Eu estou perto do Estoril, numa zona calma. Tenho um quintal grande, com algumas árvores, e noto que nas minhas vides (mais quando têm folhas) passa uma variedade enorme de aves.
Ainda no outro dia vi um pássaro do tamanho de um padal, mas que era preto, com o peito de outra cor, não me recordo bem, mas era lindo!
Há uns tempos pus umas sementes num prato, junto com um pouco de ração do meu cão (já vi os pardais a comer ração húmida [quando chove a ração molha-se porque o Ruby tira o comer do sítio] e estavam todos satisfeitos). Não notei alteração nenhuma nas sementes, mas a ração desapareceu, pois a cadela da vizinha saltou o muro e comeu-a

Que sementes dar para que os pardais comam? Sementes de canário? Piriquito? Papa para insectívoros? As formigas levam quase tudo, e nem dá para saber se os pássaros foram lá ou não

Eu quero atrair a maior variedade de aves aqui da zona, pois quero tirar fotos e identificar a espécie

Tenho é de arranjar uns binóculos (onde se vendem baratos?) porque anda por aqui uma ave um pouco maior que uma caturra, que fica a planar quieta a grande altura, a olhar para baixo e depois ou faz um mergulho espectacular, ou vai para o lado procurar algo. Acho que é um milhafre

Na vossa zona também há muitas aves? Ainda hoje, no Mac de cascais, tive a dar um pouco de pão a uns pombos e a um pardal atrevido que se aventurou para o pé de mim. Mereceu o pão, eles costumam ser muito fugidios