Ovo- caturras

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
white_tiger
Membro
Registado: quarta jul 23, 2003 3:06 pm
Localização: 2 caturras: 1 pérola canela faces brancas(femea), 1 faces brancas(macho)

sábado mai 15, 2004 9:11 am

As minhas caturras têm um ninho na gaiola já há algum tempo. Elas tinham lá aparas de madeira, mas esmigalharam-nas e deitaram-nas cá para fora. Hoje fui ver e tinha lá um ovo dentro. O que faço? meto lá algo? Outra coisa, é o primeiro ovo que a minha lindinha põe, e talvez por isso, nem uma nem outra caturra passam lá grande tempo. É do tipo, tão lá um tempinho, depois vêm cá para fora, depois ficam a olhar lá para dentro... é assim! Eles, felizmente, não parecem muito incomodados quando eu lá estou, mas mesmo assim, faço o máximo para não haver muito barulho (é claro que não resisto e vou lá espreitar algumas vezes!!!)
Espero que me possam ajudar...
Desde já obrigado!
dogue
Membro
Registado: segunda mai 12, 2003 1:07 am

sábado mai 15, 2004 1:08 pm

não sou mto experiente no assunto mas ja criei algumas (poucas) caturras, 3 ou 4 ninhadas. nunca coloquei nada no ninho e nc houve problema. Acho que deves retirar o ovo e colocar la um ovo de plastico por cada um que tiras até a postura estar completa. Se não acontece como na minha primeira ninhada. A primeira a nascer ficou muito grande em relação as ultimas q acabaram por morrer. Elas crescem muito rapidamente
white_tiger
Membro
Localização: 2 caturras: 1 pérola canela faces brancas(femea), 1 faces brancas(macho)

sábado mai 15, 2004 5:41 pm

Tiramos os ovos e depois?
dogue
Membro
Registado: segunda mai 12, 2003 1:07 am

sábado mai 15, 2004 6:09 pm

é o mesmo procedimento que os canarios, se procurar na net deve encontrar bem explicado...
retira se os ovos e poem se os de plastico no lugar deles. Colocam se os ovos verdadeiros numa tacinha com algodão humedecido numa das pontas. qdo ela parar de por ovos retiram se os de plasticos e colocam se os outros la para nascerem todos ao mesmo tempo.
white_tiger
Membro

domingo mai 16, 2004 7:26 am

Ha, já consegui compreender mais qualquer coisa :D
white_tiger
Membro

domingo mai 16, 2004 6:53 pm

Só por curiosidade, já lá está mais um ovito ;)
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

domingo mai 16, 2004 7:28 pm

Ois, ;)

Aproveitando este tópico....

Ofereci ao meu pai, cerca de 2 anos, um casal de caturras cinzentas, mas as criaturas têm ninho à cerca de um mês e nada!!! E tenho a certeza que é um casal porque vieram as duas em alturas diferentes, mas do mm criador... como não consigo falar com ele, pergunto-vos: existe alguma forma de lhes estimular "aquilo" :oops: ...
Kles
Membro Veterano
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

domingo mai 16, 2004 8:49 pm

Ois,

Existem vitaminas próprias para criação que pode encontrar bastante facilmente em lojas de animais ou mesmo no hipermercado. Dão bons resultados, e embora eu as tenho usado penso que se deve evitar recorrer ao uso de vitaminas e proporcionar antes uma dieta natural equilibrada(legumes, fruta, ossos de choco, granulados(feitos á base de alimentos variados e não vitaminas), etc).

Estas vitaminas não são afrodisiacas, o seu sucesso baseia-se na saúde das aves, que pode ser obtida pela dieta natural.
Como pode ser dificil convencer alguns pássaros a comer certos alimentos(as caturras são especilamente dificeis neste aspecto, geralmente) pode-se sempre proporcionar ambas as coisas.

Só se pode identificar com certeza absoluta o sexo das caturras através de sexagem de ADN. A não ser que alguem tenha visto um deles a por um ovo(sabendo assim que é sem duvida uma femea :roll: ) e os dois a acasalar(sabendo assim que o outro é um macho :lol: ) não há maneira de saber com certeza absoluta sem recorrer ao teste.

Aconselho-o também a ter a certeza que quer realmente criar caturras. Apesar de ser um prazer ve-las criar, também tem se ter em conta o que se vai fazer com os(possivelmente inumeros) filhos. Cada vez vejo mais gente a querer criar pássaros(com ou sem informação sobre o assunto) e ao ver a situação nos Estados Unidos isso preocupa-me.
amus
Membro Veterano

domingo mai 16, 2004 10:52 pm

Kles Escreveu: Ois,

Existem vitaminas próprias para criação que pode encontrar bastante facilmente em lojas de animais ou mesmo no hipermercado. Dão bons resultados, e embora eu as tenho usado penso que se deve evitar recorrer ao uso de vitaminas e proporcionar antes uma dieta natural equilibrada(legumes, fruta, ossos de choco, granulados(feitos á base de alimentos variados e não vitaminas), etc).

Estas vitaminas não são afrodisiacas, o seu sucesso baseia-se na saúde das aves, que pode ser obtida pela dieta natural.
Como pode ser dificil convencer alguns pássaros a comer certos alimentos(as caturras são especilamente dificeis neste aspecto, geralmente) pode-se sempre proporcionar ambas as coisas.

Só se pode identificar com certeza absoluta o sexo das caturras através de sexagem de ADN. A não ser que alguem tenha visto um deles a por um ovo(sabendo assim que é sem duvida uma femea :roll: ) e os dois a acasalar(sabendo assim que o outro é um macho :lol: ) não há maneira de saber com certeza absoluta sem recorrer ao teste.

Aconselho-o também a ter a certeza que quer realmente criar caturras. Apesar de ser um prazer ve-las criar, também tem se ter em conta o que se vai fazer com os(possivelmente inumeros) filhos. Cada vez vejo mais gente a querer criar pássaros(com ou sem informação sobre o assunto) e ao ver a situação nos Estados Unidos isso preocupa-me.
Obrigado pelas dicas... mas o meu pai já lhes comprou as vitaminas e até agora nada... alguns legumes e frutas elas comem, quanto ao resto mando-no a ele comer, excepto as sementes e as rações especificas para o animal em questão (disso não percebo nada que a minha área são os gatos)...
E na realidade EU não quero fazer criação nenhuma (peço desculpa aos mais sensiveis) porque não gosto de aves presas e penas por todo o lado... o meu pai é que é louco por aves e tem imensas :? :? pelo menos para mim são imensas... e gostava que as caturras seguissem o exemplo das demais. Suponho que para ofertar a pessoas amigas e pouco mais... para aí uma criação por ano.

Já agora o que é que aconteceu nos EUA????
Kles
Membro Veterano
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

domingo mai 16, 2004 11:06 pm

Ois,

Sobre a situação nos EUA: http://www.fosterparrots.com/

Este video é sobre Alex e a pesquisa sobre a inteligencia dos papagaios, e inclui uma repotagem e visita ao centro de adopção do site anterior
na localização antiga, suponho- provavelmente ficaram sem espaço para todos aqueles papagaios abandonados, cada vez mais, como li que já conteceu várias vezes :? : http://www.pbs.org/saf/1201/video/watchonline.htm (o video "ENTERTAINING PARROTS")

Quanto ao casal de caturras, talvez não se trate realmente de um casal, ou então talvez precisem de mais algum tempo.
drlpfae
Membro Veterano
Registado: sábado set 07, 2002 12:28 pm

domingo mai 16, 2004 11:43 pm

Kles esse site que mostras tem de facto historias muito chocantes espero que aqui nunca se venha a passar o mesmo e que nos estados unidos as coisas melhorem.

as pessoas na sua generalidade não sabem como tratar de papagaios e depois são eles os que mais sofrem, temo que em portugal haja também muitos papagaios maltratados, mas como não existem estas instituições os donos ou os soltam ou então continuam a te-los nas mais miseráveis condições
amus
Membro Veterano

segunda mai 17, 2004 1:34 pm

Obrigado pelas opiniões... no caso do meu pai eles estão em gaiolas específicas para a raça (não sei se é essa a expressão), mas a mim todas elas me parecem pequenas... em todo o caso são muito bem tratadas (na minha opinião) e entre o tratamento que têm e os meus gatos, a coisa tá ela por ela... excepto as vacinas
white_tiger
Membro

terça mai 18, 2004 6:04 am

Eu comprei o ninho recentemente ( na pascoa) e tambem estava a desanimar porque elas so brincavam com o ninho e ovos, nada :o . Ate que este fim de semana tive uma surpresa, e que surpresa!!! Em fim, so te posso dizer para teres a certesa de que são um casal, e para teres paciencia, porque estas coisas levam o seu tempo. Quanto as vitaminas eu tambem dou.
Boa sorte

PS.: tenho dois ovinhos, o outro elas partiram :(
white_tiger
Membro

terça mai 18, 2004 8:34 pm

Elas andam a partir os ovos! Porque? Eu tenho na gaiola um cubo de calcio, e dou 2 vezes por semana papa de ovo. Podem ajudar-me?
pavlo
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 12:50 am

quarta mai 19, 2004 7:01 pm

Boas, relativamente à questão dos ovos provavelmente não estavam galados

Quanto à questão de Portugal vs e.u.a. penso que em Portugal é que ainda não ha lares de acolhimemto para psitacideos, é triste mas pelo que vejo é assim, existe ainda muita importação de aves capturadas e isso conjuntamente com a falta de informação ou a info errada muitas vezes por parte das lojas é que contribuem para o tratamento inadequado das aves...

Este fórum não deixa no entanto de ser um príncipio de algo bom, ao menos existimos e perocupamo-nos...
Dia 30 de Janeiro entrada gratuita aproveitem

http://www.ratsnakefoundation.org/
Responder

Voltar para “Aves”