Questão sobre periquitos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
mafalda_vaz
Registado: terça set 10, 2002 9:38 pm

sexta set 20, 2002 1:27 pm

Olá,

Tenho um casal de periquitos que anda em liberdade dentro de casa, só dormindo, à noite, na gaiola. Gostaria que alguém, com mais experiência, (tenho-os há pouco tempo e são bastante jovens), me explique se será possível reproduzirem-se, caso eu não coloque um ninho na gaiola e a partir de que altura estas aves são consideradas adultas e portanto, capazes de o fazer. A verdade é que não estou interessada em ter mais nenhum periquito a voar pela casa, além destes dois, pelo menos por enquanto! :)
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

sexta set 20, 2002 6:51 pm

Eu sempre tive pirikitos e se eles ñ tiverem ninho penso k ñ procriam, mas á vezes a fêmea pode por ovos no fundo da gaiola. A idade adulta, se calhar podes perguntar ao vet da arca e talvez seja mais rápido. :lol:

Bjs e pios: KEIKO :D
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado set 21, 2002 9:53 pm

ora bem, é assim, um periquito torna-se "adulto" quando atinge a primeira mudança da pena. Que cotuma ser ao 36º dia. Eu os meus periquios não os tenho a voar pela casa, tenho-os numa gaiola, até pq se a minha cadela os apanhava dava cabo deles...
Os periquitos se nnão têm nenhum ninho, poderão por ovos (no chão da gaiola caso vivam numa)mas não os chocarão...até porque uma maneira de evotar que os periquitos procriem, é simplesmente tirar-les o ninho da gaiola.Eles continuarão a "namorar" mas deixarão de por ovos...
Mas se os seus periquitos só vão para a gaiola à noite, mesmo que ponha um ninho, não irá ter ovos, pois eles andam todo o dia pela casa, e a fêmea não iria deixar um espaço tão amplo para ir "aquecer" os ovos.(outra coisa é que eles normalmente só pôe os ovos de manha, logo, não os poriam de noite)

Eu não sou grande expert em periquitos, mas tenho tanta informação cá em casa...que se precisar de alguma coisa...eu posso ver se encontro resposta... :p

Bicadinhas para os seus periquitos :D :D
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

domingo set 22, 2002 12:52 am

O que pode acontecer um dia destes, é eles encontrarem um local em casa que lhes agrade, porem ovos, chocá-los e criarem os filhos... e um dia aparecem , não dois, mas 5 ou 6............ :D :D

Mas o mais provável é não criarem mesmo, mas nunca se sabe....
mafalda_vaz
Registado: terça set 10, 2002 9:38 pm

domingo set 22, 2002 11:26 am

Muito obrigado pelas respostas, embora tenha obtido muito informação acerca de periquitos através da Internet, tinha ainda algumas dúvidas acerca deste assunto. Obrigado pela vossa ajuda e se mesmo sem ninho, chegar a ter "netos" com penas, aviso-os!

Beijos

Mafalda
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo set 22, 2002 12:47 pm

Desculpem, mas axo que me enganei no que disse...
eu queria dizer que saem do ovo ao 36º dia e que atingem a maturidade sexual ao 3º mês de idade... :oops: :oops: :oops: axo que disse tudo ao contrário... :oops:

Mas por acaso é verdade...se eles encontrarem um local na casa que se assimile a um ninho...eles porão ovos... :p :p :roll: não serão 5 nem seis, mas para aí um ou dois...(nas primeiras ninhadas, os pais são uns tanços de primeira ;) )

Desculpem o engano (e desculpa la a correcção!!!) :oops:

p.s. - estou à espera de uma ninhada de periquitos...já nasceu um...estou à espera a ver se nascem mais... :p :D é a 2ª ninhada e eles ainda não têm muita experiência... :D )

bicadinhas para os vossos periquitos 8)
Responder

Voltar para “Aves”