Passaro perdido...ajuda..

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
jamy
Membro Júnior
Registado: sexta mai 07, 2004 11:07 am

segunda mai 31, 2004 9:32 am

Bom Dia,

espero que me possam ajudar, entrou aqui nos nossos escritórios um passaro que deduzo ser um pardaL, pois nao entendo nada de passaros, quando elel entrou não sabiamos o que fazer no entanto apanhamo-lo para não se magoar contra os vidros, assim está numa gaiola com agua e comida, mas não o podemos twer aqui, ele tem uma anilha na pata com um numero que não sei o que isso significa, assim peço a vossa ajuda para que me possam dizer o que devo fazer ou aonde o levar para garantir a sua segurança e liberdade, pois não podemos ficar cá com ele... Me ajudem por favor...

Obrigado
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

segunda mai 31, 2004 9:39 am

Um pardal com anilha?
Muito estranho...

Não dá para pôr uma foto ou então descrevê-lo...
jamy
Membro Júnior

segunda mai 31, 2004 9:58 am

Peço desculpa pela minha ignorancia, eu descrevo o passaro, talvez não seja pardal, não sei...é assim ele é castanho, tem o bico preto, para melhor compreender é um daqueles passarinhos que se encontram em qualquer lado, voam em tudo que é sitio, são encontrados a comer os restos principalmente nos jardins publicos, e logo pela manha vêe-se muitos destes, não sei o que dizer mais e aqui ninguem entende nada de passaros, estamos no meio da cidade embora perto de praia e pinhal, já pensei em o soltar no pinhal...que acham

Obrigado
vald
Membro Veterano

segunda mai 31, 2004 10:42 am

pela descrição q me dá, parece ser urealmente um pardal, mas o q eu acho estrano é ele estar anilhado.

Se realmente for uma pardal e se ele estiver em boas condições fisicas, pode soltá-lo.

agora se não for uma paradal, mas sim uma outra ave domestica não aconcelho a que seja libertada, pois para alem de não poder sobreviver tambem existe o risco de se adptar e entrar em competição com as espécies nativas.
vald
Membro Veterano

segunda mai 31, 2004 10:46 am

http://clientes.netvisao.pt/aviario/ben ... _japao.jpg

Por acaso não parecido com este?

Atenção existem outras cores.
vald
Membro Veterano

segunda mai 31, 2004 10:57 am

http://www.bragancanet.pt/patrimonio/images/pardal.jpg
http://www.figueiraonline.com/e-notes/pardal.jpg

Só não arranjei uma imagem de um juvenil.

è igual a algum destes?
jamy
Membro Júnior

segunda mai 31, 2004 11:04 am

Obrigado por me estar ajudar, sim o passaro é parecido com a foto que me mostrou, mas só que é todo castanho, não tem essa tonalidade mais clara..o que me preocupa é a anilha, pois não sei se é passaro que esteja habituado andar solto e se sabe alimentar-se, pois isso pode causar grandes problemas para ele. Também não quero cair na asneira de o ter preso...enfim um dilema...
Mas acho que o melhor é deixá-lo ir à vida...
obrigado
jamy
Membro Júnior

segunda mai 31, 2004 11:11 am

vald Escreveu: http://www.bragancanet.pt/patrimonio/images/pardal.jpg
http://www.figueiraonline.com/e-notes/pardal.jpg

Só não arranjei uma imagem de um juvenil.

è igual a algum destes?

Sim Vald, o passaro é igual ao do segundo site....é pardal não é? e a anilha o que significa? podes explicar-me..
Obrigado.
vald
Membro Veterano

segunda mai 31, 2004 12:47 pm

Responder-lhe o porquê do pardal ter uma anilha tambem se revela um dilema para mim.

Mas arrisco:
:arrow: Pode ter sido posta por alguem que o teve em cativeiro.
:arrow: O passaro ter sido objecto de algum estudo ciêntifico.
:arrow: Ou nem uma nem outra.

Talvez apareça aqui algém e nos possa esclarecer.

O que está escrito na anilha?
jamy
Membro Júnior

segunda mai 31, 2004 1:08 pm

Na anilha só tem um número, parece um n.º de identificação.. sabem de algum sitio para onde se possa telefonar a perguntar? Qualquer associaão oucoisa parecida...

obrigado
Bruxinha1981
Membro Veterano
Registado: quinta mai 20, 2004 8:46 am

segunda mai 31, 2004 1:28 pm

Boas,

Eu tentava antes de mais ir a uma loja, onde pudessem identificar a espécie, se for um pardal, não tentava identificar o dono e soltáva-o imediatamente (se tem condições para voar)... é contra a lei manter esses animais em cativeiro...

De qualquer forma antes de o soltar é melhor ter a certeza, pq algumas espécies criadas em cativeiro, não se adaptam na rua...

Boa Sorte e parabéns por ajudar o bichinho :)
jamy
Membro Júnior

segunda mai 31, 2004 1:43 pm

Obrigado pela ajuda, penso que essa será a melhor opção (libertá-lo), pois estranhei telefonei para uma loja de animais e eles disseram que pela descrição era um pardal, e se tinha uma anilha poderá ser animal que estivesse num criador e ofereceram-se para ficar com ele, estranhei esta atitude e deduzi que o queiram para venda ou algo parecido, por isso ele consegue voar, pois aparentemente nada tem, vou deixa-lo estar até ao final do dia e logo vou soltá-lo junto ao pinhal, espero que tudo corra bem com ele. Dá-me um nó no coração ver o animal na gaiola...

:( :(
penso que a liberdade será o melhor.... :lol: :lol:

obrigado por tudo...
BocaJrs1
Membro
Registado: terça nov 18, 2003 1:02 pm

segunda mai 31, 2004 1:44 pm

jamy Escreveu: Dá-me um nó no coração ver o animal na gaiola...

:( :(
penso que a liberdade será o melhor.... :lol: :lol:

obrigado por tudo...
K lindo :o , estou emocionado :D
Bruxinha1981
Membro Veterano
Registado: quinta mai 20, 2004 8:46 am

terça jun 01, 2004 2:08 pm

Oi,

Então, já soltou o passarinho? Espero que sim... dá um gozo enorme ver a alegria deles quando se apanham em liberdade ;)
jamy
Membro Júnior

quarta jun 02, 2004 10:45 am

Olá a todos,

quero agradecer aqueles que se preocuparam em me ajudar na decisão mas a verdade é que libertei o passáro e tamanha foi a felicidade dele pois voou para uma arvore e lá do cimo ainda cantou para mim, depois juntou-se a outros tantos iguais a ele que ali passavam e foi-se feliz da vida...
Mais feliz fiquei eu por saber que ele ficava bem...espero que tudo lhe corra bem...
Mais uma vez obrigado.
Responder

Voltar para “Aves”