Há aqui alguns anos o meu avô tinha um casal de canários. Só sei é que a canária matou o canário, coitado, com uma bicada, e depenou-o. Foi muito triste para o meu avô, porque o canário já lá estava antes e a canária demonstrou logo ser ruim como as cobras...
Acho que foi mais ou menos assim, porque eu ainda não tinha nascido nessa altura, acho eu... ou se já era nascida era muita pequenina
O que eu quero dizer é que penso que deves fazer da seguinte maneira:
1- Pôr os canários um ao pé do outro, em gaiolas separadas
2- Ao fim de uma semana mais ou menos, põe-nos juntos na mesma gaiola, mas vigiando-os o maior tempo possível (se se achar que os pássaros reagiam bem na presença um do outro no passo 1, melhor, mas convém sempre vigiar os bichinhos de vez em quando)
Não te esqueças que convém vigiar os dois canários nos primeiros tempos em que os juntares, não vá acontecer o mesmo que aconteceu ao meu avô... Talvez seja melhor nesses primeiros dias só os juntares de dia para se poder vigiá-los melhor (acho que a canária do meu avô matou o canário de noite).
Espero que vás contando como vão as coisas com os canários
No fundo, os canários são como as pessoas não é? Ninguém é o brigado a gostar do parceiro que nos arranjam, mas quando as coisas evoluem para a batatada é que já é pior...
A segurança vem primeiro, não esquecer!