Crias de mandarim

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
dmsf
Membro Júnior
Registado: domingo set 05, 2004 11:35 am

terça out 05, 2004 2:16 pm

Olá!!

Adquiri um casal de mandarins, que na realidade são irmãos só que de ninhadas diferentes a femea da 1ª e o macho da 2ª . e para grade espanto emu estes acasalarm e meteram 6 ovos e nasceram 4 e a pouco tempo abri a tampa do ninho e reparei que as crias tem tipo 2 sacos de cada lado do pescoço e que se Vê as sementes pois a pele é muito fina.

Será normal?

Diogo
Patricia1
Membro
Registado: quinta set 30, 2004 1:46 pm

terça out 05, 2004 2:42 pm

Oi,
É normal sim, pois esse "saco" que vês é o chamado papo dos pipios!
É até bom sinal, estão a ser bem alimentados. Faz impressão pk vê-se bem as sementes lá dentro, né?!
Pelo menos acho que não tens de te preocupar, falo pela experiência que tive de 2 anos e meio de criação de mandarins.
Deves é, no caso de não teres, pôr num comedouro à parte, o suplemento de crias (eu dava a mesma que se dá aos canários), misturado com Gritt, acho que é esse o nome, (ostras moídas) em partes iguais, e enquanto são pequenos não ponhas na gaiola alface ou fruta, pois pode ser demasiado forte para as crias.
Depois de crescerem experimenta dar-lhes espigas de painço, adoram!!!
Vai dando notícias :)
Mais uma vez digo que são apenas conselhos da própria experência que tive com eles ;)
dmsf
Membro Júnior

quarta out 06, 2004 8:42 pm

olá!

obrigado pela informação, hoje as crias enbora não estejam completas de penas ja espreitam cá para fora, :p já agora essa papa de ostra moída dá resultado? :?: e a papa para crias de canários pode-se dar aos mandarins?

Diogo
dmsf
Membro Júnior

quarta out 06, 2004 8:42 pm

olá!

obrigado pela informação, hoje as crias enbora não estejam completas de penas ja espreitam cá para fora, :p já agora essa papa de ostra moída dá resultado? :?: e a papa para crias de canários pode-se dar aos mandarins?

Diogo
Abarros
Membro
Registado: segunda jul 26, 2004 9:39 am

quarta out 06, 2004 10:42 pm

Olá, quero dizer que também pela minha experiência com mandarins ( tenho cerca de 8 casais), isso é normal pois nos meus mandarins pequeninos notáva-se tanta comida que se via um saco para cada lado do pescosso cheio de comida, mas com o tempo o papo vai se desenvolver e eles ficam normais como os pais.
Espero ter ajudado!! :)
Patricia1
Membro

sexta out 08, 2004 2:38 pm

Ois,
Que bom que estão a crescer bem!
Sim, eu pelo menos sempre lhes dei essa mistura (um comedouro com metade de papa de cria de canários e outra metade de ostras moídas), serve de complemento na alimentação que os pais dão às crias. Claro que têm outro comedouro com a comida normal deles ;)
Vai dando notícias.
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

sexta out 08, 2004 4:11 pm

Os meus têm à disposição papa de crias, quando há crias e nunca lhes dão :( , preferem dar ração própria para eles. Tanto os pais mandarisn, como os canários e agora o bengalim. Não deve fazer mal... todas as crias estão enormes e fortes :p
dmsf
Membro Júnior

quarta out 13, 2004 8:24 pm

Olá, outra vez...

Os meus pequenos mandarins têm agora 3 semanas, e ainda não sairam do ninho! "já me disseram que eles ficam no ninho até aos 25 dias". Agora a progenitora mandarim esta mais gorda e está QUASE sempre no chão, será que está à espera que os filhotes saiam para ela meter mais ovos?

Atenciosamente

Diogo M.S. Fernandes
Patricia1
Membro

sexta out 15, 2004 10:12 pm

Ois,

Bom saber k estão bem :)
Pela experiência k tive, esse é um sinal de k os pais tão a forçá-los (no bom sentido, é normal), a sairem do ninho! É como se tivessem a dizer: "keres comida? Então vem atrás de mim". E kuando era pra voltar pro ninho, o pai fazia o trajecto vezes sem conta até os filhotes o seguirem lá pra dentro!!
Os meus também faziam isso para eles sairem :lol: :lol:
Não tarda tão cá fora, vais ver ;)
dmsf
Membro Júnior

sábado out 16, 2004 6:59 pm

oi
hoje sairam do ninho os 4 :D são todos diferentes 1 e quase preto os outros dois são acinzentados e o outro e branco e é o mais pequeno e foi o primeiro a sair e estou preocupado com eles, outra coisa agora que eles ja saíram é seguro tirar o ninho para o limpar, visto que o macho está a tentar fazê-lo só que sem sossesso

Diogo

:?:
resinas
Membro
Registado: terça dez 24, 2002 12:55 am

sábado out 16, 2004 7:04 pm

eu costumo limpar os ninhos, mas agora de inicio volta a po-lo no mesmo sitio. as crias nao dormem la à noite? como eles só sairam hj eu se fosse a ti esperava mais um dia ou dois antes dessa limpeza.
dmsf
Membro Júnior

sábado out 16, 2004 7:15 pm

as crias as vezes vão para la e ficam um bocado la e depois saiem dormir nem o mais novo la dorme só la dorme um que penso que seja o 2 mais novo
Responder

Voltar para “Aves”