MACHO ou FÊMEA ???

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
alepac
Membro Júnior
Registado: domingo mai 08, 2005 12:14 pm

quinta ago 11, 2005 9:44 am

Após várias tentativas infrutíferas na net :( , lembrei-me :?: de colocar a questão aqui também.
É assim : como é que se pode diferenciar o tipo de sexo nas rolas (que possuem um colar no pescoço), através do canto? de alguma diferença fenotípica? (que não me parece existir neste caso).
Espero que me ajudem com respostas, links,etc... ;)

Obrigada
Isaias
Membro
Registado: segunda abr 11, 2005 5:33 pm

quinta ago 11, 2005 2:04 pm

É uma boa pergunta, também gostava de saber, :D desconheço qualquer diferença
suz
Membro Júnior
Registado: terça set 23, 2003 10:44 am

quinta ago 11, 2005 2:37 pm

eu tb tenho essa duvida, uma amiga recolheu uma rola e tambem não sabe se é machou ou femea, inicialmente achavamos que era macho pq cantava mas ja nos disseram que nas rolas tanto cantam o macho como a femea por isso voltamos ao estado zero.
susi
Pedro21
Membro Veterano
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

quinta ago 11, 2005 2:59 pm

Nas rolas de colar (Streptopelia risoria), só o macho é que “”canta””, alias o mesmo é verdade para quase todos os columbídeos. Eventualmente pode haver fêmeas que fazem sons similares, mas fazer a sequencia que o macho faz, ao encher os sacos de ar e “rolar”, não só os machos é que o fazem. Visualmente também deve ser possível distingui-los embora não tenham penso eu um dimorfismo sexual óbvio, mas para isso só com experiência e aves para comparar

Pedro Ramalho
Isaias
Membro

quinta ago 11, 2005 3:23 pm

E também é assim para a Streptopelia decaocto?, estas também possuem um colar no pescoço.

E como não sou um conhecedor gostaria, se possivel, saber qual o nome não cientifico da Streptopelia risoria

Cumprimentos
alepac
Membro Júnior

quinta ago 11, 2005 3:24 pm

"Eventualmente pode haver fêmeas que fazem sons similares" pois o problema é esse, porque eu tenho duas rolas que apesar de serem fêmeas (pois põem as duas vários ovos e nunca nasce nada...) simulam por vezes actos sexuais e também "cantam" as duas.
Porque será que isto acontece? (Será que tenho que me estão a querer dizer que é preciso comprar um macho?) :D :D :D
Pedro21
Membro Veterano

quinta ago 11, 2005 4:50 pm

alepac Escreveu: pois o problema é esse, porque eu tenho duas rolas que apesar de serem fêmeas (pois põem as duas vários ovos e nunca nasce nada...) simulam por vezes actos sexuais e também "cantam" as duas.
Porque será que isto acontece? (Será que tenho que me estão a querer dizer que é preciso comprar um macho?) D D D
A minha experiência com columbídeos limita-se ao pombo correio e á rola diamante, nos pombos correios, duas fêmeas que não tenham acesso a machos vão fazer parte do ritual de corte incluindo o “chamar para o ninho” mas não fazem o ritual completo, mas vão por ovos (dois por fêmea), penso que o mesmo se verifica nas rolas de colar.

Obviamente se tens duas fêmeas, e queres criar com elas necessitas de dois machos.

Pedro ramalho
Pedro21
Membro Veterano

quinta ago 11, 2005 5:24 pm

Isaias Escreveu: E também é assim para a Streptopelia decaocto?, estas também possuem um colar no pescoço.

A Streptopelia risoria é uma “espécie” que só existe em cativeiro e que descende muito provavelmente da Streptopelia roseogrisea, a Streptopelia decaocto é muito semelhante em hábitos e em coloração á Streptopelia roseogrisea, é portanto razoável concluir que o que é valido para uma também o é para a outra. Diga-se que em ambas é suposto haver uma ligeira diferença de coloração entre o macho e a fêmea sendo a da fêmea mais esbatida, mas sem aves com sexo conhecido para se poder comparar, pode ser algo complexo dizer que uma ave é macho ou fêmea pela plumagem.

Pedro Ramalho
Isaias
Membro

quinta ago 11, 2005 5:41 pm

Obrigado pelos esclarecimentos

Cumprimentos
alepac
Membro Júnior

quinta ago 11, 2005 7:14 pm

Obrigada pelas informações :D
(duas fêmeas que não tenham acesso a machos vão fazer parte do ritual de corte incluindo o “chamar para o ninho” - desconhecia completamente este comportamento que elas poderiam ter...
tyna
Membro Júnior
Registado: terça dez 28, 2004 7:07 pm

sexta ago 12, 2005 8:59 am

Olá, não é que eu percba muito do assunto, ma "lá na terra", tinham uma tecnica , mais ou menos , como direi, arcaica? :oops: Consitia em agarrar o pobre do pombo ou rola, :o e fazendo uma leva pressão o bicho coloca o rabo para cima se for femea, e para baixo se for macho.
Não me parece um metodo cientifico..., mas até acertavam
já tentou, a logica deste tipo de teste, é que a femea normalmente levanta a parte traseira, para ser mais facil a fecundação, e o macho faz o contrario , pela mesma razão.
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

sexta ago 12, 2005 12:41 pm

Ora bem, já criei rolas em tempos......e realmente é dificil distinguir os machos das fêmeas......à falta de um método melhor, usei durante toda a vida o método referido pela Tyna......pode ser empirico, pode ser primitivo, pode ser tudo o que quiserem, mas resultava ( aqui é complicado falar dos saberes de experiencia feitos; se não forem métodos ditos "cientificos" não têm valor......o principio de que a verdadeira sabedoria começa quando temos a humildade de reconhecer que nada sabemos, é desconhecido).
Daí às vezes as minhas reservas em dar o meu contributo para a procura de uma solução para problemas concretos de pessoas concretas, aqui neste fórum.
alepac
Membro Júnior

sexta ago 12, 2005 3:02 pm

Convenceram-me, vou tentar essa técnica "arcaica" :lol:
é que o ano passado o meu pai comprou uma rola que o vendedor lhe vendeu como sendo um macho (e o lugar até é de confiança...) e pelos vistos seria uma fêmea (apesar de eu nunca a ter visto pôr ovos).
Isaias
Membro

sexta ago 12, 2005 6:22 pm

Mozungo

Se não dão valor à experiência então também são muito pouco "científicos" :)

É claro que todos os contributos são benvindos

Cumprimentos
apmao
Membro
Registado: domingo ago 17, 2003 9:21 am
Contacto:

sábado ago 13, 2005 10:28 am

Existe outra técnica para rolas/ pombos já adultos (pode não ser eficaz nos jovens):

À semelhança dos humanos, o esqueleto destas aves tem algumas variações em função do sexo, ou seja, nestas aves, a fim de facilitar a postura, as fêmeas têm os dois ossos (não sei o nome) junto ao ânus mais afastados um do outro, ao contrário dos machos que, não tendo que pôr ovos, os têm menos afastados.
Espero ter ajudado alguma coisa.
Um Abraço
Responder

Voltar para “Aves”