periquitos:criação

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta set 27, 2002 6:39 pm

Olá,
Eu tenho os meus periquitos em fase de criação, e nasceram apenas 2 periquitos, só que os dois que nasceram, tinham um ovo de intervalo, oi seja, em vez de terem 2 dias de diferença, têm 5!!!!!! e os tamanhos também são super diferentes!!!!!
O meu problema é: será que o mais pequeno tem alguma hipótese?? ou o mais velho irá sobrepor-se a ele, tirar-lhe a comida, etc, etc, etc, podendo até mata-lo???????????

Espero que me possam responder...
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sexta set 27, 2002 11:04 pm

Olá Lady_girl!

Eu já fiz duas criações de periquitos e na primeira ninhada aconteceu-me precisamente o mesmo que lhe está a acontecer, e devo dizer que foi das experiências mais engraçadas que já vivi! ;)
O periquito mais crescido sempre deu espaço, para o mais pequenino comer e quando chegou a altura de sairem do ninho, já não se notava qualquer diferença! :)
A Natureza quando quer, consegue mesmo ser perfeita!
Boa sorte para os seus "pequenitos"!

Cumprimentos
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado set 28, 2002 6:29 pm

eu só perguntei isto, pq na 1ª criação, como só nasceu um, não surgiu este problema, e disseram-me que os canários "matavam-se" uns aos outros,tipo "lei do mais forte"...e podia ser que os periquitos fossem iguais... :o Mas obrigada pela resposta...sinto-me mais aliviada... :D :D ;)
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

domingo set 29, 2002 9:25 pm

Gostáva que me podessem contar histórias dos vossos piriquitos e como é que fizeram para eles se reproduzirem. O que é preciso? Que precauções devo tomar? Obrigada! :D
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

segunda set 30, 2002 12:42 am

Olá!

Os periquitos, são uma espécie de ave bastante fácil de criar e procriar em cativeiro. No meu caso, comprei um casal de periquitos que simpatizaram logo um com o outro ( digo isto, porque eles às vezes nunca se chegam a aceitar como par; apenas se acompanham mutuamente). Pouco tempo antes da Primavera, comprei um ninho ( daqueles em caixa que têm uma portinha atrás ou em cima) e passado um tempinho a fêmea pôs 6 ovos dos quais apenas 3 estavam fecundados. O macho durante o tempo de choco, levava comida à fêmea.
É importante nesta fase, pôr ao dispor da fêmea uma pedra de cálcio para a fortalecer e fortalecer também as cascas dos ovos, diminuindo assim o risco de ficarem entalados durante a postura.
Os ovos são postos com 1 dia de intervalo, daí o primeiro periquito que nascer teralguma diferença do 2º, 3º, periquito seguinte.
Depois de nascerem os pequeninos, compra-se no mercado da especialidade uma comida já preparada para os pais darem . Depressa estes irão desenvolver-se e sair do ninho prontos para o "Mundo exterior".

Cumprimentos
filipafonseca
Membro Júnior
Registado: quinta out 17, 2002 10:24 am

quarta out 23, 2002 9:27 am

Olá,
Já fiz criação de periquitos e, sinceramente, foi mesmo muito fácil. Bastou juntar o macho e a fêmea, passado algum tempo coloquei o ninho (de madeira, rectângular, com uma tampa em cima e um buraco do lado interior), e mais nada... Só lhes dava água e comida, o resto foi com eles...
As crias nasceram e eles cuidaram delas, a mãe estava constantemente dentro do ninho, o pai alimentava-se e em seguida colocava-se à entrada do ninho (num pequeno poleiro), alimentava a mãe, que por sua vez alimentava as crias!!! Isto até elas saírem do ninho, depois já comiam sózinhas... :)
Responder

Voltar para “Aves”