crias de periquito sem penas

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
va5zcu
Membro
Mensagens: 163
Registado: terça dez 23, 2003 3:47 pm

sábado jun 25, 2005 4:51 pm

ola...

eu tenho um viveiro com 8 casais de periquitos dos quais 3 estão com crias com quase um mês, os outros casais todos estao agora com ovos quase a eclodir.
mas desde a semana passada, altura em que as crias começaram a ganhar penas que num unico ninho duas das 4 crias (as mais velhas) apresentam peladas, zonas na parte de tráz da cabeça e asas sem penas nem penugem, sendo mais evidente na cria mais velha, a terceira cria quase n apresenta faltas de penas, mas ainda se nota zonas só de pele.
hj estava a observar a mãe e reparei que ela no peito tem uma pequena zona sem penas, uma coisa minima quase insignificante.

eu estou com medo de ter um problema de muda francesa no viveiro :cry: o que que faço? é mesmo muda francesa? ajudem me!!:!: :!:

obrigado
Vasco Gonçalves
va5zcu
Membro
Mensagens: 163
Registado: terça dez 23, 2003 3:47 pm

segunda jun 27, 2005 6:52 pm

agora todas as 4 crias do ninho apresentam faltas de penas na parte de trás da cabeça e nas asas :cry:...

hoje limpei o chão do viveiro e vaporizei-o com sprayavex da orni-ex, esse spray serve para combater piolhos e afins, e serve como repelente para insectos, depois cobri o chão com alguma areia para gaiolas, simplesmente por questões de higiene.
acabei por borrifar algumas das aves e as paredes (alem de dizer na embalagem para não usar em passaros em tempo de gestação, foi um risco que decidi correr)
comprei tb um tónico da orni-ex, MILAGREX, serve para combate a viroses e problemas intestinais, ou respiratórios, fortalecendo o sistema imunitário.

acabei por optar por estas duas vertentes, pois não sei se o que está a causar esta falta de penas.
não sei se será acaros ou se será mesmo muda francesa.
Alguem me poderá dar algum conselho?

obrigado
Vasco Gonçalves
jpirikito
Membro Veterano
Mensagens: 263
Registado: sábado abr 09, 2005 4:52 pm
Localização: Piriquitos

segunda jun 27, 2005 7:19 pm

Parece que o problema se está a propagar... o problema é ainda serem crias, porque se fossem ja adultas separava dois periquitos e fazia o seguinte...

... o 1º periquito, poderia ser vaporizado com o produto sprayavex da orni-ex.

... o 2º periquito, poderia ser vaporizado com o produto da orni-ex, MILAGREX.

isto é... nao convem deitar vários quimicos em cima das crias, pode causa problemas graves, ou até mesmo doença, assim ao separar o 1º e o 2º periquito, poderia ver qual o produto que estará a fazer efeito ou nao, entende??
va5zcu
Membro
Mensagens: 163
Registado: terça dez 23, 2003 3:47 pm

segunda jun 27, 2005 7:31 pm

sim entendo o seu ponto de vista, mas eu n não posso fazer isso:( .
eu estou à espera das crias sairem do ninho para poder pegar nelas e nos seus progenitores e coloca-los numa gaiola de quarentena, previamente desinfectada, onde lhes darei um suplemento vitaminico expecializado para aumentar a imunidade.
já o tónico milagrex não tem qualquer contraindicação por isso coloquei-o no bebedouro do viveiro.

o que eu tenho medo é que a doença se espalhe, seja ela o que for.
eu estive a ver a outras aves e elas estão todas bem assim como as outras crias, espero que n seja só de aparencia.

vou fazer o tratamento com milagrex por mais 5 dias(altura em que as crias devem abandonar o ninho), espero que hajam melhoras.

obrigado
Vasco gonçalves
jpirikito
Membro Veterano
Mensagens: 263
Registado: sábado abr 09, 2005 4:52 pm
Localização: Piriquitos

segunda jun 27, 2005 8:21 pm

Talvez o problema seja dos reprodutores... algum deles pode estar infectado com alguma coença... tem outro casal de periquitos?? depois poderá tentar trocar de parceiros... pode ser mesmo de algum e assim poderia saber quem tem a doença, se é o macho ou a femea.

:D é so a minha opiniao! mas um deles pode estar infectado!
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

segunda jun 27, 2005 8:51 pm

Olá,

Qual é o aspecto das penas das asas?? Pela descrição parece-me apenas que as penas foram arrancadas nas costas, asas e cabeça pelos pais, o que acontece algumas vezes.
No caso da muda francesa as primárias nas asas aparecem atrofiadas, vê-se bem que o "cânulo" da pena não abre e é mais longo, ficando um zona com plumagem "normal" apenas na ponta. Olhando para as aves parece que as penas estão a sair espetadas na ponta dos cânulos.

<<MILAGREX, serve para combate a viroses e problemas intestinais, ou respiratórios, fortalecendo o sistema imunitário. >>

Combater / curar viroses é muito complicado em qualquer espécie e são muito poucos os medicamentos com capacidade de o fazer. Por isso é que para as doenças virais existem vacinas para ser usadas como prevenção mas não como cura. O mesmo princípio aplica-se às aves.

Ricardo M.
BocaJrs1
Membro
Mensagens: 93
Registado: terça nov 18, 2003 1:02 pm

segunda jun 27, 2005 8:54 pm

leva os ao veterinario :roll: :lol: :lol: :lol: :lol:
va5zcu
Membro
Mensagens: 163
Registado: terça dez 23, 2003 3:47 pm

segunda jun 27, 2005 9:22 pm

as rémiges estão normais, por isso é que eu tenho a duvida de se tratar ou n de muda francesa :? ... o resto das penas apresentam se aparentemente saudaveis.
eu no inicio tambem pensei que eles tivessem arrancado as penas, mas agora estou mais apreensivo:S... é que as penas faltam em todas a crias no mesmo sitio (asas e nuca, apresentando zonas sem qualquer cobertura), e a fêmea na primeira ninhada nunca fez isto (esta é a segunda, e ela tem 1 ano e 3 meses)...
eu estive a pesquisar e realmente eles n sofrem de diarreias sintomáticas da muda francesa, mas a falta de penas nos sitios onde indiquei tb é um dos sintomas :? ... (alem disso as crias são activas, não se encontram com os olhos fechados nem apáticas)

axa que pode ser os progenitores que arrancam as penas? se for esse o caso não há mal em continuar com o medicamento só para prevenir pois n?

eu mesmo assim vou separar o casal quando as crias abandonarem o ninho para ela repor es forças e, para no caso de realmente ser uma virose, dar tempo para ela criar anti corpos.

obrigado
Vasco Gonçalves
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

segunda jun 27, 2005 9:42 pm

Vasco,

Não me parece ser muda francesa. Pela descrição penso que será a fêmea a arrancar as penas nessa zona é normal que aconteça. Isto pode acontecer por problemas nutricionais, etc.

A muda francesa tem um aspecto tipico quando saiem do ninho, normalmente nem conseguem voar dada a " forma estranha" das asas.

Nunca usei esse produto, por isso não lhe sei dizer se será ou não benéfico. Pelo que tenho ouvido da sua utilização penso que mal não deve fazer.

Ricardo M.
va5zcu
Membro
Mensagens: 163
Registado: terça dez 23, 2003 3:47 pm

segunda jun 27, 2005 10:04 pm

Obrigado

Estava com imenso medo que fosse mesmo muda francesa, estava a ver que ia ficar sem os pequeninos. obrigado, ja estou mais descançado. Mas mesmo assim vou ficar de olho neles, porque o susto foi bem grande.
problemas nutricionais? ok, vou ver se arranjo umas papas visto que ja não lhes dou nenhuma há mais de 2 meses, vou ficar atento a evolução das crias fora do ninho, e mesmo assim vou separar a fêmea para ela repousar.
depois vou dando novidades.

obrigado a todos
Vasco Gonçalves
Responder

Voltar para “Aves”