros? Não me senti nada segura para o deixar e voltei a trazê-lo para casa.
As opções que tenho em mente são ou continuar a levá-lo ao parque com regularidade até deixar de o conseguir apanhar, ou arranjar uma fêmea, trazê-la para casa até se habituarem um ao outro e libertá-los juntos. Isto se não conseguir de todo arranjar alguém que tenha condições e aceite ficar com ele, o que infelizmente, acho muito pouco provável vir a conseguir :cry:
Algum conselho? Obrigada desde já.
Responder

Voltar para “Aves”