Problemas na criação de manadrins

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
mnp
Membro Júnior
Registado: segunda out 04, 2004 3:13 pm

terça out 12, 2004 8:39 am

Oi,

Eu tenho um casal de mandarins, mas apesar de todos os meus esforços eles não procriam. Costumam colocar bastantes ovos, mas depois do segundo começam a comelos atá não restar mais nenhum.:( Eu sei que o meu macho "cobre" :oops: a femea, pois todos ops dias de manha é um ver se te havias :D, no entanto não há modo de procriarem. Se alguem souber como me ajudar agradeço.

PS- Depois de tentar vários ninhos, agora têm um ninho fechado, que gostam bastante. Este tem palha e setá feito. Tenho a certeza de que é um casal de mandarins, e também já tentei dar-lhes uma comida á base de casca de ovo.
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

terça out 12, 2004 8:54 am

Olá

O facto das aves comerem os ovos pode ser um sinal claro de falta de cálcio, mas, pode também ser uma mania das aves.

Eu optava por fornecer um bom complemento de cálcio e a casca de ovo NÃO é um deles.

Se eventualmente o problema persistir, tenta trocar os ovos por outros de plástico para que as aves percam o vicio de os bicar acabando por os comer.

Estas são apenas duas soluções para um problema que pode ter diversas origens.

De qualquer modo, deves rever todo o teu plano de alimentação, suplementos e vitaminas, pois estes são essenciais para um bom desempenho das aves e são a primeira barreira para os problemas que vão surgindo no dia a dia.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
mnp
Membro Júnior
Registado: segunda out 04, 2004 3:13 pm

terça out 12, 2004 9:00 am

Budgerigar, obrigado pela resposta. Já agora gostaria de saber a tua opnião sobre o plano de alimentação que sugeres, para saber se estou a usar o mais correcto.

Mónica
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

terça out 12, 2004 10:43 am

Olá

Existem alguns factores ( como a questão das aves comerem ovos ) que são idênticos em quase todas as espécies sendo que, o que provoca estas situações é também idêntico entre as diversas espécies, por isso te falei na questão da alimentação.

No entanto, no meu caso pessoal, eu sou criador de Periquitos de Standart Inglês, por esse facto não te sei dizer muito concretamente qual o plano de alimentação mais adequado aos mandarins.

No entanto existem principios básicos, são eles:

Sementes de boa qualidade;
Suplementos vitaminicos adequados ás necessidades;
Suplemento de Cálcio ( essencial )
Agua limpa e fresca
Papas de criação, manutenção, etc, etc

No caso dos Mandarins, não conheço muito bem qual o tipo de semente ou mistura de sementes mais apropriada, por isso, recomendo que faças uma visita ao site abaixo indicado, que é o melhor que conheço em Portugal acerca de exóticos, certamente irás encontrar toda a informação necessária, assim como outros conselhos essenciais á criação e manutenção destas aves.

http://avilandia.planetaclix.pt/

Boa sorte
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
btiteia
Membro Júnior
Registado: quinta out 21, 2004 1:42 pm

quinta out 21, 2004 2:22 pm

Não podia deixar passar esta sua questão sem responder. (embora o Budgerigar, já o tenha feito e mto bem).

É que ainda à 1 mes tive um problema semelhante: os meus mandarins puseram 3 posturas e aos fim de 15 dias abandonavam o ninho... Pensei que jamais conseguiria ter sucesso até que resolvi mudar de ninho. Tinha um que era daqueles que se compram no hiper que diz exoticos(cestinha de verga toda fechada só com uma aberturinha) e mudei para aqueles que são um "tubo" de corda compridos.

E há dois dias que tenho lá mandarinzinhos....
Cheguei então à conclusão que o problema era o ninho não apropriado.

Como alimentação, dou-lhes tudo o que tem direito :lol: : a mistrura, a papa para crias, o osso de choco, fortificante (aquele que dizem ser para canarios), algumas verduras (agrião, espinafres) e mudanças de agua todos os dias....

Espero que depois destes concelhos consiga ter sucesso tb!!!

Boa sorte!!
Responder

Voltar para “Aves”