Ovo encravado ou não?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Misswhite
Membro Veterano
Registado: sexta jul 18, 2003 9:15 pm

segunda mar 01, 2004 2:43 pm

Boas

A minha periquita foi galada já várias vezes, e anda para pôr ovo já há algum tempo. Nota-se o ovo na barriga dela, mas ultimamente ela anda com as penas um pouco eriçadas e nota-se o anus mais largo do que o normal. Significará isso que está com um ovo encravado? Se sim, o que posso fazer?
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

segunda mar 01, 2004 4:21 pm

A dificuldade de postura é de fácil de identificar.
A fêmea matem-se pousada, geralmente no chão, com as penas eriçadas mas, ao contrario do que acontece em caso de doença, não enfia a cabeça nas penas do dorso. Tem dores óbvias, treme e levanta e baixa a cauda. Por vezes, mostra-se incapaz de alcançar um ramo ou um poleiro, ainda que estejam muito perto dela. Se não a ajudarmos rapidamente pode ser fatal em poucas horas. No entanto, por vezes a agonia arrasta-se até dois dias.
A parte posterior do corpo apresenta-se intumescida e avermelhada. Pressionando ligeiramente com a ponta do dedo, é possível determinar se se trata de um ovo com casca dura ou mole.

Neste caso, deve-se massajar cuidadosamente a zona em redor da cloaca com óleo alimentar morno, em movimentos circulares.
A aplicação de um pouco de óleo morno no próprio interior da cloaca e os movimentos da massagem podem ajudar o ovo a sair em poucos minutos.

A exposição da cloaca à radiação quente de uma lâmpada de infravermelhos contribui para as probabilidades de um êxito rápido.

Durante este processo, seguramos suavemente a ave na mão.

Outra solução consiste em envolver completamente o corpo da ave numa toalha húmida aquecida, deixando apenas a cabeça de fora.
Este método é mais aconselhável para aves de maior porte.
A toalha deve ser substituída de quarto em quarto de hora.

Para casos detectados logo no início, basta por vezes aquecer a temperatura ambiente a 35º.

Este problema poderá ter várias causas, entre as quais a juventude excessiva da ave, descidas súbitas de temperatura, stress fruto da manipulação do ninho, mal formação do ovo e etc…

A malformação do ovo pode estar associada a carências de cálcio, quer por deficiências alimentares quer por problemas metabólicos.

Se for este o caso, deve agir rapidamente, mas sempre com muito cuidado para que o ovo não parte dentro da ave, pois neste caso será mesmo fatal…
Caso nenhuma destas dicas se mostrar eficaz, deve rapidamente recorrer a um vet. especializado em aves.
Misswhite
Membro Veterano

terça mar 02, 2004 1:57 pm

Como temia, a periquita tem mesmo um ovo encravado.
Já estive a pôr óleo alimentar duas vezes, mas n sei se está a dar resultado.
Espero que resulte...
:cry:
vald
Membro Veterano

terça mar 02, 2004 4:11 pm

Já há novidades?

Pô-la num local aquecido?

Se não conseguir, aconselho que vá um vet. rápidamente.
Misswhite
Membro Veterano

terça mar 02, 2004 6:42 pm

Podem informar-me de veterinários especializados em aves aqui na zona de massamá - oeiras - sintra - lisboa?
O mais perto possivel de massamá...
drlpfae
Membro Veterano
Registado: sábado set 07, 2002 12:28 pm

quarta mar 03, 2004 1:40 am

eu sou do porto por isso não faço a menor ideia, o melhor é mesmo perguntar ao "casadeanaval" pois acho que ele sabe
vald
Membro Veterano

quinta mar 04, 2004 11:43 pm

Novidades?
espero que boas...
drlpfae
Membro Veterano

sexta mar 05, 2004 1:02 am

então como está a periquita???

espero que o problema já se tenha resolvido ;)
serene
Membro Veterano
Registado: segunda nov 24, 2003 6:42 pm
Localização: Taz, Nina, Patanisca e Pantufa (Gatos), Pantera (cocker), Peixes
Contacto:

sexta mar 05, 2004 1:12 am

Assim que tiver novidades diga
lobosentado
Membro
Registado: quinta out 24, 2002 11:46 am
Localização: 2 papagaios cinzas,caturras,tartarugas,peixes e cães

sexta mar 05, 2004 2:02 am

Olá :) espero que esteja tudo bem com a tua avezinha ;)
Não sei se já foi dito atrás, o k eu costumo fazer é segurar na ave com muito jeitinho, pôr algo gorduroso na cloaca, óleo, azeite, e por baixo da ave tenho um bule com água a ferver.Por cima seguro então a ave que recebe os vapores na barriguita e cloaca, e ups! Ás vezes era só preciso mesmo uma mãozinha, ou porque era a sua primeira vez, e a cloaca não fazia a dilatação, ou por falta de cálcio.por duas vezes já me caiu o ovo na mão, por isso aconselho a ter uma mão por baixo de alguém ou a vossa, porque da primeira,quase não o apanhava. :D
Bem o melhor é dar sempre cálcio, mas ás vezes quando as femeas são novinhas, é preciso estar atento aos sinais k a misswhite disse.
Para quem tiver cinzas, acho importante dizer k uma pedra de choco não chega, os cinzas precisam de mais cálcio do que os papagaios que tenham a mesma estatura, do que por exemplo os amazonas.Por isso existem umas marcas boas de cálcio, e pode-se controlar a quantidade que é ingerida por dia
Misswhite
Membro Veterano

sexta mar 05, 2004 5:28 pm

Hoje já estou muito mais feliz. :D
Depois de ter passado algum tempo preocupada, pk n via os sinais desapareceram, cheguei há pouco, fui investigar e já havia um ovo no ninho.
Vou pôr fotos no álbum e vou seguir de perto o crescimento dos próximos bebés, para que todos os possam ver
Obrigado pela ajuda de todos.
;)
vald
Membro Veterano

domingo mar 07, 2004 12:10 am

drlpfae Escreveu: eu sou do porto por isso não faço a menor ideia, o melhor é mesmo perguntar ao "casadeanaval" pois acho que ele sabe
:?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
vald
Membro Veterano

domingo mar 07, 2004 12:12 am

Misswhite Escreveu: Hoje já estou muito mais feliz. :D
Depois de ter passado algum tempo preocupada, pk n via os sinais desapareceram, cheguei há pouco, fui investigar e já havia um ovo no ninho.
(...)

Como é que resolveu o problema?
Compartilhe connosco…

Mas olhe que 5 ou 6 dias com o ovo encravado é história…:o :o
drlpfae
Membro Veterano

domingo mar 07, 2004 12:37 am

vald Escreveu:
drlpfae Escreveu: eu sou do porto por isso não faço a menor ideia, o melhor é mesmo perguntar ao "casadeanaval" pois acho que ele sabe

através das várias mensagen que eu ja li aqui na arca, em todos os foruns apercebi-me que o membro casadeanaval está ligado à veterinária e conhece vários profissionais, aqui há pouco tempo uma forista - a megaran teve o papagaio doente e o forista casadeanaval indicou-lhe o nome de uma veterinária da faculdade de medicina veterinária de lisboa (se não estou em erro)
vald
Membro Veterano

domingo mar 07, 2004 12:48 am

drlpfae Escreveu:
vald Escreveu:

através das várias mensagen que eu ja li aqui na arca, em todos os foruns apercebi-me que o membro casadeanaval está ligado à veterinária e conhece vários profissionais, aqui há pouco tempo uma forista - a megaran teve o papagaio doente e o forista casadeanaval indicou-lhe o nome de uma veterinária da faculdade de medicina veterinária de lisboa (se não estou em erro)

Esclarecido…: :oops:
Responder

Voltar para “Aves”