Papagaio Cinzento

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
hugobraga
Mensagens: 6
Registado: segunda ago 30, 2004 11:05 am

quinta abr 21, 2005 9:56 pm

Boas,
É a minha primeira mensagem, embora já tinha vindo aki muitas vezes a este magnifico site, pois é mt raro senão unico haver assim um site sobre animais, desde já os meus parabéns.
Mas a razão da minha escrever esta mensagem é pedir uns conselhos/ajudas sobre um pagagaio cinzento que comprei.
Aki vai, no domingo passado comprei um papagaio cinzento de 4 meses que foi criado em cativeiro, mas segundo a pessoa que me vendeu, já estava no poleiro pelo menos á um mês e era bastante manso.
Eu antes de comprar o papagaio tinha construido uma gaiola com poleiro em cima deste.
Como podem ver neste link

http://img12.echo.cx/img12/5047/33jo.jpg

Quando cheguei a casa com ele coloquei-o no poleiro e estav muito assustado, de noite com muito sacrificio (porque ele fugia) lá o consegui meter na gaiola, para ele não fazer asneiras, voltei-o a meter no poleiro o que voltou a dar imenso trabalho, e ele ficava muito assustado. Então apartir dakele dia deixei-o ficar até hoje (passaram 5 dias) no poleiro para não o assustar com o tirar e por na gaiola, só que ele não gosta nada que se aproximem dele, e tipo, quando me chego perto dele ele vai logo para a outra ponta do poleiro.
E agora queria a vossa opinão, será que fiz bem colocar-lo no poleiro estes dias todos, ou devia-o ter colocado logo que veio dentro da gaiola até que ele se habitua-se á nova familia??
Será que se eu o colocar uns tempos na gaiola ele vai ficar melhor?
Eu axo que ele não se adaptou muito bem á nova casa e estranhou muito a mudança de dono.
E já agora, queria a vossa opinião sobre a maneira de ele se poder adaptar á nova casa.
A segunda questão, é que ele neste 5 dias que esteve cá não fez qualquer tipo de som, ou melhor faz quando se assusta muito. Issto é normal??
Tipo, eu não queria que ele já disse-se alguma coisa, mas não era normal que ele fizesse uns sons?
A pessoa que me vendeu disse que devia ser uma fêmea, alguma diferença de aprendizagem entre fêmeas e machos?
Outra coisa que não tenho gostado nada é que, a pessoa que me vendeu disse que ele comia bem fruta, mas aqui em casa eu já ele coloquei 3 vezes fruta cortada aos pedaços (banana, maça) e ele pegava na malga que tinha a fruta e atirava ao chão. Como é que eu faço para ele comer fruta? Quais são as frutas que eles gostam mais?
Qunto ao banho, já li muito sobre isso, e sei que se deve dar 2 banhos por semana, mas não sei muito bem como lhe dar. Eu ontem coloquei agua morda num burrifador e deitei nele, só que não sabia quando parar, como é que eu sei que é o sufeciente para lhe dar a quantidade de agua correcta??
É que ontem não deitei muito e só molhou um pouco das penas, porque pareciam muito impermiáveis, isto é assim?? Ou tenho que lhe atirar aguar até ele ficam um pouco encharcado para lhe chegar ás penas interiores??
Por último, é a comida, ele só come aquelas sementes (de girassol axo eu) e já li muitas vezes que se eles comerem só isto acabam por morrer, como é que eu faço para mudar a sua alimentação? Eu queria pô-lo a comer granulado, simplesmente faço a troca ou tem que se habituar lentamente? É que se ele comece fruta, mas nem isso...
Bem, por agora é tudo, desculpem a mensagem ser tão longa, mas por muito que eu tenha lido antes de compraro papagaio, agora sinto que não sei quase nada sobre eles.
Eu e o meu papagaio agradecia-mos muito uma resposta.
Um abraço a todos.
Nuno1987
Membro
Mensagens: 175
Registado: sábado abr 09, 2005 4:25 pm
Localização: Agapornis

quinta abr 21, 2005 10:19 pm

ola!!! eu nao entendo mt de papagaios mas vou tentar ajudar!!

Isto k esta a acontecer com o seu papagaio e normal... pk eles demoram um pouco a abituar-se a casa!! da-lhe espaço... e tempo.. !!! e preciso muita paciencia.. nao e dum dia para o outro k ele se abitua a ti!! principalmente nunka grites com ele nem faças gestos agressivos... sao pontos a descer na confiança k ele tem por ti!! kando fores perto dele fala com ele ..cm calma e em tou de voz baixo! depois mais tarde para ele ganhar + confiança contigo pegas em algo k ele goste e tenta-lhe dar espera k ele venha buscar a tua mao!! assim ele vai ganhando confiança contigo! mais tarde kando se abituar a ti e nao tiver medo! podes ensinalo a subir para o teu dedo ou para o ombro!

Mas 1 nao te eskecas da-lhe espaço para ele conhecer a casa e observar as coisas, para ele se sentir seguro...!!!

espero k te tenha judado!!

Boa sorte! e muita calma!!
hugobraga
Mensagens: 6
Registado: segunda ago 30, 2004 11:05 am

sexta abr 22, 2005 5:19 pm

Boas,
obrigado pela tua ajuda, mas e quanto ao ele ficar no poleiro ou na gaiola, qual será melhor para se adaptar?? Isto é se a mudança ainda fizer efeito.
E quanto ao banho, e á comida, podiam me ajudar mais??
Obrigado
Kles
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

sexta abr 22, 2005 9:57 pm

Ois,

O papagaio deve ter um espaço onde se sinta seguro e efectivamente o esteja quando não está ninguem em casa ou, por exemplo, tem visitas e ele não se sente confortavel o suficiente para estar tão exposto como no poleiro - e é também essencial nos pimeiros dias, uma vez que não está habituado à nova casa não é aconselhavel força-lo a sair da gaiola. O poleiro é muito bom para quando ele sai diariamente da gaiola(uqando já estiver á vontade em sua casa), com supervisão e SEM CORRENTE - a corrente é um perigo, ele pode assustar-se, tentar fugir e magoar-se ou até partir uma perna.

Na foto reparei que a gaiola está praticamente ao nível das pernas da maioria das pessoas. Isto também pode causar medo no papagaio, o melhor para ele se sentir à vontade é ter possibilidade de estar um pouco abaixo do nível das cabeças(acima também não é bom pois pode levar a problemas comportamentais).

Quanto á alimentação, tente ir substituindo as sementes de girassol por outras sementes(uma mistura de sementes que encontre - lembre-se de tirar os amendoins, que devem ser apenas guloseimas) e granulados. Se notar que o seu papagaio come outras sementes ou os granulados, vá retirando as sementes de girassol progressivamente até não lhe dar nenhumas no comedouro - as sementes de girassol têm demasiada gordura, devem ser dadas como guloseima(podem ajudar na domesticação se, assim que ele comer outras coisas, lhas der ,exclusivamente, à mão). Não compreendo como é que o criador tinha o papagaio numa dieta baseada em sementes de girassol.

Ao borrifa-lo com água pode estar a assusta-lo e a piorar o medo que ele tem de si. Arranje um recipiente com água para prender ás grades, se quiser. Lembre-se que se trata de um papagaio africano, não, por exemplo, da amazonia - os banhos não precisam de ser tão regulares, nem forçados.
hugobraga
Mensagens: 6
Registado: segunda ago 30, 2004 11:05 am

sábado abr 23, 2005 2:56 pm

Boas kles!!!
Desde já agradeço-te muito essa ajuda.
Mas queria a tua opinião, será que já não vou tarde metê-lo na gaiola, já que já passou uma semana desde que ele está na minha casa? É que ele não tenta voar, mas sim quando eu ou alguem daki de casa chega-se perto dele ele tenta-se desviar para o outro lado do poleiro.
O que axas então, meto-o na gaiola ou não? E se meter na gaiola quando é que o devo tirar?



Quanto a outra coisa, ele tem 4 meses.
E ele desde que está na minha casa, ainda não fez qualquer tipo de barulho, só mesmo no primeiro dia quando estava muito assustado. Eu não estou a dizer que já devia imitar qualquer coisa, estou sim adizer que ele não faz nenhum som, isto é normal?
Apartir de que idade é que se pode tentar lhe ensinar qualquer coisa?

Se não te importares responde-me a estas questões sff.
Um abraço
poki
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: sexta set 10, 2004 1:31 pm

sábado abr 23, 2005 3:46 pm

Oi oi!!

Como ja disseram, da tempo ao teu bichinho. Veras que com o tempo ele mudara de comportamento.

Ja disse isso a varias pessoas q tem duvidas acerca do puleiro e da gaiola.

Mantem na gaiola, enquanto estiver o tempo humido, fechado, e coloca no puleiro quando fizer sol, va alternando.

Quando chegar o verao opte pelo puleiro, mas nunca coloque ele directamente ao sol.

Reparei que tem uma optima gaiola, mas muito cuidado com as correntes de ar.

Muito cuidado com o banho, evite dar banho ou mesmo burrifa-lo num tempo igual ao de hoje.

Eu tenho recomendado sempre isso, pq desconfio que o meu, depois de ter dado banho, como nao secou como devia ser, apanhou correntes de ar, e ficou com uma infeção respiratorio, por isso eu tenteo sempre alertar para nao passarem o que eu passei.

Eu tenho o meu a quase 3 meses, de inicio assobiou , estava muito agressivo, depois de ficar doente nao tem dito muita coisa, mas ja esta mais manso, ate ja fica no meu ombro.

Mas tambem a reação quando ele esta no puleiro ( no inicio), era se encostassemos ia para a outra ponta.

Leva tempo, é claro , mas com muita paciencia , vais conseguir tudoo que queres.

Eu penso que nao ha um determinado tempo para ensinar, va repetindo coisas perto dele, fale com ele, parece que ele nao liga, mas estamos enganadas.

O meu a bem pouco tempo, chegava perto dele e dizia :

-Da beijinho!e eu imitava o barulho do beijo.

Agora qd chego perto dele e digo " da beijinho", ele ja encosta e da mesmo, mas ainda n imita o som.

Basta termos muita paciencia com ele.

Nao reparei se na gaiola tinha brinquedos, se nao tiver compre, que eles distraem-se muito com isso.

Espero ter ajudado.
hugobraga
Mensagens: 6
Registado: segunda ago 30, 2004 11:05 am

sábado abr 23, 2005 7:01 pm

Olá poki,
Acabei-o de o colocar na gaiola, e ele parece que ficou bastante mais calmo, mas para o meter lá deu muito trabalho, por causa de tirar a corente pk ele não me deixa-va.
Eu usava a corrente pk no locar onde ele está há muitas janelas e portas, e tinha medo que alguem deixe uma porta ou janela aberta e ele fuja, que por mim ficaba sempre sem corrente.
Quanto á gaiola, fiz tb agora uns arranjos, e já a pûs na altuara que me indicaste, e já tem alguns brinqueos feitos por mim.
Vê lá a foto:
http://img204.echo.cx/img204/4276/45sd.jpg
Qt as correntes de ar, como faço para não ter problemas?? Normalmente no local onde ele está as portas estão fechadas isso é o sufeciente?
Muito obrigado pelas tuas indicaçoes.
Kles
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

sábado abr 23, 2005 7:11 pm

É verdade, esqueci-me de perguntar - o que quer dizer com "mete-lo" na gaiola ou "mete-lo" no poleiro? Amarra-lo com as mãos/pano/luvas é muito má ideia: numa situação natural, se o pássaro é amarrado por alguma coisa em que não confia, essa coisa tem a intenção de o comer.

O melhor por agora, enquanto que ele tem medo de subir á sua mão por livre vontade, é deixa-lo entrar e sair da gaiola sozinho. Portanto tente tirar-lhe a corrente e deixa-lo entrar na gaiola. Depois pode abrir a porta da gaiola diariamente, sem o forçar a sair, e ele em principio sobe para o poleiro.

É normal eles não fazerem muito barulho ao principio, enquanto não se sentem á vontade. Fale sempre calmamente com ele quando se aproxima dele, lhe muda a comida e a água etc, isso ajuda a acalma-lo e a faze-lo confiar em si. Sente-se ao pé da gaiola e leia qualquer coisa em voz alta.

Lembre-se que apenas 1 em cada 10 papagaios chegam a falar, mas que essa habilidade não interessa tendo em conta tudo o que eles têm para dar.

Tem a certeza que ele tem essa idade? Como são os olhos dele, têm iris branca?

Se não for indiscrição, a que criador o comprou?
poki
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: sexta set 10, 2004 1:31 pm

domingo abr 24, 2005 10:37 am

Muito CUIDADO, com o entrar e sair da gaiola sozinho!!

O papagaio esta a ambientar-se aos novos donos. se tirar a corrente, e deixar -lhe no puleiro, o que pode acontecer é ele bater as asas e fugir, e nunca mais colocar os olhos em cima.

Tem atenção a isso.

O meu, ja esta comigo a 3 meses, e tenho alternado entre a gaiola e o puleiro,mas se deixo a gaiola aberta ele nao sai, foram rarissimas as vezes que aconteceu.

Para eu colocar fora da gaiola, pego numa toalha , apanho-o e coloco no puleiro.

Quando é altura de ir para a gaiola, basta que eu coloque a gaiola em direção ao puleiro e ele entra por si.

Mas o seu caso é bem diferente, pq tem uma gaiola enorme , o que é optimo, sendo assim voltava a agarra-lhe com a toalha e coloca-lo de volta na gaiola.

Talvez depois de algum tempo , com esta rotatividade , é que ele vai habituar-se a entrar e a sair sozinho.

Pelo menos o meu esta a habituar-se.

Muito cuidado com o tirar a corrente, deixar ele entrar e sair sozinho, nao deixe janela aberta , se tentar fazer isso, nem porta.

Por vezes distraimo-nos com eles , e esquecemos que havia uma janela aberta e depois ele foge.

Ñao sei como se vai seguir o conselho de " entrar e sair sozinho" , dei a sugestao de como eu tenho feito com o meu, mas se fosse a si , nao seguia o conselho do " entrar e sair sozinho"

Mas atenção , como ja referi anteriormente que tem uma optima gaiola,deixo-o estar la, mais daqui a alguns dias, se optar por isso, faça entao " se preferir " o q eu fiz com o meu , apanhe-o com a toalha.

De tempo, para fazer isso, senao pode assusta-lo.

Sabe o que pode fazer , para se habituar mais a si?

Com o meu resultou.

Deixe ele sem comer , durante algumas horas . quando achar que ele tem fome, coloque as sementes na sua mao, e ele vem comer.

Vai ver que é optima solução.
poki
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: sexta set 10, 2004 1:31 pm

domingo abr 24, 2005 10:47 am

Se ele , esta no local que referiu e as portas e janelas estao fechadas, nao deve haver problema.

Uma das coisas que n deve fazer, é coloca-lo na cozinha quando estiverem a cozinhar, por causa do vapor da panela. A cozinha fica quente e ele tambem, depois se abrem uma janela, para arejar , ele fica com frio, é certo para uma gripe.

Se achar que esta frio ou humido o local que ele esta, envolve a gaiola com uma toalha, na sua gaiola axo melhor um lençol. :)
Kles
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

domingo abr 24, 2005 6:51 pm

Deixa-lo sem comer para o forçar a ir comer da mão?! Acha que faze-lo passar fome de modo a que ele seja obrigado a aproximar-se de si é uma boa maneira de ganhar a amizade do papagaio?? De certo modo, realmente, pode resultar que o papagaio perca o medo- ele não sabe quem é que decidiu tirar-lhe a comida e faze-lo passar fome - mas quem o faz sabe - é cruel!

Como já disse, amarra-lo com uma toalha vai, no mais provavel dos casos, faze-lo ficar com mais medo de si. E o pássaro está dentro de casa, não pode fugir, desde que tenha o obvio cuidado com portas e janelas.

O meu papagaio está mais ou menos domesticado, mas como ainda não está ao ponto de o poder tirar da gaiola fazendo-o subir para a minha mão, deixo-o sair sozinho. O meu quarto está "á prova de pássaro" :D , para além das portas e janelas tenho também cuidado com objectos que possam ser perigosos. De resto toda a minha familia sabe que ele anda solto, por isso têm cuidado ao entrar e sair.

Como disse, nos primeiros dias não se deve forçar a sair da gaiola. Obviamente deve optar por deixa-lo sair quando achar que ele está ambientado o suficiente para isso.
poki
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: sexta set 10, 2004 1:31 pm

domingo abr 24, 2005 7:12 pm

Mas eu nao digo para deixa-lo ficar esfomeadissimo.

Imagine que ele tenha comido agora, apenas retire a comida do local e por volta de algum tempo tente dar-lhe... È bem diderente. Tenho a certeza que nao é crueldade.
hugobraga
Mensagens: 6
Registado: segunda ago 30, 2004 11:05 am

segunda abr 25, 2005 3:43 pm

Boas,
Desculpem a demora na resposta.

Kles,

Bem, eu para mudar de poleiro para gaiola pego num pau igual ao do poleiro tento mete-lo em cima e depois levo-o até a gaiola sempre em cima do pau, mas nem sempre isto é possivel, porque ou ele voa ou então quando estou a entrar com ele á pota da gaiola ele amarra-se á rede e sobe akilo tudo até parar em cima do poleiro.
Eu já pensei em pegar nele com alguma coisa, mas tenho medo que ele fike muito mau e se assuste muito, por isso optei pelo pau.

Quanto á idade foi o que o criador m disse, e sim tem a iris branca.
O criador é alentejano mas parece que mora em chaves é o sitiodasaves o senhor era muito porreiro e explicou-me muita coisa, mas para kem não percebe nada, como eu foi sempre pouco.

Quanto ao falar diz que só um em cada 10 é que "fala"?! Mas pk nem todos têm essa aptidão ou pk depende de como as pessoas tratam deles.??



POKI,
Sim, é por isso que eu usava a corrente, porque tinha medo que ele fuji-se.
Sim por agora ele vai estar uns tempos na gaiola (pelo menos uma semana) e depois quado ele estiver mais calmo troco-o para o poleiro. O pior é que ele desde que foi para a gaiola sempre que alguem se chega perto dele ele ou "grita" (faz um grande barulho) ou então foje logo para o outro lado da gaiola.
Sim talvez venha a exprimentar isso da comida, mas não me parece que vá resultar por que ele adora amendoins e já por varias vezes tentei dar-llhe ao bico mas ele deita logo fora e se deitar no parato ele vai logo busca-lo.
Sim a minha casa não é muito fria, mas como ele está junto á janela talvez seja melhor usar o lençol.

Amanhã vou tentar ver se compro o tal granulado, para ver se ele deixa de comer aquelas cementes de girassol que ele tanto adora e dizem que faz tão mal.

Já agora o que é que vocÊs fazem para que ele tente dizer alguma coisa??


Muito obrigado pela vossa gande ajuda!
Um abraço!
Kles
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

segunda abr 25, 2005 5:20 pm

A iris branca aparece mais ao menos aos 6 meses de idade. Antes disso, o papagaio tem o olho completamente preto ou acinzentado. A idade a que esta iris aparece pode variar um pouco, mas é aconselhavel, a quem quer adequirir um papagaio desta espécie jovem, ver se o olho ainda não tem iris.

Sim, é melhor começar por pegar nele com um poleiro, enquanto ele tiver medo para subir para a mão. Evite a todo o custo amarra-lo.

Por favor, não use a "técnica" de o deixar sem comer.

Todos os papagaios têm a capacidade de falar, simplesmente podem não ser ensinados o suficiente ou não estar interessados. É, por exemplo, muito mais facil que um papagaio que gosta dos donos venha a falar, pois quer chamar a atenção deles(alguns chegam mesmo a imitar o telefone, pois reparam que quando o telefone toca o dono vai ter com o telefone, e tenta o mesmo), mas um papagaio que tem medo de pessoas ou não se interessa por elas não tem estimulo para falar.

Mesmo quando gostam dos donos, podem não se interessar em imitar sons ou um certo tipo de sons, pode pode por exemplo gostar mais de assobios em vez de palavras.

A minha periquita imitava os assobios do meu papagaio e o piar do meu verdilhão, mas nunca imitou palavras apesar de na altura me adorar e estar muito mais tempo com pessoas do que com outros pássaros - mas sinceramente, também nunca me esforcei muito em ensinala a falar - seria giro ouvi-la falar, mas comparado com tudo o resto essa habilidade não seria nada.
poki
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: sexta set 10, 2004 1:31 pm

terça abr 26, 2005 11:09 am

OI OI!!

Para o papagaio falar , acho que basta ensina-lo. Embora a quem diga que 1 em cada 10 é que fala, nao sei se é verdade ou nao.

O meu 1º papagaio, parecia mais uma pessoa, do que uma ave. Dizia muita coisa, que foi adquirindo ao longo dos anos, e tudo aconteceu dos donos terem sempre a paciencia de ensinar.

Este vai assobiando quando calha :) , e ontem imitou o barulho da gaiola a ser arrastada.

Portanto é preciso ter bastante paciencia, dar-lhe muita atenção , para que ele faça isso.

E o que aconteceu nestes ultimos dias, é que eu deixo a gaiola aberta e ele ja esta a começar a sair por si.

Mais tarde ou mais cedo o seu vai fazer o mesmo.Da-lhe tempo para ele, habituar-se a si , e ganhar confiança.

Va dando noticias da evolução do seu.

Sabe se é macho ou femea?
Responder

Voltar para “Aves”