Pintainhos às cores....

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Vigui
Membro
Registado: quarta ago 11, 2004 3:46 pm

sábado out 02, 2004 11:38 am

olahhh!!! K nervos...é certo k pintainhos ás cores despertao a atensam e k dá vontade de comprar um ainda por cima a um presso baixo !!! Mas a tinta pode matar o bicho...k crueldade!!! Pois esta actividade é ilegal....e ainda bem mas parece k as pessoas k o fazem n se importam mt com isso...!!!!

Comércio ilegal em cores
Camelôs do Centro de Niterói lucram com pintinhos tingidos com tons berrantes

Gislandia Governo
Camelôs exibem bichinhos tingidos nas calçadas do Centro de Niterói

Era uma vez um pintinho amarelinho... e roxo, vermelho e azul. A moda entre camelôs de Niterói é vender as avezinhas tingidas com anilina. Os bichinhos, com pouco mais de 15 dias de vida, são pintados com cores berrantes e vendidos a R$ 1. O corante é o mesmo utilizado no preparo de bolos e confeitos. Nos fins de semana, até 300 pintinhos são vendidos por um único camelô nas calçadas do Centro de Niterói. Eles são colocados em caixas de papelão, atraindo a curiosidade de quem passa, principalmente de crianças. “Acho que, coloridos, ficam ainda mais bonitos”, diz Marcela da Costa, 6 anos, que conseguiu convencer a mãe, a vendedora Maria Madalena Costa Soares, 35, a levar duas aves. “Ela vinha me pedindo há algum tempo”, disse Maria. A professora Sylvia Angélica Lira, 41 anos, comprou um pintinho para o filho, Thiago, 11. Morando num apartamento em São Gonçalo, ela não sabe qual será o destino das aves, quando se tornarem adultas. Segundo Claúdia Khelab, presidente do Instituto de Defesa Ecológica Amigos dos Animais, o comércio dos pintos pintados é crime. “A morte é lenta, porque o organismo vai absorvendo a tinta e intoxicando o animal”, explica. No artigo 5º da Declaração dos Direitos dos Animais, toda modificação imposta pelo homem para fins mercantis é crime de maus-tratos. Já a Prefeitura de Niterói diz não ter como apreender os animais por se tratar de mercadoria viva. O lucro para os camelôs é certo, já que o custo com a compra das aves é zero. “Salvo os pintinhos da morte”, defende-se o ambulante José Oliveira da Silva, 42 anos, que há 30 vende aves tingidas com anilina. “Nas granjas, os filhotes machos são triturados vivos e servidos de alimento para galinhas”, explica. O fato é confirmado pelo veterinário Francisco Vilardo. “Em muitas granjas, filhotes machos são descartados, já que só a fêmea bota ovo”, explicou.

Tinta pode matar animais

Marcela ganhou dois pintinhos

A anilina usada no tingimento das aves é química e pode intoxicar os animais, podendo levar à morte. “Mesmo que afirmem que esta tinta não faz mal, é mentira, porque as aves são muito sensíveis e se intoxicam facilmente”, avisa o veterinário Francisco Vilardo. Segundo os ambulantes, a tinta sai na primeira muda de penas da ave, que ocorre aproximadamente aos 40 dias de vida. Um tempo que muitos pintinhos, quando tingidos, não conseguem sobreviver. “As pessoas não devem colaborar com esse comércio irregular porque quem sofre são os bichos”, orienta o veterinário.

( eu n sei como se poêm as imagens,por isso dêm uma olhada no site, e ja agr se me pudessem explicar como se poêm as imagens agradecia.....)

http://odia.ig.com.br/sites/nossosbichos/pinto.htm

Cumprimentos da Joana
birdy_lover
Membro
Registado: domingo set 19, 2004 11:16 am

sábado out 02, 2004 1:14 pm

É realmente chocante... nunca compraria uma ave assim... coitadinhas!

Utilizadas para ganhar dinheiro fácil, sem quaisquer direitos e mortas envenanadas pelas tintas horríveis que põem nas suas penas...

Que raiva!!!!!!! :evil:

Fosse eu alguém mais importante e haviam logo de ver... mas infelizmente sou só uma rapariguinha insignificante :cry:

Não sei se alguém vai ler aquilo que estou a escrever, mas acho que a melhor maneira de parar isto é as pessoas deixarem de comprar os bichinhos assim e fazerem -se pouco interessada.

Alguns morrerão, mas outros salvar-se-ão deste destino que é ser envenenado. E ainda por cima lentamente, com o pobre do bicho em agonia :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

Todos contra a crueldade nos animais!
Vigui
Membro

sábado out 02, 2004 3:26 pm

olah!
Pork é k dizes k ninguem vai ler a tua menssagem ??? Eu li , e achei o teu discurso mt bom !! Tens toda a razam e como diz um vet no texto( e tu tb) n devemos comprar para o negócio n aumentar( n tinha outras palavras)!!!! Pobres pintainhos olha eu pessoalmente acho os pintainhos mt mais lindos da cor k sao amarelinhos ( como deves ter visto na foto tb haviam pintainhos amarelos mas + escuros , o k ker dizer k até de amarelo os pintam..... :evil: k crueldade!!!!!!!!

Cumprimentos da Joana
nunobird
Membro
Registado: quinta out 16, 2003 1:30 pm

sábado out 02, 2004 3:55 pm

Não é preciso atravessar o Atlâncico para ver a vender aves pintadas.

Cá existem alguns sítios que vendem periquitos, larajas, cor-de rosa etc, que também são pintados. Esses são pintados muitas vezes com sprays.

Também muitas vezes os peixes provenientes da Ásia são cirurgicamente pintados, para avivar cores ou torná-los mais 'perfeitos'.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado out 02, 2004 8:56 pm

nunobird Escreveu: Não é preciso atravessar o Atlâncico para ver a vender aves pintadas.

Cá existem alguns sítios que vendem periquitos, larajas, cor-de rosa etc, que também são pintados. Esses são pintados muitas vezes com sprays.
E o grande problema, daquilo que me tenho apercebido, é que há quem realmente acredite ser a côr verdadeira. Isso leva á compra por impulso (os preços são baixos) e passado uns tempos já mandaram o animal ás urtigas porque era tão vulgar como os outros. :?
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
birdy_lover
Membro
Registado: domingo set 19, 2004 11:16 am

domingo out 03, 2004 2:22 pm

:evil:

Isto é tão............................ horroroso!

Pobres, pobres pintainhos :cry:
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo out 03, 2004 9:07 pm

Penso que ñ sejam sprays mas sim um corante que é inserido dentro do ovo, durante a última fase de desenvolvimento do pinto dentro do ovo.

De qualquer modo, pode matá-los, e talvez os que ñ morrem adoeçam futuramente (falando de cancros).
skylark03
Membro
Registado: quarta abr 21, 2004 6:37 pm

domingo out 03, 2004 10:20 pm

é da emoçao :lol: :lol: :lol: :lol:
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo out 03, 2004 10:31 pm

8)
Vigui
Membro

segunda out 04, 2004 8:25 pm

oi!!!
No texto diz k pintao os pintainhos com anilina com 15 dias de vida por isso acho k nao há cá injecções na casca....acho eu !

Cumprimentos da Joana
Responder

Voltar para “Aves”