Pássaros que cairam do ninho...ajudem-me/com fotos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
phalcon
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta abr 23, 2004 10:53 pm

Peço a vossa ajuda para o seguinte :
a minha gata trepou á tangerineira e esvoaçaram até ao chão , sem ainda conseguirem voar, 2 passarinhos que pelo que andei a pesquisar poderão ser Verdilhões,mas não sei ,coloco aqui as fotos para que os entendidos me digam.
Não consigo encontrar de novo o ninho para os colocar lá de novo e já é de noite.
Coloquei-os numa gaiola , mas não sei o que posso lhes dar de comer. Foi me dito para lhes dar pão humedecido em leite , mas gostava de uma opinão de quem sabe.
Que conselhos me dão ?
Obrigado
Ana

Imagem

Imagem

Imagem
drlpfae
Membro Veterano
Registado: sábado set 07, 2002 12:28 pm

sábado abr 24, 2004 12:21 am

consulta este topico, talvez te ajude:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... highlight=

boa sorte!
AlexandreA
Membro
Registado: sábado nov 08, 2003 1:11 am

sábado abr 24, 2004 10:49 am

ponha-os no ninho donde saíram.
se não o encontrar compre farinha em pó, umedece em água morna e dei-a de 5 em 5 horas, 8h da manhã, meio dia/13h, 17h, 21h
Kles
Membro Veterano
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

sábado abr 24, 2004 2:41 pm

Ois,

Parece-me que já foi dada informação suficiente sobre este assunto, portanto só queria frisar....não lhes dê leite!!! Lembe-se que os mamiferos têm o organismo preparado para ingerir leite(enzimas, etc),pois este é o seu alimento enquanto bebés, mas os pássaros não. Não conseguiriam dirigi-lo.

Boa sorte ;) eu ja cuidei de passaros indigenas bebes durante algum tempo, é uma experiencia fantastica. :)
AlexandreA
Membro

sábado abr 24, 2004 3:42 pm

a farinha em pó é farinha em pó para pintos
Rita_kikas
Membro Veterano
Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

sábado abr 24, 2004 6:25 pm

Uma vez tive uma situação semelhante com um pombo ainda novinho e disseram-me (profesora de biologia) para moer milh (picadora), molhar com água morna até fazer papa e dar de 3/4 horas mas não sei como é com esses, eu levei o pombo ao parque biológico de gaia, que tal levá-los a um parque assim?
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

sábado abr 24, 2004 7:58 pm

Como disse e muito bem, a ave em questão é um verdelhão.

Se o local de onde eles saltaram for muito perto da sua casa, aconselho a colocá-los numa gaiola com grades suficientemente espaçadas para que eles possam colocar os bicos do lado de fora, pois assim os pais poderão alimentá-los facilmente.
Essa gaiola deve ser colocada o mais próximo possível do local de onde eles saíram e fora do alcance dos predadores e humanos.

Quando notar que eles já voam é só libertá-los que a mãe natureza faz o resto.

Não posso garantir que este método seja 100% eficaz, mas é com certeza mais eficaz do que criá-los à mão.

Mesmo que tivesse êxito a criá-los à mão, o que iria fazer com eles quando adultos?
Libertá-los não seria uma boa opção porque tinham saltado algumas fases de aprendizagem, como por exemplo procurar comida, evitar predadores e etc.

P.S (o método por mim referido é muitas vezes usado por caçadores furtivos de aves)

Muito importante assim que eles voarem solte-os…
phalcon
Membro Veterano
Contacto:

sábado abr 24, 2004 9:28 pm

Obrigado a todos pelas vossa respostas.
Eu hoje tive de sair logo de manhã e cheguei ás 17 horas , quando cheguei vejo a mãe dos passaros de volta da porta da minha cozinha , a bicar nos vidros e a piar, eles respondiam cá de dentro.
Levei logo a gaiola lá para fora e tentei colocar o passaro na árvore para ver se ele ia para o ninho, mas ele esvoaçava e vinha parar ao chão.
Resolvi então colocar a gaiola na árvore e a mãe voava em volta , mas não lhes deu de comer , parecia que queria era liberta-los.
Ficamos nisto quase até anoitecer , recolhi a gaiola , para que eles não passassem lá a noite , e quando estou na cozinha de porta aberta a mãe entrou em minha casa. Nessa altura apanhei-a com facilidade e juntei-a aos filhotes.
Coloquei lá a papa de criação e uma mistura para canários que comprei na loja , assim como água.
Tapei a gaiola , e eles estão sossegados.
Agora as minhas perguntas difíceis :
- a mãe irá alimenta-los assim ?
- alimenta-se a ela própria ?
- esta comida é a adequada ?

Não sei se fiz bem , a minha ideia era que ela os alimentasse uns dias , para que eles fossem capazes de voar e depois liberto-os a todos.
Dentro da gaiola eles são capazes de voar até aos poleiros e até se penduram naquele baloiço , quantos dias mais serão precisos ?

Quero deixar claro que nunca foi a minha intenção mantê-los em cativeiro, gosto muito de os ouvir cantar mas em liberdade , só quero ajuda-los da melhor maneira , mas tenho medo de os prejudicar.

Digam lá mais uma vez a vossa opinião de experts.

Muito obrigado
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

sábado abr 24, 2004 9:49 pm

com a mãe por perto é muito mais fácil!

solte-os a todos, e coloque uma tacinha com alguma coisa que eles comam :oops: ao pé da árvore

assim eles estão livres,e você ajuda-os.

se não encontra-se a mãe é que era pior, mas asism acho que os deve libertar.

faça assim: coloque a gaiola em cima da árvore do ninho, nem muito perto, nem muito longe. arranje maneira de conseguir abrir a gaiola sem estar lá o pé. espere que os três saiam e vão para o ninho. tente tirar a gaiola sem chegar perto do ninho.

boa sorte ;)
phalcon
Membro Veterano
Contacto:

sábado abr 24, 2004 9:56 pm

Olá sportinguista
Obrigado pela tua ajuda , mas eles não sabem voar até ao ninho e a árvore é muito alta e eu também não chego lá.
Agora não sei o que fazer , acabei de receber uma mensagem onde me dizem que a mãe assim pode mata-los.
Fui logo a correr vê-los , os pequenos estão num ninho improvisado que eu fiz , a mãe está sossegada no poleiro.
Ao contrário de ontem eles hoje não piam , quando cheguei não se calavam , agora que já devem ter comido estão a dormir.
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

sábado abr 24, 2004 11:10 pm

A mãe pode matá-los?
O mais provável é deixar de os alimentar?

Caso complicado...

Uma solução seria pô-los numa caixa aberta por cima, com altura sufeciênte para que eles não consigam escapar mas os pais possam entrar.

Não sei mais que solução dar...

Esperemos que mais soluções apareçam.
AlexandreA
Membro

domingo abr 25, 2004 9:17 am

a fêmea alimenta os pequenos na gaiola.
a alimentação é adequada.

Alexandre M.
Rita_kikas
Membro Veterano
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

domingo abr 25, 2004 12:23 pm

Que tal libertar a fêmea perto da árvoes e colocar os filhoes num cesto ou algo parecido também perto mas a uma certa altura, ou arranjar uma caixa como já foi dito- no continente há umas para periquitos baratas, acho que devem servir e pregá-la à árvore.
Rita_kikas
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 25, 2004 12:24 pm

Que tal libertar a fêmea perto da árvore e colocar os filhoes num cesto ou algo parecido também perto mas a uma certa altura, ou arranjar uma caixa como já foi dito- no continente há umas para periquitos baratas, acho que devem servir e pregá-la à árvore, acho que assim a mãe pode ir alimentá-los.
phalcon
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 25, 2004 3:18 pm

Boa tarde a todos

Depois de muitas duvidas e optando por seguir os conselhos dados, resolvi hoje de manhã logo cedo colocar a gaiola na árvore e libertar a mãe .
Agora vamos ver como correm as coisas.
obrigado a todos pela vossa ajuda.
Responder

Voltar para “Aves”