O que fazer para que os piriquitos recém nascidos não morram?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Quica-123
Registado: terça jan 01, 2002 11:42 pm

quarta jan 02, 2002 1:21 am

Olá, boa noite!

Tenho dois casais de piriquitos que fizeram criação ao mesmo tempo. Uma das piriquitas pôs 3 ovos e a outra 4. Nasceram cinco bebés ao todo. Enquanto estiveram no ninho tudo correu bem, mas quando sairam do ninho não sei o que se passou pois uns mais cedo, outros mais tarde acabaram por morrer.
Gostaria caso que me informassem porque é que eles morreram? Seria porque as mães logo que eles sairam do ninho começaram a pôr novamente ovos e portanto deixaram de os alimentar?( só os machos é que de vez em quando lhes davam de comer)
O que devo fazer para que não volte a acontecer o mesmo aos que estão para nascer?
Emerson
Registado: domingo jan 13, 2002 3:46 am

domingo jan 13, 2002 3:52 am

:idea:
primeiro tem q ver se eles estao inpenados
emtao o seu pai iracuidar deles ate aprenderem a comer depois e so separar do seus pais
Quica-123
Registado: terça jan 01, 2002 11:42 pm

domingo jan 13, 2002 10:34 pm

:) Boa noite Emerson

Obrigada por me ter respondido. Acontece que de todos os piriquitos bebés não me ficou nenhum, morreram-me todos. Entretanto as piriquitas já puseram mais ovos (uma delas pôs 7 ovos e só saiu um bebé, a outra pôs 3 e sairam 2 bebés). Da primeira que pôs 7 e saiu só 1 está grande e já está a ficar com penas,os outros 2 também estão bonitos, o problema é quando saem do ninho e os pais deixam de os alimentar. Será que devo retirar os ninhos para que as piriquitas deixem de pôr?
Outro problema que surgiu da primeira vez é que os bebés subiam através das grades da gaiola e quando chegavam lá a cima caiam ,não conseguiam voar,o que devo fazer?
O meu muito obrigada pela informação que me deu.
Quica
Tequilla
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta fev 13, 2002 9:56 pm

oi
se os piriquitos novos inda n voavam e n se conseguiam empoleirar nos poleiros, é pk ainda n deviam ter saído do ninho.Se isso acontecer novamente, volta a por os pássaros no ninho, é que eles às vezes caem do ninho sem querer, e depois morrem de frio.
PedroP
Registado: segunda jan 14, 2002 5:27 pm

terça mar 19, 2002 5:42 pm

Boa tarde,

penso que a situação que está a viver se deve à existencia de um só ninho na gaiola, o que faz com que quando a femea quer criar novamente tenha de expulsar os filhotes do ninho. A solução passa por colocar mais um ninho na gaiola ou então retirar o ninho quando os filhotes estejam parcialmente enpenados e com capacidade para sobreviverem fora do ninho.

boa sorte,
Pedro
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

quarta jun 23, 2004 7:52 am

Pensei que as fêmeas periquitos esperavam até os pequeninos terem 30 dias antes de pôrem mais ovos...

é que os meus estão a fazer a sua primeira postura ( deles e minha )e eu não sei muito bem o que fazer...
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
lamarosa
Membro Veterano
Registado: terça dez 31, 2002 1:03 am
Localização: periquitos, periquitos e periquitos, mandarins, pardais de java
Contacto:

quarta jun 23, 2004 10:31 pm

Olá a todos!

É normal nos periquitos, as fêmeas começarem a por ainda com crias dentro do ninho.
É também normal, ser o macho a alimentar as crias que saem do ninho.

A situação da morte das crias é realmente intrigante...

Poderá tentar a solução de retirar o ninho mas, não em situações normais esse procedimento nunca acontece, mesmo existindo apenas um ninho na gaiola - que é o normal em gaiolas de criação individual.

No seu lugar deixava as coisas correrem normalmente mais uma vez para ver o que acontecia, pois muitas vezes as primeiras ninhadas são muito complicadas devido à inexperiência das aves.

Espero ter ajudado. Pode obter mais ajuda no Fórum do site http://periquitos.pt.vu
Responder

Voltar para “Aves”