espécies "complicadas" / desafios
venho propor aqui um topico, no qual eu gostaria que pudessem os criadores contar um ou outro caso sobre criação de espécies mais "dificeis" de obter em cativeiro, aquelas que se tornam os grandes desafios, e como o conseguiram. ou mesmo sobre aquelas especies mais comuns mas que por vezes embirram em nao criar. isto, se houverem aqui pessoas com experiencias dessas, claro. eu pessoalmente nao tenho nenhuma destas historias mas gosto bastante de ler sobre estes assuntos.
-
AlexandreM
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
- Contacto:
coisas embirrantes de criar... aqui na minha zona são as caturras.
em espécies exóticas já cheguei a criar peitos de fogo(excelentes exemplares do Avilandia(Ricardo Pereira), faces carmesins, guardas marinhos, ... habitualmente dificeis de reproduzir.
em espécies exóticas já cheguei a criar peitos de fogo(excelentes exemplares do Avilandia(Ricardo Pereira), faces carmesins, guardas marinhos, ... habitualmente dificeis de reproduzir.
-
AlexandreM
- Membro Veterano
- Contacto:
mas resinas, sabes que eu já me deixei dos exóticos à algum tempo e por isso em termos de exóticos o melhor é o Ricardo.
-
Patricia1
- Membro
- Registado: quinta set 30, 2004 1:46 pm
Ois, ppl
AlexandreM, quando dizes que as caturras são difíceis de criar é verdade?
Pergunto pk tenho agora um casal de caturras, e gostaria que elas criassem no futuro, pois a fêmea ainda é bebé, deve ter uns 4 meses
Mas é assim tão difícil de criar caturras?

AlexandreM, quando dizes que as caturras são difíceis de criar é verdade?
Mas é assim tão difícil de criar caturras?
-
Patricia1
- Membro
Já agora sabem me dizer se o comportamento que os piris têm uns como os outros (tipo dar beijinhos por toda a cabeça e baixarem esta para pedir beijinhos), se é normal também nas caturras?
Digo isto pois o meu Kiko (caturra) esteve sempre junto com o Paco (piri) e ganhou esse hábito com ele
ora quando veio a caturra fêmea (Nina) juntei-a ao Kiko e o Paco ficou noutra gaiola...
Kual não é o meu espanto quando vejo o Kiko a pedir os tais miminhos à namorada
mas ela talvez por ser bebé não corresponde apesar de ser muito meiguinha... 
Digo isto pois o meu Kiko (caturra) esteve sempre junto com o Paco (piri) e ganhou esse hábito com ele
Kual não é o meu espanto quando vejo o Kiko a pedir os tais miminhos à namorada
-
AlexandreM
- Membro Veterano
- Contacto:
aqui na minha zona elas são é muito, como dizer... teimosas.
são fáceis de ciar, põe muito, .... chegam a tirar 9 ou mais crias.
neste momento tenho algumas crias de caturras no ninho mas até as caturras se habituarem abandonam muitos chocos.
são fáceis de ciar, põe muito, .... chegam a tirar 9 ou mais crias.
neste momento tenho algumas crias de caturras no ninho mas até as caturras se habituarem abandonam muitos chocos.
-
AlexandreM
- Membro Veterano
- Contacto:
mas tendo os casais numa gaiola isolados , em casa,... a patricia não terá problema. já agora a pergunta em relação ao periquito e a caturra é normal.
o que se passa é que as caturras são assustadiças e por vezes as minhas secalhar assustam-se com outras aves.
devido a ter vários viveiros pegados ou muito próximos por vezes uns assustam-se com outros, e quando um faisão levanta vôo vai secalhar assustar uma ave noutro viveiro e por vezes as aves abandonam os ninhos por isso, mas é raro.
o que se passa é que as caturras são assustadiças e por vezes as minhas secalhar assustam-se com outras aves.
devido a ter vários viveiros pegados ou muito próximos por vezes uns assustam-se com outros, e quando um faisão levanta vôo vai secalhar assustar uma ave noutro viveiro e por vezes as aves abandonam os ninhos por isso, mas é raro.
esse comportamento é tipico da maioria dos psitacideos, ou mesmo de todos, e tem a ver com a empatia entre as aves. é sinal que elas se entendem bem. entre casais da mesma especie, quando começam com esse comportamento, se lhes deres condiçoes pra isso, nao demoram muito a criar.
e o periquito? se calhar agora o melhor era arranjares tb uma companheira para ele.
e o periquito? se calhar agora o melhor era arranjares tb uma companheira para ele.
-
AlexandreM
- Membro Veterano
- Contacto:
olha que não tenho tido problemas.
e os psitacídeos estão excepto alguns isolados.
e os psitacídeos estão excepto alguns isolados.
-
Patricia1
- Membro
Pois é
Mas ele adora o espelho dele, e já pensei em arranjar outro piri macho pois não keria fazer criação de piris, bem a casa é pequena...
Dois machos dar-se-iam bem, não?
As fêmeas é que não se gostam muito...
Acho tanta piada a caturra macho quase se enfiar debaixo da asa da fêmea com a cabeça pra lhe pedir miminhos.....

Mas ele adora o espelho dele, e já pensei em arranjar outro piri macho pois não keria fazer criação de piris, bem a casa é pequena...
Dois machos dar-se-iam bem, não?
Acho tanta piada a caturra macho quase se enfiar debaixo da asa da fêmea com a cabeça pra lhe pedir miminhos.....
-
Patricia1
- Membro
Eu sei....
já criei diamantes mandarins, com bengalins à mistura, acho k nunca saiu um igual ao outro..tão lindos
Mas agora gostava de dedicar-me às caturras
Gostava de criá-las à mão... 
Mas agora gostava de dedicar-me às caturras