Criação de Lutinos.

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Alcorucen
Membro
Registado: sexta jun 17, 2005 4:53 pm

quinta set 29, 2005 11:29 am

Boa tarde ao fórum.

Há algum tempo, pedi ajuda os foristas no sentido de que, na medida do possível, me ajudassem a sexar os ondulados Lutinos e Albinos; pois bem, segui as instruções, pu-los a trabalhar e aqui está o resultado:

Imagem

Obrigado e cumprimentos.
spiriquito
Membro Júnior
Registado: quinta mai 13, 2004 10:27 am

quinta set 29, 2005 3:58 pm

olá

estão mt bonitos!!! :D
já agora... como é q se escolhe os lutinos? é q eu tenho alguns mas não sei mt bem o que é nem com quem cruzar... :(
também, por aqui são raros de encontrar...
Aguardo a resposta.

obrigado
Alcorucen
Membro

quinta set 29, 2005 7:16 pm

spiriquito Escreveu: como é q se escolhe os lutinos? é q eu tenho alguns mas não sei mt bem o que é nem com quem cruzar...
Olá spiriquito.

Os Lutinos são caracterizados por serem totalmente amarelos com os olhos vermelhos; o bico é amarelo forte, as patas são cor de rosa claro. No que respeita à distinção sexual, é mais complicado: a cera dos machos é púrpura, ao contrário do azul normal; nas fêmeas é acastanhada (como normal).
No entanto, a observação destas diferenças não garante que estejamos correctos, só um teste de ADN pode, efectivamente, comprovar a sexagem (outra maneira é ir experimentando vários até ter a certeza...).

Quanto aos cruzamentos, podes obter Lutinos a partir de outras cores (desde que hajam portadores), mas o mais fácil e seguro é juntar dois Lutinos ! ;)

Não são assim tão raros; difícil é ter a certeza que são casal...

Um abraço.
periquito_joao
Membro Júnior
Registado: domingo jul 31, 2005 4:34 pm

sexta set 30, 2005 10:17 am

Concordo! com o Alcorucen, que ao juntar dois lutinos poderá ter 100% de hipotses em obter lutinos!!

E quanto ás fotos, gostai, estao muito boas, e parabens pelas crias!

Comprimentos!
Alcorucen
Membro

sexta set 30, 2005 3:30 pm

Boa tarde ao fórum.

Obrigado pelas palavras de motivação.
Junto mais duas fotos de grande plano das pequenas:

Imagem

Imagem

Cumprimentos.
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

domingo out 02, 2005 8:14 am

Olá
Se tiveres um viveiro juntas todos e eles lá se encarregam da sexagem!
Alcorucen
Membro

quinta out 06, 2005 2:38 pm

Boa tarde ao fórum.

Crescem a bom ritmo:

Imagem

Na próxima criação, vou usar ninho de Agapórnis; os normalmente usados para os Periquitos Ondulados parecem-me demasiado apertados (mesmo para três crias...).

Cumprimentos.
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

quinta out 06, 2005 2:52 pm

Alcorucen Escreveu:
Na próxima criação, vou usar ninho de Agapórnis; os normalmente usados para os Periquitos Ondulados parecem-me demasiado apertados (mesmo para três crias...).
:lol: :lol: :lol: mais um adepto dos ninhos grandes.

Os passaritos estão bem porreiros ;)
Alcorucen
Membro

quinta out 06, 2005 3:00 pm

PauloSantos Escreveu: :lol: :lol: :lol: mais um adepto dos ninhos grandes.
Pois é Paulo; vamos aprendendo com as experiências que temos...

A fêmea fez uma postura de cinco; dois ficaram pelo caminho; o facto é que as três crias enchem o ninho! Se a isto acrescer o facto de os progenitores se enfiarem também lá de vez em quando, dá para perceber o aperto da situação...

Também para os Red-Rumped, optei pela construção de um ninho, pois os que haviam no mercado também me pareceram demasiado curtos...

Pena que já não vou a tempo de substituir o ninho a uma Albina que está em plena postura.

Podes crer que tens um defensor do aumento do tamanho dos ninhos em, pelo menos, 25 %... ;)

Um abraço.
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

quinta out 06, 2005 3:19 pm

Eu já crio Periquitos há cerca de 18 anos e quase desde o inicio que optei pelos ninhos grandes.

Claro que no meu caso tambem se impunha, porque eu sempre criei Periquitos Ingleses, no entanto nunca deixo que as fêmeas criem mais do que 4 ou 5 crias e quando as posturam ultrapassam esse numero, marco os ovos e coloco-os em outros ninhos.

De qualquer modo, 4 crias no ninho mais os progenitores que por vezes querem ir lá para dentro os dois, torna a situação mais complicada.

Assim, optei por construir os meus próprios ninhos, adaptando-os da forma que para mim é mais conviniente, seja em termos de tamanho ou de funcionalidade.

A criação de aves é muito interessante exactamente por estes pormenores que vamos aprefeiçoando ao longo do tempo.

Espero que continues com esse gosto enorme pelas aves e que tenhas muita sorte

Um abraço
Alcorucen
Membro

sexta out 14, 2005 3:46 pm

Boa tarde ao fórum.

No seguimento das fotos anteriores, tenho a honra de apresentar os pequenos lutinos já fora do ninho e com tamanho suficiente para se confundirem com os pais...

Cumprimentos.

Imagem

Imagem

Imagem
Responder

Voltar para “Aves”