Piriquitos-papás recentes

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
andrixa
Membro Júnior
Registado: terça out 28, 2003 10:09 pm

quarta mar 31, 2004 8:38 am

olá,
gostaria que me ajudassem numa questaõ. Este ano os meus piriquitos resolveram juntar os trapinhos e tiveram (pela primeira vez!) 4 bébés. Acontece que já têm um mês e ainda só o mais velho vem cá para fora mas ainda não come sózinho. O problema é que tenho notado que tem havido grandes disputas e discussões entre os pais. Principalmente Ela que bica-o bastante e agora anda muito à luta com ele. Será isto normal?. Será que devo separar o pai por uns tempos para ela não se enervar tanto. O problema é que ele ajuda muito e dá de comer aos bébés.
Agradecia ajuda de alguém mais habituado a estas lides! Obrigada!
Já agora (ia-me esquecendo) o que significa dois deles nascerem com os olhinhos vermelhos? Serão albinos? ;)

Até breve...
va5zcu
Membro
Registado: terça dez 23, 2003 3:47 pm

quarta mar 31, 2004 3:30 pm

2 nascerem kom olhos vermelhus....issu quer dizer k ou sao albinos ou lutinos....

lol:P...ola

bem os periquitos discutem muito....
n aconselhu a mudar o pai pois é ele k da komer tantu a mae komo aos filhos....kuandu tiverem todus ca fora (mais ou menus uma semana depois, i de os pequenos komeçarem a comer) pode separar o pai.....

mas se começar a aparecer sangue AI convem tiralo de gaiola....:P
....

abraço[][]s
va5zcu
andrixa
Membro Júnior

quarta mar 31, 2004 3:52 pm

ja agora desculpem a minha ignorância, mas o que são piriquitos lutinos?

Espero uma resposta breve!

Obrigado(a)
va5zcu
Membro
Registado: terça dez 23, 2003 3:47 pm

quarta mar 31, 2004 6:52 pm

lol.... n faz mal...

os peris amarelus de olhos vermelhus sao os lutinos
os peris brancos de olhos vermelhos sao os albinos

istu porque existem duas variantes kromatikas nos peris uma verda i a outra azul....
os lutinos sao os albinos da variante verde i os albinos sao os albinos da variante azul....

abc[][]
va5zcu
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quarta mar 31, 2004 7:28 pm

andrixa Escreveu: olá,
gostaria que me ajudassem numa questaõ. Este ano os meus piriquitos resolveram juntar os trapinhos e tiveram (pela primeira vez!) 4 bébés. Acontece que já têm um mês e ainda só o mais velho vem cá para fora mas ainda não come sózinho. O problema é que tenho notado que tem havido grandes disputas e discussões entre os pais. Principalmente Ela que bica-o bastante e agora anda muito à luta com ele. Será isto normal?. Será que devo separar o pai por uns tempos para ela não se enervar tanto. O problema é que ele ajuda muito e dá de comer aos bébés.
Agradecia ajuda de alguém mais habituado a estas lides! Obrigada!
Já agora (ia-me esquecendo) o que significa dois deles nascerem com os olhinhos vermelhos? Serão albinos? ;)

Até breve...
Já me aconteceu o mesmo...
Fiz duas criações com um casal de periquitos e o tal comportamento manifestou-se exactamente da mesma forma em ambas....
O macho também sempre ajudou a fêmea e os bebés; chegava até a entrar para dentro do ninho. Tudo às mil maravilhas até chegar a fase em que os bebés começaram a sair do ninho. A fêmea pura e simplesmente começou a atacar o macho, não o deixando subir para os poleiros, nem mesmo comer ou beber. Resolvi então mudar para uma gaiola tipo viveiro, em que os separei com a rede do meio.
Mas lá está.....Foi só nesta fase e depois tudo regressou ao normal, o porquê é que eu não sei!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
andrixa
Membro Júnior

quinta abr 01, 2004 8:43 am

olá, va5zcu.....

Já percebi que é um entendido nestas coisas. Mas então neste caso são albinos, porque o pai é azul e a mãe, embora seja branca tb tem bocadinhos de azul.....é isso?
É verdade aquela história de que os albinos têm menos resistência que os outros? Já reparei que, o 1º e o 3º que nasceram albinos, estão com alguma dificuldade em querer sair do ninho. Enquanto que o segundo já saiu e não voltou mais, esses saiem de vez em quando mas voltam logo lá para dentro.
Assim q tiver disponibilidade para colocar a foto deles no álbum...até agora só lá estão os maluqinhos dos agarponis.

Obrigada,
Até Breve.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sábado abr 03, 2004 11:39 am

Sobre albinismo e afins consulte o tópico "olhos vermelhos". (é que agora estou de férias e tenho preguiça de explicar tudo outra vez... :p )
Por aquilo que sei o único defeito dos animais albinos é uma menor resistência à luz, por causa da falta de pigmentação. Nos mamíferos os albinos tendem a ser surdos, mas nas aves não sei. Se os bebés com olhos vermelhos demoram mais a sair do ninho não é necessáriamente por causa da sua despigmentação.
Responder

Voltar para “Aves”