quantos anos dura um piriquito

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
mary14600
Membro
Mensagens: 136
Registado: domingo out 31, 2004 10:48 am

quarta nov 17, 2004 6:26 pm

queria saber quanto tempo dura um piriquito :?:
pk o meu morreu ele tinha um ano :o :cry: :cry:
Budgerigar
Membro Veterano
Mensagens: 365
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

quarta nov 17, 2004 7:23 pm

Olá

A longevidade de um Periquito poderá variar de acordo com a vida que teve.

Se estivermos a falar de uma fêmea que foi sujeita a uma reprodução intensiva, provavelmente não atingirá os 4 anos.

Normalmente o tempo médio de vida de um Periquito ronda os 7/8 anos.

Se essa sua ave morreu com apenas um ano, a razão da sua morte está certamente relacionada com motivos de saúde.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
mosquito01
Membro Veterano
Mensagens: 423
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

quinta nov 18, 2004 2:00 am

Olá

Tenho conhecimento de periquitos que chegam a durar 18 anos.

Como pets, sendo bem tratados, não é dificil chegarem aos 10-12 anos.

saudações.
mosquito01
Membro Veterano
Mensagens: 423
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

quinta nov 18, 2004 2:02 am

Olá

Tenho conhecimento de periquitos que chegam a durar 18 anos.

Como pets, sendo bem tratados, não é dificil chegarem aos 10-12 anos.

saudações.
JCLC
Membro
Mensagens: 56
Registado: quarta jun 25, 2003 2:47 pm
Localização: Diamantes Gould

quinta nov 18, 2004 2:18 am

Quantos anos dura ?!!???
Um piriquito é tipo pilhas duracell ou é um ser vivo ?!!??
Penso que poderias ter perguntado quantos anos vive e não dura... :evil:
mosquito01
Membro Veterano
Mensagens: 423
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

quinta nov 18, 2004 2:29 am

Olá novamente,

Vá, não sejas mauzinho!

Durar pode significar o mesmo que tempo de vida.

O que significa qualquer coisa duradora? Não será que tem um tempo de vida longo?

Saudações.
Budgerigar
Membro Veterano
Mensagens: 365
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

quinta nov 18, 2004 8:49 am

mosquito01 Escreveu: Tenho conhecimento de periquitos que chegam a durar 18 anos.
Esse conhecimento veio de onde, da experiência que tem com estas aves ou daquilo que ouve os outros dizer ?
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
mosquito01
Membro Veterano
Mensagens: 423
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

quinta nov 18, 2004 11:06 am

Olá,

Perguntou-me se tinha alguma experiencia....

A experiencia que tenho com periquitos, não é muita.

Já tive alguns, mas nunca criei. Apenas os tive como pets.

O ultimo viveu comigo durante 12 anos, mas como andava sempre solto por casa, acabou por fugir e não o voltei a encontrar, apesar dos anuncios e de toda a procura que levei a cabo.
Posso-lhe dizer que sempre tentei dar tudo o que podia aos meus piris, e talvez por isso, aprendeu bastantes palavras, e sempre me pareceu um passarinho bastante alegre.

E apesar de, de vez em quando ter crises de gota, era tratado e mesmo na altura em que fugiu tinha bastante energia, tanto que voou para bastante longe.

Quanto aos 18 anos de que falei, foi o tempo de vida de um periquito de uma amiga minha.

Saudações.
Budgerigar
Membro Veterano
Mensagens: 365
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

quinta nov 18, 2004 1:03 pm

Olá mosquito01

Talvez não tenha entendido muito bem a minha primeira mensagem, é que eu referi o tempo MÉDIO de vida de um Periquito 7/8 anos ou até mesmo 9 e não me referi ao tempo a que ele pode viver efectivamente.

Um Periquito pode ter uma esperança de vida que se poderá estender até aos 18/20 anos, no entanto temos de observar as situações caso a caso.

Se estamos a falar de aves que foram utilizadas em reprodução, esse facto, devido ao desgaste que inevitávelmente provoca na ave, reduz-lhe substancialmente esse tempo de vida. Depois temos também de observar se essa mesma ave, durante o seu periodo de reprodução teve os devidos periodos de descanso ou se foi alvo de reprodução intensiva.

Outros factores a ter em conta são também a alimentação, o alojamento, entre outros.

Face a estas situações apresentadas, facilmente se conclui que a esperança MÉDIA de vida de um Periquito de situa nos 7/8 anos, podendo no entanto, em situações particulares, prolongar-se eventualmente até aos 20 anos.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
mosquito01
Membro Veterano
Mensagens: 423
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

quinta nov 18, 2004 1:17 pm

Olá,

Eu percebi o que disse e agradeço a explicação.

Quando falei do tempo que pode viver um periquito, era para a pessoa que iniciou este tema, que me pareceu ter um pet, pudesse ter uma ideia do que pode viver um passarinho destes.

Claro que o que disse, tem toda a lógica e que a sua experiência é claramente superior à minha pequenissima experiência. Eu apenas falei do que conheço.

Saudações.
mary14600
Membro
Mensagens: 136
Registado: domingo out 31, 2004 10:48 am

quinta nov 18, 2004 4:52 pm

obrigado pelase vossas respostas e eu n tanho so um piriquito tanho cinco e n sei quanto tempo ele tinha quando veio para aminha casa mas conviveu comigo 1 ano.
ja agora é verdade que os piriquitos que se compra nas lojas de animais sao velhos e que dao uns certos produtos para eles n terem criaçao :?:
Budgerigar
Membro Veterano
Mensagens: 365
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

quinta nov 18, 2004 6:27 pm

mary14600 Escreveu: ja agora é verdade que os piriquitos que se compra nas lojas de animais sao velhos e que dao uns certos produtos para eles n terem criaçao ?
Nas lojas infelizmente encontra de tudo. Periquitos velhos, novos, aleijados, doentes, enfim há de tudo à escolha.

Existem formas bem simples de distinguir uma ave jovem de uma já adulta.

Quanto a produtos para evitar que se reproduzam, sinceramente nunca ouvi falar dessa situação, pelo menos no caso dos Periquitos.

No site abaixo indicado encontrará algumas informações que poderão ajudar a distinguir uma ave jovem de uma ave adulta.

http://periquitos.pt.vu/
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
Vanadis
Membro Veterano
Mensagens: 784
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
Localização: piris, cães

quinta nov 18, 2004 7:12 pm

Um piri novo pode-se distinguir de um adulto pela cor da cera ("nariz"). Nos piris jovens a cera é rosada, nos piris adultos, regra geral, é azul (no caso dos machos) ou castanha (no caso das femeas). Atenção que há excepções, há tipos de piris em que os machos mantêm a cor rosada (isto acontece com os piris lutinos -todos amarelos- os albinos -brancos com olhos vermelhos- e uns que alguns chamam Arlequins -malhados recessivos, como o Flokito).

Também se pode ver que é um jovem adulto pelas ondulações desenhadas na cabecita; no caso do bébé, cobrem-lhe a cabecita toda, qd é um jovem adulto só começa a cobrir apartir do meio da cabecita (digamos que ele fica com uma "careca" em que não tem esses desenhos nas penas, ).
;)
hybrid
Membro
Mensagens: 108
Registado: terça out 26, 2004 10:37 pm
Localização: Canários

quinta nov 18, 2004 7:29 pm

Já agora se pergunta quanto 'dura', nos últimos dez dias morreram-me três periquitos, um já o tinha há 2 anos, outro tinha-o há 20 meses e último comprei-o há 2 meses.

Tenho mais quatro mais para lá do que para cá.

Não lhes tenho dado vegetais, dou-lhe vitaminas com moderação diluídas na água, mistura de boa qualidade, osso de choco sempre na gaiola.

Só raramente lhes coloco ninho. Agora faça a minha média....
Kles
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

quinta nov 18, 2004 9:04 pm

Ois,

Só para acrescentar que para distinguir os periquitos jovens pode ver se nos olhos a iris é ou não visivel. Nos periquitos bébes os olhos são completamente negros, enquanto nos adultos geralmente se facilmente a iris branca a volta da parte preta.
Responder

Voltar para “Aves”