Agapornis criado à mão mais agressivo

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Jessiyiii
Mensagens: 1
Registado: quinta out 03, 2019 4:01 pm

quinta out 03, 2019 4:33 pm

Olá a todos, tenho um agapornis criado à mão, não foi criado por mim e sim por outra pessoas, está comigo à 1 semana, e têm 9 meses.

Não tenho a certeza se é macho ou fêmea pois ainda não fizemos o exame de sexagem, mas suspeito que pelo seu comportamento seja fêmea, contudo pelo ossos pélvicos aparenta ser macho...

Nunca tive um agapornis pelo que sou completamente leiga no assunto! Suspeito que a pequenina esteja no cio, bica tudo o que vê e rasga papel (não rasga em tiras mas em pequenos pedaços) tentando po-lo nas asas.

Quando veio já tinha o comportamento de bicar os dedos, mas noto que agora o faz com mais força (nunca me fez sangue ou rasgou a pele mas são beliscões bem fortes), para além disso não se deixa tocar em nenhuma parte do corpo sem que nos tente bicar. Se lhe toco com a caneta perto das asas ela faz uma posição parecida com o chamado "avião".
Coça bastante as penas com as patinhas e abana o rabo frequentemente...

Tenho evitado tocar lhe para não estimular nenhum comportamento, para além disso coloquei um monte de brinquedos na gaiola para ela ficar entretida e retirei tudo que pudesse usar para encher o ninho (papel, cartão...). Quando me bica tento manter o dedo no mesmo lugar (por vezes é difícil pois dói bastante) e digo um não autoritário para que esta pare (não sei se será o correto...).

Tirando o facto de não querer ser tocado e sentir-se mais ameaçado pelos dedos/mãos está normal, sai da gaiola mal a vê aberta e vem logo pousar no ombro, cabeça... quando passámos perto da gaiola chama logo por nós a cantarolar, continua brincalhona e curiosa... nota-se que continua feliz com a nossa presença e que nos quer por perto, mas seria bom se as bicaditas mais fortes acabassem e acho que provavelmente estão a ser estimuladas pela época do cio, pelo menos pelos vídeos que tenho visto e pelo que tenho lido.

Existe alguma técnica para reduzir o tempo/periodo de cio?

Ela têm um ninho na gaiola onde costuma dormir, devo-o retirar?
Joana_L_94
Mensagens: 1
Registado: quarta abr 01, 2020 2:27 pm

quarta abr 01, 2020 2:43 pm

Boa tarde, não irei responder à sua questão.
No entanto andei aqui no fórum e não encontrei nenhuma dúvida como a minha e a sua era a mais parecida.

Tenho um agapornis roseicollis, ainda é novinho, mas estou a cuidar dele desde que tem 3/4 semanas. Não sei de todo qual é o seu sexo. Ele tem quase 4 meses e está a começar a apresentar uns comportamentos um pouco agressivos. Ele sempre adorou bicar os dedos, mais especificamente "fazer-nos a manicura". Contudo, ja deparei-me com ele a "bufar" (não sei ao certo se posso dar este termo) e bica com agressividade.
Ele a partir dos 2 meses já resmungava quando tentávamos tocar nele, mas continua a cantar e chamar a atenção para estar ao nosso colo. Mas lá está, tem a mania de morder tudo, orelhas, óculos, basicamente tudo o que vier à rede é peixe.

Sou novata nestas andanças, nunca tive pássaros, mas acho que estou a tratar bem dele. Não passa horas a fio sozinho, tento sempre que ele esteja fora da gaiola. Mas torna-se chato porque está sempre a bicar. Já lhe comprei barrinhas para ele bicar, mas tem medo, no entanto não tem medo dos nossos telemóveis. Ou seja, tem medo de tudo o que é para ele e tudo é que nosso adora ! :lol:


Caso alguém me possa ajudar. Agradecia :D :D
Hugovigario
Mensagens: 2
Registado: quinta jul 16, 2020 11:40 am

quinta jul 16, 2020 11:42 am

Quanto a ele bicar .. não retire a mão e ao mesmo tempo vai dando carinho. Festas mesmo que ele morda. Com o tempo ele/ela vai perceber que não e para morder. Senão tem casa não vejo razão para ter o ninho na gaiola . Não se esqueça que a gaiola e o espaço dela e ela ou ele vai proteger seu espaço . Não tire o pássaro da gaiola .. deixe antes ele sempre vir a si . E normal eles são territoriais .. eu tenho o mesmo problema com um meu , ele faz o mesmo dentro.. mas fora não .
Responder

Voltar para “Aves”