ola....
gostaria de tirar um duvida...
o factor de escurecimento afecta o tamanho da zona esponjosa da pena (afecta o tamanho como? e esta zona é responsavel por que cor? o azul ou a melanina ou ainda outro pigmento?)
a resposta a esta questão é importante pois estava a ler num artigo do site budgerigars galore que um lutino pode ter varias tonalidades de amarelo dependendo do factor de escurecimento...[eu não sei se é verdade pois só tenho um lutino e dois creminos (goldenface albinos)]
mas se o factor de escurecimento estiver relacionado com a melanina entao esse artigo está errado não? isto porque um lutino n tem melanina...
nem possui a estrutura azul pois se a apresenta tornar se ia verde...
eutou certo?
abc
vasco gonçalves
periquitos e o factor de escurecimento
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
- Contacto:
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
- Contacto:
eu em genética de periquitos não o posso ajudar muito.
nunca expus periquitos com fim competidores e tenho os periquitos mais por ter e por serem boas amas.
nunca expus periquitos com fim competidores e tenho os periquitos mais por ter e por serem boas amas.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm
Vasco, se fores ao site Avilândia, existe lá um pequeno artigo sobre factor de escurecimento, escrito por Pedro Ramalho.
É um artigo interessante e que talvez responda a algumas das tuas dúvidas
É um artigo interessante e que talvez responda a algumas das tuas dúvidas
"O factor de escurecimento pode ser combinado com a maioria das outras mutações mas, como é evidente, o seu efeito não é visível nas aves que não têm melanina, como no caso dos lutinos(...)"
pronto era aqui que estava a minha duvida...
isto então quer dizer que o artigo [u]the lutino[/u] existente no budgerigars galore está errado no que toca a dizer que a cor dos lutinos varia conforme o factor de escurecimento da ave
mais uma coisa, nos periquitos o factor de escurecimento tb é formado por 3 pares de genes?
abraços
vasco gonçalves
pronto era aqui que estava a minha duvida...
isto então quer dizer que o artigo [u]the lutino[/u] existente no budgerigars galore está errado no que toca a dizer que a cor dos lutinos varia conforme o factor de escurecimento da ave
mais uma coisa, nos periquitos o factor de escurecimento tb é formado por 3 pares de genes?
abraços
vasco gonçalves