Tenho reparado que quando toco músicas "alegres" em piano, o Lípio decide acompanhar-me, cantando o mais alto possível. O mesmo não acontece nas músicas "tristes" (normalmente em tonalidades menores).
Será isto a demonstração de uma preferência musical?
Com os vossos pássaros canoros também acontece isto?
Preferências musicais
Bem, não sou entendido em música, nem em acústica, nem na influência que os sons têm com as aves ou quaisquer outros animais; sei que há apitos para cães e pombos, que emitem sons que não são audíveis para nós, sei que a sirene dos bombeiros põem os cães loucos, que a bicharada desata a uivar, a ladrar e a cantar momentos antes de um terramoto ( em 1969 tive essa desagradável experiência), sei que há infra e ultra-sons para os quais nós somos completamente surdos, mas os animais não. Sei por experiência própria que, quando a água da chuva cai dos beirais os canários cantam de uma forma ininterrupta e que o mesmo acontece se estiverem dentro de casa e se põe uma torneira a correr....na cozinha por exemplo.
Sei que, antigamente, antes de aparecerem os meios de gravação e reprodução de som actuais, na Alemanha, na zona do Harz, havia explorações que se dedicavam à reprodução do canário do Harz ( tb conhecido por Roller, ou ainda por flauta alemão). Estes canários eram educados musicalmente por músicos profissionais, que tocavam violino e que se deslocavam de quinta em quinta a dar aulas de mùsica aos seus pequenos alunos.........um canário Harz tem que obrigatoriamente cantar de uma determinada forma e segundo uma determinada sequência e isso era-lhes ensinado por esses músicos.....claro que hoje há CDs para o efeito e já não há músicos profissionais a darem aulas de música aos seus pequenos alunos. Mas o standard da COM mantêm-se e claro, as aves têm que cantar da mesma maneira que faziam nessa época.
E garanto-lhes, o canto de um canário Harz é uma coisa de outro mundo...........portanto, as aves aprendem a cantar sim e são sensiveis aos sons que as rodeiam.
Um abraço a todos.
Sei que, antigamente, antes de aparecerem os meios de gravação e reprodução de som actuais, na Alemanha, na zona do Harz, havia explorações que se dedicavam à reprodução do canário do Harz ( tb conhecido por Roller, ou ainda por flauta alemão). Estes canários eram educados musicalmente por músicos profissionais, que tocavam violino e que se deslocavam de quinta em quinta a dar aulas de mùsica aos seus pequenos alunos.........um canário Harz tem que obrigatoriamente cantar de uma determinada forma e segundo uma determinada sequência e isso era-lhes ensinado por esses músicos.....claro que hoje há CDs para o efeito e já não há músicos profissionais a darem aulas de música aos seus pequenos alunos. Mas o standard da COM mantêm-se e claro, as aves têm que cantar da mesma maneira que faziam nessa época.
E garanto-lhes, o canto de um canário Harz é uma coisa de outro mundo...........portanto, as aves aprendem a cantar sim e são sensiveis aos sons que as rodeiam.
Um abraço a todos.
-
- Membro
- Registado: domingo fev 01, 2004 8:19 pm
quando toco violino os meus canarinhos também cantam muito e vão aprendendo nota a nota mas não conseguem (ainda) articular as notas todas.. Vão tocando pequenos trechos... os meus periquitos quando estão no meu quarto e eu estou a tocar, põe-se em cima do arco e chilream (mmmuiiiito alto) alegremente....
Estes nossos passaros têm muito mais a dizer do que aparentam....
Estes nossos passaros têm muito mais a dizer do que aparentam....