Olá,
Estou com uma dúvida, que me deixa bastante preocupada.
Tenho um piriquito fêmea, que recentemente apresenta uma espécie de crosta nos cantos do bico (cantos da boca, no ser humano). Ela continua a fazer a vida normal, come bem, brinca, etc. mas "aquela coisa" deixa-me preocupada, pois não sei se será alguma coisa grave.
Gostava que me ajudassem a esclarecer este assunto.
Obg.
CKC
Doença ou não?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm
Olá
Segundo a sua discrição, essa crosta que a ave apresenta no bico é provocada por ácaros e poderá alastrar a outras zonas, nomeadamente à cera (nariz) e olhos.
Aconselho a procurar um veterinário que lhe indicará se realmente estamos a falar de ácaros e o que deverá fazer para acabar com eles.
Se estivermos a falar de ácaros, deverá ter cuidado com outras aves que eventualmente possua, pois facilmente se propagarão.
Segundo a sua discrição, essa crosta que a ave apresenta no bico é provocada por ácaros e poderá alastrar a outras zonas, nomeadamente à cera (nariz) e olhos.
Aconselho a procurar um veterinário que lhe indicará se realmente estamos a falar de ácaros e o que deverá fazer para acabar com eles.
Se estivermos a falar de ácaros, deverá ter cuidado com outras aves que eventualmente possua, pois facilmente se propagarão.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
Tb me parecem ácaros, como lhe diz o "budgerigar". As crostas que diz observar podem ser resultantes das feridas que estes parasitas (que não são visíveis a olho nú) infligem nas zonas em que atacam (cera, bico e, tb, patas), mordendo. O tratamento é um antiparasitante -acaricida- que se vende nos veterinários e lojas de animais.
Contudo, sem ver, é difícil dizer, pelo que o melhor mesmo é levar a ave a um veterinário. Se forem ácaros, além de se alastrarem, irão parasitar as outras aves (o melhor é separá-la dos outros). É mesmo melhor mostrar a ave a um veterinário, que a aconselhará qto ao melhor tratamento.
Boa sorte!
Contudo, sem ver, é difícil dizer, pelo que o melhor mesmo é levar a ave a um veterinário. Se forem ácaros, além de se alastrarem, irão parasitar as outras aves (o melhor é separá-la dos outros). É mesmo melhor mostrar a ave a um veterinário, que a aconselhará qto ao melhor tratamento.

Boa sorte!