Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
BMA
Membro
Registado: terça fev 01, 2005 8:10 pm
Localização: 1 Papagaio Amazona Amazónica, 14 Periquitos, 1 casal de Canários Gloster 4 Cães Rafeiros 1 Gato

terça jul 26, 2005 4:31 pm

Boas tardes, gostava que me ajudassem a defenir o sexo destes periquitos sff, crio á pouco e estes são novos não sei ao certo de que sexo sejam.

Periquito Amarelo

Azul e Branco

Branco

Espero que me ajudem, obrigado.
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

terça jul 26, 2005 5:15 pm

BMA Escreveu: Boas tardes, gostava que me ajudassem a defenir o sexo destes periquitos sff, crio á pouco e estes são novos não sei ao certo de que sexo sejam.

Periquito Amarelo

Azul e Branco

Branco

Embora me pareçam ser aves bastante jovens mas aparentemente e segunda a ordem de cores que descreveu parece-me ser:

Amarelo - Macho
Azul e Branco - Macho
Branco - Fêmea
galaxi
Membro Veterano
Registado: domingo mai 02, 2004 10:45 pm

terça jul 26, 2005 5:17 pm

PauloSantos Escreveu:
BMA Escreveu: Boas tardes, gostava que me ajudassem a defenir o sexo destes periquitos sff, crio á pouco e estes são novos não sei ao certo de que sexo sejam.

Periquito Amarelo

Azul e Branco

Branco

Embora me pareçam ser aves bastante jovens mas aparentemente e segunda a ordem de cores que descreveu parece-me ser:

Amarelo - Macho
Azul e Branco - Macho
Branco - Fêmea
desculpe la contradizelo mas o amarelo é femea o azul e branco macho e o branco fikei com algumas duvidas mas penso ke é macho, mas sem duvida nenhuma o amarelo é femea
loriquito
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:02 pm

terça jul 26, 2005 5:39 pm

Sim,o azul sem dúvida é um macho,pois o macho tem a cera azul e a femea castanha,no amarelo também acho que é macho,quanto ao albino,a cera do macho é púrpura e a da femea esbranquiçada ,portanto talvez seja femea,o periquito amarelo é jovem, mas vou também para que seja macho...
BMA
Membro
Localização: 1 Papagaio Amazona Amazónica, 14 Periquitos, 1 casal de Canários Gloster 4 Cães Rafeiros 1 Gato

terça jul 26, 2005 5:44 pm

São todos jovens mesmo :)

A minha opinião é a mesma que o Paulo Santos, Amarelo, Azul e Branco machos e o Branco Fêmea, embora que ainda esteja meio indeciso com o azul que também tem umas partezitas brancas mesmo ao pé das narinas...

Obrigados!
Isaias
Membro
Registado: segunda abr 11, 2005 5:33 pm

terça jul 26, 2005 5:54 pm

Confesso que não sei, mas eu diria que eram todos machos :D :D

Cumprimentos
PauloSantos
Membro Veterano

terça jul 26, 2005 6:07 pm

galaxi Escreveu:
PauloSantos Escreveu:

Periquito Amarelo

Azul e Branco

Branco

Amarelo - Macho
Azul e Branco - Macho
Branco - Fêmea
desculpe la contradizelo mas o amarelo é femea o azul e branco macho e o branco fikei com algumas duvidas mas penso ke é macho, mas sem duvida nenhuma o amarelo é femea
Não precisa de pedir desculpa por contradizer ;)

O Amarelo é aquele que oferece menos dúvidas, pois apresenta uma cera totalmente rosa, o que além de indicar que é uma ave bastante jovem, indica também que se trata de um macho, caso contrário, mesmo sendo uma ave jovem, já apresentaria uma área esbranquiçada junto das narinas.

O Azul e Branco parece-me ser um Malhado Recessivo, embora não tenha a certeza, pois não vejo a totalidade da ave, de qualquer modo, embora os Malhados Recessivos Machos nunca fiquem com a cera totalmente azul, este, assim como acontece no Amarelo, não apresenta nenhuma indicação que seja uma fêmea.

O Branco nota-se perfeitamente que é uma fêmea, pois embora seja visivel uma ligeira coloração azul, essa situação está relacionada com o estado geral da ave, no entanto e se olharmos junto às narinas, apresenta uma cor creme que indica que é uma fêmea.
BMA
Membro

terça jul 26, 2005 6:30 pm

O azul e branco são 2 aves, gostava que me dissessem das 2 e não só do azul :?

O branco da foto sozinha é albina embora apresente uma pequena coloração de amarelo tem os olhos vermelhos, mas o branco da foto que está junto com o azul não tem os olhos vermelhos e tem aquela coloração azul no peito como se pode ver e mais um pouco nas costas, pouca coisa mas tem, pode ser considerado albino? Acho k não.

Tenho mais uma divida, sendo a fêmea portadora de albino podem sair crias albinas?

Outra :p o branco, mesmo podendo não ser considerado albino, pode ser portador de albino? É que o pai é verde e a mãe uma (acho) malhada recessiva com amarelo e verde também. Poderá este branco ter crias (penso que seja um macho) albinas?

Mais uma vez, Obrigado!
loriquito
Membro Veterano

terça jul 26, 2005 6:43 pm

um branco de olhos pretos não é albino,os albinos são brancos com olhos vermelhos,bico laranja e patas cor de rosa,se for assim mas amarelo é um lutino,também há assim mas amarelos malhados que são os periquitos fallow.
loriquito
Membro Veterano

terça jul 26, 2005 6:47 pm

Acho que o branco que está junto ao azul também é macho,mas muito jovem
BMA
Membro

terça jul 26, 2005 7:07 pm

loriquito Escreveu: ...os albinos são brancos com olhos vermelhos,bico laranja e patas cor de rosa,se for assim mas amarelo é um lutino...
Isso eu sabia :p queria era saber se ele o é ou pederá ser portador, já k apresenta todas as caracteristicas (patas, bico, branco) menos os olhos, é que a outra albina não é toda branca, tem uma coisa minima que mal se nota na cabeça e costas, mas coisa minima de amarelo.

O resto das perguntas, quem me pode responder?

Obrigado.
PauloSantos
Membro Veterano

terça jul 26, 2005 7:23 pm

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Quanto à questão do Albino, embora apresente uma ligeira marcação amarela na cabeça, não deixa de ser um Albino, sendo que não se pode considerar como puro.

Existem alguns criadores que os denominam como Creminos.
Última edição por PauloSantos em terça jul 26, 2005 7:47 pm, editado 1 vez no total.
BMA
Membro

terça jul 26, 2005 7:27 pm

Ehehehe, isso é que foi preto no branco!!! Um desenho e a cores lloooll ;)

Obrigado.
PauloSantos
Membro Veterano

terça jul 26, 2005 7:43 pm

BMA Escreveu:
loriquito Escreveu: ...os albinos são brancos com olhos vermelhos,bico laranja e patas cor de rosa,se for assim mas amarelo é um lutino...
Isso eu sabia :p queria era saber se ele o é ou pederá ser portador, já k apresenta todas as caracteristicas (patas, bico, branco) menos os olhos, é que a outra albina não é toda branca, tem uma coisa minima que mal se nota na cabeça e costas, mas coisa minima de amarelo.

O resto das perguntas, quem me pode responder?

Obrigado.
Aqui não se coloca a questão de ser ou não portador de Albino, pois a ave já apresenta essa mutação, como tal é Albino.

As mutações "INO" Albino/Lutino, são mutações ligadas ao sexo, como tal são transmitidas atravéz do cromossoma sexual X, no caso das aves, os Machos possuiem 2 cromossomas XX e as fêmeas XY, por esse motivo as Fêmeas nunca são portadoras dessa mutação, ou apresentam a mutação ou não a têm.

De salientar que, quando se diz a uma ave é portadora de determinada mutação, que dizer que, embora essa mutação não seja visivel, mas genéticamente está lá e pode sempre surgir.

Por exemplo:

Um Macho Azul pode ser portador de Albino, embora seja Azul, mas a mutação está lá (não sendo visivel) por isso se denomina como Portador.
BMA
Membro

terça jul 26, 2005 8:01 pm

Neste caso o macho era verde.

Sendo assim o macho recessivo azul (?) da foto é albino ou não?

Se for apenas a femea albina da foto com outro macho qualquer, poderao sair albinos, agora fiquei confuso :?

Obrigado.
Responder

Voltar para “Aves”