sábado jul 30, 2005 4:43 pm
Bem, já há aqui varias opiniões e algumas delas veem de pessoas abalizadas no assunto, percebe-se pela forma como escrevem e pouco mais tenho a dizer. Há tb algumas opiniões de poetas e ambientalistas de café, cujo unico problema é saberem ler, não saberem digerir o que leem........e lerem muito.
Bem, sobre a merla e o periquito, penso que sera falta de calcio no primeiro caso, mas como já lho esta a dar....
No caso da merla, são mesmo assim.....muito porcalhões, sempre ariscos, sempre irrequietos; acho que o que aqui foi dito é valido para o caso.......a gaiola é pequena, os comedouros e bebedouros estão mal localizados; por outro lado, embora não me pareça ser esse o caso, pode haver tb piolho por ai e nessa altura deve polvilhar todas as aves de casa e as gaiolas com insecticida em pó, a base de piretro, na proporção de 3 a 4% ( o caniaves por exemplo, mas há outros).Gaiolas para a merla no mercado, sera dificil encontrar......mas pode mandar fazer a um marceneiro ou carpinteiro que conheça, em contraplacado ou aglomerado de madeira.....as frentes vendem-se nas lojas ou há rede em malha de aço quadrada, soldada que tb serve. Comedouros e bebedouros dentro da gaiola, que deve ser o maior possivel............1m de comrpimento, por 0,5 m de largura por 0,80 m de altura ou algo assim.
De qualquer forma, a muda da pena está quase a começar e deve estar alojada antes dela se iniciar, senão as penas novas não vão nascer em condições. As penas da cabeça só nascem a partir do fim do verão.....se não for agora, depois so no ano seguinte.